uma das mais notaveis fabricantes de automoveis do seculo passado foi a tucker tanto pelos seus carros inovadores avançados e a frente de seu tempo quanto por uma serie de motivos pelo seu fracasso e colapso da empresa o legado de preston tucker o fundador da companhia materializa se no tucker 48 tambem conhecido como tucker torpedo um belo seda de luxo com tres farois um motor boxer de seis cilindros na traseira design marcante e diversos elementos tecnicos que prometiam mudar o futuro da industria automotiva norte americana como um farol direcional ou zonas de absorçao de impacto mas acabou nao dando certo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como contamos nesta materia o tucker 48 era um carro extremamente ousado custava caro quatro vezes mais que o valor previsto e teve uma historia marcada por controversias e mudanças de planos preston turcker acreditava com todas as forças que tinha um produto revolucionario nas maos e nao se importou em fazer uma campanha de marketing extremamente agressiva ele chamava o 48 de carro do ano quando ele sequer havia começado a sair da fabrica e oferecia acessorios originais de fabrica como malas feitas sob medida radio rodas e outros itens prometendo prioridade na fila de espera aos clientes que os comprassem centenas de clientes o fizeram mas nao receberam seus carros e tucker foi processado por isto o processo acabou arquivado mas a reputaçao da tucker ja estava manchada de forma irreversivel a empresa fechou as portas ja em 1949 deixando apenas 51 carros prontos mais oito exemplares inacabados ha quem diga que a derrocada da tucker na verdade foi arquitetada pelas tres grandes de detroit gm chrysler e ford ao se sentirem ameaçadas por uma fabricante tao pequena fazendo um carro tao impressionante sendo um carro tao raro e dono de uma historia tao tortuosa e natural que cada unidade do tucker 48 seja emblematica e conte uma historia por si so ainda que algumas delas sejam ainda mais iconicas do que outras dependendo do contexto um excelente exemplo e o tucker 48 de roberto lee o 35º carro dos 51 produzidos que foi comprado pelo lendario colecionador em algum momento da decada de 1960 na epoca nao se sabia muita coisa a respeito da origem do carro que era chamado de patinho feio pelo proprio lee que a principio o adquiriu com o fim de obter a mecanica cadillac que tinha sido adaptada nele so na decada de 1970 o tucker brasileiro foi reconhecido e colocado no acervo do museu roberto lee onde esta ate hoje mesmo com chassi e v8 cadillac sim lee acabou optando por nao o remover sob o capo o carro ainda e uma valiosa peça historica [caption id= attachment_208135 align= aligncenter width= 1500 ] clique na imagem para ler a materia [/caption] o carro sobre o qual viemos falar hoje porem e um tucker de corpo e alma um exemplar restaurado que segundo seu proprietario e a unidade nº 57 ou seja supostamente ele e um dos oito carros que preston tucker deixou para tras sem te lo finalizado qual e a deste carro afinal o proprietario e um homem chamado justin cole ele comprou o carro em 2008 das maos de seu segundo proprietario um colecionador norte americano que por sua vez adquiriu o tucker 48 em 1981 com a intençao de restaura lo justin e dono de uma loja e oficina de restauraçao de antigos nos eua chamada benchmark classics de acordo com ele preston tucker tinha um tucker 48 conversivel como projeto pessoal e levou um de seus carros para uma empresa chamada lenki engineering a mesma que havia construido seu primeiro prototipo e trabalhou junto deles na conversao o teto foi cortado e para evitar perda de rigidez a estrutura do carro recebeu reforços em aço alem disso as portas foram alongadas e um para brisa mais baixo foi instalado no entanto com o escandalo envolvendo preston tucker e o fechamento de sua empresa a empreitada morreu o carro ficou com a lenki ate 1981 quando al reinert o comprou e iniciou a restauraçao um processo lento e trabalhoso que nao estava nem perto da conclusao em 2008 quando reinert vendeu o tucker conversivel a justin [caption id= attachment_234487 align= aligncenter width= 800 ] na epoca o carro estava assim[/caption] depois de anunciar o carro pela primeira vez em 2009 ainda sem restaura lo justin decidiu completar o serviço munido de uma experiencia razoavel com restauraçao e com acesso a uma boa oficina uma boa equipe e contatos para conseguir peças dificeis ele conseguiu terminar a restauraçao completa em dois anos e chegou a fabricar alguns paineis da carroceria como as soleiras das portas e os para lamas traseiros por sorte o carro ja havia sido entregue com a mecanica em dia recuperada por al reinert e so precisou de uma revisao depois de restaurar o carro justin o deixou em exibiçao no showroom da benchmark classics em middleton wisconsin por algum tempo antes de coloca lo a venda novamente em 2010 em um leilao da barrett jackson scottsdale os lances chegaram a us$ 1 4 milhao valor insuficiente para atingir a reserva estipulada por justin depois em 2013 o tucker estava prestes a ser leiloado novamente tambem pela barrett jackson mas justin desistiu da ideia dias antes do evento de la para ca o tucker 48 conversivel apareceu algumas vezes anunciado no ebay e e la que ele esta hoje com um preço de us$ 2 2 milhoes cerca de r$ 8 3 milhoes em conversao direta justin acredita que e isto que o carro vale por se tratar do unico tucker conversivel que existe no mundo um exemplar de teto rigido em perfeito estado custa em media us$ 1 5 milhao isto quando encontra se um a venda no entanto ha quem conteste esta afirmaçao segundo o tucker automobile club of america que mantem um registro de todos os exemplares de que se tem conhecimento nao ha evidencia documental de que preston tucker tenha feito um 48 conversivel em algum momento e por isto nao ha como confirmar a autenticidade do carro de justin isto posto eles ja reconheceram publicamente que o carro se trata de um tucker legitimo no qual se encontram inumeras peças originais disseram ate que caso preston tucker tenha realmente criado um conversivel provavelmente seria um carro muito parecido com o que justin tem nas maos no entanto a conversao provavelmente foi feita anos depois que a tucker encerrou as atividades [gallery type= grid link= file size= medium ids= 234488 234481 234480 234479 234478 234482 ] justin ja rebateu este parecer algumas vezes em diferentes veiculos incluindo seu proprio site ele afirma que o tucker 48 conversivel era um projeto secreto e assim obviamente preston tucker nao deixou qualquer registro oficial de sua existencia em sua defesa apresenta uma serie de documentos incluindo depoimentos juramentados de testemunhas oculares que comprovam a autenticidade do carro estes documentos podem ser vistos aqui este nos parece um daqueles casos em que a verdade nao pode mais ser revelada ela foi enterrada junto com preston tucker que morreu em 1956 em decorrencia de um cancer de pulmao de todo modo certamente este e um dos exemplares mais interessantes de um dos carros mais iconicos e misteriosos de todos os tempos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.