os muscle cars e pony cars ja estao por ai ha mais de 50 anos e ha mais de 50 anos os entusiastas os modificam com meio seculo de evoluçao da bagagem e perdoavel ter a impressao de que tudo o que poderia ser feito com um cupe esportivo americano classico ja foi feito nos mesmos nos sentimos assim as vezes e normal mas ai aparece um carro como este pontiac trans am 1970 e nos deixa boquiabertos v8 naturalmente aspirado de pelo menos 1 000 cv estrutura tubular e nada menos que 2 15 metros de largura ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o trans am que pertence ao entusiasta norte americano riley stair foi apresentado durante o sema show 2018 em novembro passado e a unica explicaçao que conseguimos encontrar para o fato de ele ter passado quase despercebido por aqui e a quantidade absurda de carros que sao exibidos durante o evento muita coisa interessante acaba escapando do radar [gt40 content search= muscle car widget= 1 ] riley que ficou relativamente conhecido pela galera do stance la fora graças a seus bmw serie 5 e28 e serie 6 e24 modificados decidiu fazer algo diferente e usando como base um pontiac trans am 1970 bastante judiado comprado ha cerca de dois anos criou um verdadeiro monstro inspirado pelos classicos carros de corrida que competiam na trans am series da decada de 1970 porem com influencias esteticas e tecnicas modernas incluindo o proprio stance o pessoal da hoonigan recebeu riley e o carro em sua garagem para um walkaround vale a pena assistir mesmo que voce nao domine muito o ingles so pelo ronco do motor https //www youtube com/watch v=4f6rcx8_zeu boa parte deste ronco absurdo e cortesia do sistema de escape que sem duvida e uma das partes que mais chamaram a nossa atençao neste projeto cheio de elementos interessantissimos desenhado e executado pelo proprio riley como absolutamente tudo no carro com exceçao da pintura o escapamento do trans am nos parece inspirado pelos famosos coletores bundle of snakes algo como ninho de cobras em ingles utilizados pela ferrari 312 lotus 38 e pelo ford gt40 adotados em motores v8 de virabrequim plano por terem todos os dutos de igual comprimento o que melhora o fluxo dos gases de escape este tipo de motor costuma girar mais porem por conta da ordem de igniçao dos cilindros nao possui a mesma facilidade em expulsar os gases para dentro do coletor em um v8 de virabrequim cruzado este problema nao acontece https //www instagram com/p/bppar9hnuv / utm_source=ig_web_copy_link um aspecto interessante e o fato de a saida de escape ser achatada com 14 polegadas de largura e 2 polegadas de altura e posicionada sob a porta do carona e uma forma de evitar que ela raspe no chao ja que o carro tem apenas cinco centimetros de vao livre do solo o motor em si e um v8 de 6 5 litros 400 pol³ feito com base em um bloco dart lsnext2 de ferro fundido ele foi montado por riley usando cabeçotes tambem da dart com valvulas victory de titanio retentores pac tambem de titanio comando cammotion virabrequim callies parafusos arp e pistoes je com taxa de compressao de 16 25 1 nao isto nao foi um erro de digitaçao o v8 e alimentado com metanol o combustivel e armazenado em uma celula fuel safe na traseira e colocado em movimento por duas bombas aeromotive eliminator passando em seguida por duas flautas holley e por injetores billet atomizer 225 o ar que se mistura ao combustivel e fornecido por um corpo de borboleta duplo fast 4500series montado sobre um coletor de admissao dart com tudo isto alem de entregar cerca de 1 000 cv o motor e capaz de girar a 10 000 rpm eis a razao para a escolha de um virabrequim plano https //www instagram com/p/bsm02xlhbyw/ utm_source=ig_web_copy_link a transmissao escolhida foi uma caixa sequencial de quatro marchas com dentes retos vinda da nascar ligada ao motor atraves de uma embreagem quartermaster de tres discos de 5 5 polegadas e e abrigada por uma carcaça de aluminio tambem da quartermaster a força do motor e levada para as rodas atraves de um carda reforçado feito sob medida https //www instagram com/p/bsb6raoh3b0/ utm_source=ig_web_copy_link falando em rodas sao um jogo de panasport de 16x12 polegadas calçadas com pneus slick elas abrigam freios ap racing com discos ventilados e slotados mordidos por pinças de seis pistoes na dianteira e quatro pistoes na traseira para ajudar a resfria los dutos de aluminio foram conectados a entrada de ar dianteira e aos dutos naca nas janelas laterais traseiras a suspensao do carro tambem foi toda feita sob medida pelo proprio riley que optou por trocar o sistema original por um sistema independente e ajustavel com braços sobrepostos feitos especialmente para o trans am molas eibach ers e amortecedores ohlins ajustaveis montados inboard em posiçao longitudinal [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] tudo foi instalado em uma estrutura tubular desenvolvida do zero por riley que recebeu a carroceria do trans am que foi modificada na lata sem massa ou fibra com alargadores que como voce deve ter adivinhado foram moldados soldados e finalizados pelo dono e possivel ver parte da estrutura olhando para o cofre no meio de um caoticamente organizado conjunto de dutos mangueiras fios e componentes mecanicos https //www instagram com/p/br6j6evnifa/ o interior do carro foi aliviado ao extremo o painel de instrumentos se resume a um cluster digital holley montado sobre a coluna de direçao de saque rapido os bancos sao um par de conchas da kirkey com estrutura em aluminio a alavanca de cambio e uma hurst com pomo rennstall e o volante e um momo prototipo https //www instagram com/p/brq9_imnggk/ [caption id= attachment_213696 align= alignnone width= 999 ] foto mike burroughs/stanceworks[/caption] riley passou dois anos montando o trans am para o sema show periodo durante o qual se isolou na garagem de casa e sequer postou fotos do carro nas redes sociais tudo para garantir que o resultado de todo o seu trabalho causasse o maior impacto possivel durante o evento e bem ele continua causando https //www instagram com/p/bsojl13h5xw/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.