para quase todos nos e virtualmente impossivel imaginar nossas vidas sem os carros — especialmente se voce le o flatout pois para voce carros certamente sao muito mais que meios de transporte so que a situaçao era bem diferente no inicio do seculo passado o automovel era uma invençao recente e ainda que muitos tenham se tornado entusiastas no momento em que descobriram aquelas carruagens sem cavalos muitos mais jamais acreditavam que eles os cavalos poderiam ser subtraidos da equaçao e substituidos por motores de combustao interna na verdade as pessoas nao gostavam muito daquelas maquinas que assustavam os animais e levantavam enormes nuvens de poeira quando passavam a toda velocidade foi entao que um bando de malucos o clube do automovel do reino unido e da irlanda decidiu provar que esses caras estavam errados ou melhor provar que mesmo em desenvolvimento o carro ja era um meio de locomoçao serio e confiavel e nao um brinquedo perigoso para seu dono e para o publico imagine um grupo de distintos cavalheiros discutindo uma forma de provar para todas as outras pessoas que aquela maquina lenta barulhenta e fragil poderia um dia mudar o mundo o que eles decidem fazer organizar uma corrida claro obviamente que nao seria qualquer corrida — os caras eram ambiciosos e da mente do secretario do clube claude johnson veio a ideia que melhor maneira de provar que um carro e confiavel do que faze lo por rodar 1 000 milhas pouco mais de 1 600 km atravessando o reino unido duas vezes — de londes inglaterra para edimburgo escocia e de volta para londres certamente hoje pensariamos em varias outras formas mas nao havia muito o que inventar naquela epoca o roteiro da chamada 1900 one thousand mile trial passava pelas cidades de bristol birmingham e manchester no caminho para edimburgo e depois por newcastle leeds sheffield e nottingham na volta para londres os carros deveriam percorrer cerca de 100 km por dia para cumprir o roteiro no tempo estipulado — 23 de abril a 12 de maio ao todo 83 equipes se inscreveram mas apenas 65 partiram de fato as seis horas da manha do dia 23 de abril entre eles nomes como charles stewart rolls — sim o rolls da rolls royce que pilotou um panhard de 12 cv; alem de uma boa variedade de fabricantes que de um jeito ou de outro persistem ate hoje como daimler benz e peugeot seria uma corrida de respeito claro mas mais do que isso seria tambem uma ambiciosa manobra de publicidade era preciso provar que carros eram bons e para isso foram realizados alem da corrida principal eventos em cada uma das cidades — de subidas de montanha a testes de velocidade cronometrados — que eram opcionais mas tambem uma boa chance de provar competencia mecanica o que poderia dar errado muita coisa se querem saber como ja dissemos os carros eram uma invençao recente e nao eram exatamente robustos ou confiaveis alem disso quase nao havia estradas e quando elas existiam nao eram exatamente tapetes os carros exalavam um cheiro forte faziam um barulho ensurdecedor e viviam quebrando contudo nada disso impediu que milhares de pessoas se aglomerassem para ver os carros passando em cada uma das cidades ao chegar em edimburgo todos os participantes tiraram uma foto em grupo para registrar o momento antes de dar meia volta em direçao a capital britanica os noticiarios da epoca mostraram que estava dando certo uma ediçao do jornal bristol times & mirror disse o seguinte no relato da passagem da caravana pela cidade com tantos motores movidos a petroleo havia um odor perceptivel mas nao era forte o bastante para ser totalmente repulsivo os carros pareciam no geral estar sob esplendido controle e a facilidade com que os sistemas de direçao funcionavam foram frequentemente elogiados pelos espectadores em outras palavras as pessoas viram que os carros nao eram tao ruins assim claro aconteceram varias baixas — dos 65 carros que largaram entre 35 e 49 cruzaram a linha de chegada varia conforme a fonte e duas mortes aconteceram um cachorro e um cavalo que foram atropelados o cachorro morreu na hora ja o cavalo quebrou uma perna e foi sacrificado o saldo final contudo foi positivo a viagem de londres a bristol em um dia demonstrou muito bem a capacidade dos veiculos a motor e os coloca entre viajar de trem expresso e conduzir as redeas de bons cavalos disse o mesmo jornal frases semelhantes seriam publicadas ao longo daquelas tres semanas mostrando que era uma questao de tempo ate que as pessoas se acostumassem com os carros e passassem a enxerga los como uma alternativa viavel as velhas carruagens ah e quem ganhou a corrida foi o sr rolls que com seu panhard chegou a velocidade maxima de 60 56 km/h e levou para casa uma medalha como premio por ter o melhor carro de todos muita coisa aconteceu de la para ca mas se hoje estamos contando esta historia em um site sobre carros temos muito a agradecer a este bando de malucos que decidiu provar ao mundo que o automovel havia chegado para ficar e hoje mais de um seculo depois a historic endurance rallying association ou so hero realiza todos os anos uma reediçao da corrida com carros anteriores a segunda guerra seguindo aquele mesmo roteiro [youtube id= cmpkflzkh70 width= 620 height= 350 ]
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