se voce tem idade o bastante para ter acompanhado a cena tuning da decada passada a epoca do carros coloridos com body kits exagerados luzes de neon e velozes e furiosos como referencia provavelmente conhece a historia de smokey nagata o cara que foi preso no reino unido por passar dos 300 km/h em vias publicas e acabou banido de entrar na terra da rainha elizabeth ii por conta disso [gt40 content search= toyota widget= 1 title= toyota no gt40 ] isto aconteceu em 1998 quando a dissoluçao do mid night club mais famosa gangue de pilotos de rua do japao ainda era meio recente kazuhiko smokey nagata foi um dos membros que transformaram o hobby em um modo de ganhar a vida usando as tecnicas de preparaçao que aprendeu e desenvolveu para seu supra nagata abriu a top secret performance engineering service agora se dissessemos que ele parou de acelerar nas ruas e estradas seriamos hipocritas ele provavelmente nao parou [youtube id= x vcx3zre 0 width= 620 height= 350 ] seu supra ficou mundialmente famoso por conta do incidente no reino unido que so contribuiu para a reputaçao de nagata como preparador imagine um carro tao forte e rapido que o cara por tras dele foi proibido de entrar em um pais inteiro como nao querer que ele fuce seu carro foi assim que a partir dai smokey nagata tornou se referencia em preparaçoes extremas especialmente envolvendo o toyota supra na verdade dizem que ele ate ficou meio entediado por conta disto tudo a primeira metade dos anos 2000 foi meio broxante para o mercado domestico japones por causa da situaçao economica do arquipelago e tambem como consequencia dos niveis cada vez mais rigorosos para emissao de poluentes e consumo de combustivel os esportivo lendarios dos anos 90 em sua maioria nao sobreviveram a chegada do novo seculo nissan skyline gt r mazda rx 7 mitsubishi 3000gt e toyota supra deixaram de existir e era quase certo que eles nao deixariam para agitar um pouco as coisas smokey nagata decidiu que ele mesmo iria acabar com o marasmo do mundo automotivo como com um novo supra o supra que ficou famoso em 1998 era movido por um pasme quatro cilindros era um 3s gte o motor do toyota celica que foi produzido entre 1986 e 2007 e em suas ultimas versoes entregava saudaveis 260 cv isto original de fabrica pois com o toque da top secret a potencia arranhava os 580 cv como supera lo para nagata a soluçao foi bem simples fazer um novo supra so que em vez de um quatro cilindros ele teria um v12 para deixar tudo em casa o motor escolhido foi o 1gz fe de cinco litros o unico v12 fabricado pela toyota e o motor do seda century o carro mais luxuoso da fabricante japonesa e o veiculo oficial da familia real do japao dotado de comando variavel vvt i nos cabeçotes e taxa de compressao de 10 5 1 o 1gz tem potencia declarada 280 cv — como de costume por causa do acordo informal entre as fabricantes japonesas contudo a potencia real e de 310 cv que aparecem as 5 200 rpm enquanto o torque e de 49 mkgf a 4 000 rpm sendo que mais de 40 mkgf ja estao disponiveis desde as 1 200 rpm e um motor voltado a longas viagens com torque em abundancia e funcionamento suave e silencioso so que nagata queria criar um monstro seu objetivo era chegar aos 1 000 cv potencia que considerava na medida para ultrapassar a marca dos 400 km/h e por mais que fosse o motor de um seda familiar o 1gz era um v12 bastante robusto e de projeto moderno com comando duplo nos cabeçotes variador de fase vvt i e um sistema com dupla ecu onde cada modulo controlava uma bancada de cilindros permitindo ao v12 funcionar como um seis em linha no caso de qualquer defeito assim para começar nagata trocou todos os componentes internos do motor por peças forjadas feitas sob medida detalhe as peças tiveram de ser desenvolvidas e fabricadas pela top secret pois simplesmente nao havia componentes aftermarket para o 1gz que compreensivelmente nunca foi o favorito dos preparadores entao foram instalados dois turbocompressores hks gt2835 um ao lado de cada bancada com um intercooler na dianteira o setup acabou com o espaço no cofre para o radiador que precisou ser deslocado para o porta malas dividindo espaço com o tanque de combustivel selado fabricado especialmente para o projeto um par de ventoinhas foi colocado a frente do intercooler e toda a tubulaçao do sistema de arrefecimento foi remanejada para o assoalho do carro escondida dos olhos comandos de graduaçao mais agressiva foram instalados e um cilindro de oxido nitroso foi colocado la atras para conseguir uma dose extra de potencia ao toque de um botao por fim as ecu originais foram trocadas por duas hks f con vpri com programaçao exclusiva a fim de permitir que o motor trabalhe mais no limite e aproveite melhor seus recursos o resultado 943 cv a 7 300 rpm e 103 mkgf de torque a pressao maxima de 1 2 bar nada de treskilimei aqui nao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] como se um v12 de 1 000 cv depois do jato de n2o nao fosse chamar atençao o bastante nagata tambem aproveitou o projeto para estrear seu novo body kit que vinha sendo desenvolvido havia algum tempo com uma dianteira alongada farois triangulares e alongados e para lamas esculpidos com linhas marcantes e de certo modo influenciadas pela decada de 80 o carro ficou 10 cm mais largo no total 5 5 cm de cada lado o kit que se chama top secret wangan g force um belo nome por sinal por mais chocante e controverso que seja o visual do supra seguia a funçao segundo nagata seu conjunto aerodinamico trazia perfeito equilibrio entre aumento de downforce e reduçao de arrasto duas coisas necessarias para se chegar aos 400 km/h de forma estavel e razoavelmente segura a pintura dourada foi escolhida simplesmente porque o outro supra da top secret ja era dourado o carro ainda recebeu rodas rays gtf de 19 calçadas com pneus de medidas 245/35 na dianteira e 275/40 na traseira quase todo o diametro e ocupado pelos discos de freio da greddy ventilados e slotados com 380 mm de diametro na dianteira e 350 mm na traseira com pinças de seis pistoes e quatro pistoes respectivamente a suspensao usa amortecedores do tipo coilover feitos sob medida pela top secret o carro apareceu pela primeira vez em publico ha dez anos durante o tokyo auto salon de 2007 nagata disse a principio que seria apena um show car para eventos desse tipo porpem nao demorou para mudar de ideia no ano seguinte o carro foi levado ate o circuito alemao de nardo ring para testar sua velocidade maxima e quem sabe comprovar que o supra seria mesmo capaz de chegar aos 400 km/h em uma sessao de testes que durou duas horas com o proprio nagata ao volante o supra conseguiu chegar aos 358 km/h usando um cambio manual de seis marchas da getrag [youtube id= jfdtlxhkmxg width= 620 height= 350 ] se formos ver apenas os numeros o carro de smokey nagata foi um fracasso no entanto ele nao poderia se importar menos o visual inigualavel e a potencia de quatro digitos garantiram que os holofotes se voltassem para a top secret o supra apareceu em capas de revista materias em sites e eventos por todo o japao alias o faz ate hoje a noticia da vez e que o carro sera leiloado por uma agencia japonesa chamada bh auctions no dia 12 de janeiro de 2018 e o leilao acontecera durante o tokyo auto salon exatamente no mesmo lugar onde o carro foi apresentado em 2007 nao foi divulgada qualquer estimativa a respeito do valor de arremate mas qualquer um que levar este supra para casa levara consigo um pouco da historia do tuning japones e isto nao tem preço
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