parece que a busca insandecida por eficiencia energetica e reduçao do nivel de emissoes esta tomando uma direçao muito mais interessante do que os entusiastas imaginavam claro estamos perdendo os roncos altos e organicos dos motores aspirados mas em compensaçao a potencia especifica dos motores esta subindo a um ritmo impressionante um exemplo ha dez anos o motor com a maior potencia especifica do mundo era o f20c do honda s2000 que produzia 250 cv deslocando apenas dois litros sem induçao forçada — uma relaçao de 125 cv/l entao veio o aquecimento global a verdade incoveniente uma crise economica previsoes catastroficas sobre o fim do petroleo e o mundo enlouqueceu atras de carros que gastassem menos combustivel sem perder desempenho e assim o downsizing se tornou uma regra na industria dando inicio ao que vamos chamar aqui de corrida da potencia especifica de repente começamos a ver com naturalidade motores 1 6 turbo produzindo 160 ou 180 cv para uso diario motores 2 0 turbo produzindo 250 cv e queimando um litro de gasolina a cada 12 km ate mesmo os motores 1 0 ganharam o caracol magico para substituir os antigos 1 4 e 1 6 aspirados produzindo entre 100 e 125 cv o negocio ficou melhor ainda no campo dos esportivos o peugeot rcz r tem 270 cv para divertir seu motorista produzidos por um motor 1 6 turbo — o mesmo que equipa o modelo de 165 cv porem com outro turbo gerando 1 5 bar de pressao em vez de 1 bar e claro com miolo redimensionado para o ganho de torque a mercedes amg quando lançou o a45 extraiu 360 cv de seu motor 2 0 de quatro cilindros superando o ja impressionante 2 0 tsi de 300 cv que a volkswagen deu ao golf r impressionantes mas nenhum deles ainda chegou perto do atual recordista de potencia especifica o mitsubishi lancer evolution x fq 440 mr sao 446 cv produzidos por seu 2 0 turbo ja pensou em um motor 1 0 com 223 cv foi exatamente isso o que a mitsubishi fez com esse evo especial — ainda que o foco nao tenha sido eficiencia energetica e sim eficiencia volumetrica afinal colocar qualquer outro motor que nao fosse o 2 0 turbo em um evo seria uma heresia evo fq 440 223 cv/l a maior potencia especifica do mundo atualmente mas se um motor 1 0 de 223 cv parece exagero saiba que isso devera acontecer em um futuro proximo a volkswagen mostrou na semana passada no simposio de viena uma variante de altissimo desempenho desse motor turbo de tres cilindros com nada menos que 272 cv e 27 4 mkgf sim voce leu certo sao duzentos e setenta e dois cavalos produzidos por um motor 1 0 turbo claro mas ainda 1 0 a volkswagen nao deu muitos detalhes sobre o motor mas explicou que ele usa um novo cabeçote e um turbo de fluxo simples mono scroll auxiliado por um e booster o turbo de duplo fluxo virou praticamente padrao nos motores downsized de baixo deslocamento pela melhor capacidade de enchimento da turbina em baixas rotaçoes nesse sistema o duto que alimenta a parte quente da turbina e dividido em duas partes cada uma alimentada pelos gases de um par de cilindros permitindo maior velocidade dos gases e assim vencendo a inercia dos rotores com mais facilidade contudo este mesmo sistema acaba limitando a pressao maxima pelo menor diametro dos dutos — por isso no caso deste motor volkswagen a marca optou pelo sistema monoscroll mais tradicional e que permite maior pressao de pico mas um turbo grande de fluxo simples resultaria no velho lag de turbina mesmo com comandos e coletor de admissao variaveis como resolver esta questao e ai que entra o e booster o conceito e essencialmente o mesmo dos motores de formula 1 o e booster esta conectado de alguma forma a turbina para mante la girando em velocidade ideal para minimizar o lag do turbo — algo que pode ser bastante elevado no 1 0 tsi de 272 cv afinal para produzir tanta potencia especifica e preciso uma pressao de pico elevada o que exige um turbo grande e se voce esta se perguntando por que nao usar um compressor mecanico como o 1 4 tsi de 180 cv do grupo volkswagen que ganhou o international engine of the year em 2009 e 2010 e por que o supercharger certamente causaria maior perda mecanica — afinal estamos falando de um motor 1 0 de tres cilindros e baixo peso o motor eletrico e mais leve e nao traz perdas significativas nesse caso — ao menos nao como um compressor traria agora nao espere ver esse motor tao cedo em um carro de rua segundo a imprensa europeia esse motor 1 0 tsi de 272 cv sera destinado a volkswagen motorsport e provavelmente sera usado no polo de rali ou em monopostos de categorias de base a volkswagen tambem nao mencionou a pressao de trabalho do turbo para atingir os 272 cv mas estimamos algo em torno de 2 5 bar — ou ate mais isso logicamente exige componentes internos forjados o que tambem encareceria ou ate inviabilizaria sua produçao em grande escala [youtube id= swyeapw4jfq width= 620 height= 350 ] um motor 1 0 turbo com escape esportivo tambem por isso nao ficariamos surpresos se a volkswagen lançasse uma versao de produçao em massa deste motor com cerca de 180 cv ou 200 cv — algo analogo ao 2 0 tsi de 400 cv que a marca ira usar no golf r400 a pressao de trabalho seria bem menor — em torno de 1 8 bar — aumentando tambem a confiabilidade do motor [youtube id= tmzmwk14r4c width= 620 height= 350 ] a titulo de comparaçao a ford produz uma versao do seu ecoboost 1 0 com 140 cv usando 1 6 bar de pressao maxima e ja colocou um monoposto para correr em nurburgring com uma versao de 205 cv desse mesmo motor no video acima quem sabe uma variaçao anabolizada do 1 0 tsi nao aparece em um futuro polo gti ou um audi a1 sport
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