uma das maiores criticas a atual formula 1 e ao ronco dos motores temos certeza de que todo mundo entende a preocupaçao com emissoes de poluentes que resultou na adoçao dos motores v6 sobrealimentados e dos conjuntos hibridos e esta e de fato uma questao importante assim os monopostos da maior categoria do automobilismo jamais foram tao velozes e avançados como hoje e certamente sao mais limpos e eficientes do que nunca mas a experiencia auditiva ficou bem menos intensa isto e inegavel [gt40 content search= mercedes benz widget= 1 ] o ronco dos motores v12 dos anos 80 e 90 ou mesmo os v10 que foram utilizados ate 2005 aspiraçao natural limite de giro encostando nas 20 000 rpm potencia proxima dos 1 000 cv em acerto de competiçao e simplesmente inigualavel para a maioria dos fas mesmo os motores v8 como o consagrado cosworth dfv e suas 167 vitorias durante as decadas de 1960 1970 e 1980 com seu berro rouco e agressivo conquistam admiradores ate hoje atraves de relatos de quem viveu aquela epoca e registros audiovisuais disponiveis na internet ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] outro motor v8 emblematico da formula 1 e o judd ele pode nao ter a mesma reputaçao lendaria que o dfv da cosworth mas foi amplamente usado por equipes intermediarias da f1 nos anos 1980 e 1990 a judd foi fundada em 1971 pelo piloto jack brabham o primeiro na historia a conquistar um titulo com um carro construido por ele mesmo e pelo engenheiro john judd o primeiro projeto contudo foi um motor v8 turbinado para a honda na formula indy que tinha a fama de ser economico e confiavel a estreia na formula 1 aconteceu em 1988 com as equipes march ligier lotus e williams com um v8 naturalmente aspirado de 3 5 litros e 600 cv a march e a lotus conseguiram bons resultados e ate podios com esses motores como o brasileiro mauricio gugelmin que foi o terceiro colocado no gp do brasil de 1989 disputado em jacarepagua no rio de janeiro talvez tenha sido esta a razao para que o piloto de hillclimb reto meisel dono da equipe team meisel motorsport tenha escolhido o v8 judd para instalar naquele que certamente e um dos carros de subida de montanha vitoriosos dos ultimos anos seu mercedes benz 190e o 190e e um carro que com o perdao pelo cliche dispensa comentarios alem de ser uma das lendas do dtm o campeonato alemao de carros de turismo ele deu origem a um dos especiais de homologaçao mais cobiçados que existem o 190e cosworth o carro de meisel porem ficou famoso por apresentar outra faceta do seda alemao [youtube id= ncomhsl3foc width= 620 height= 350 ] se voce der o play e fechar os olhos pode por um segundo ter a impressao de que se trata de um formula 1 de trinta anos atras e de fato o motor do carro veio de um brabham que competiu em 1990 agora estamos diante de algo bem mais complexo do que um mero engine swap com um motor de f1 reto meisel e dono de uma concessionaria mercedes benz na suiça o que ajuda a explicar sua predileçao pelos modelos da marca entusiasta e profundo conhecedor destes carros ele fez questao de que o 190e fosse um projeto de altissimo nivel na foto abaixo por exemplo podemos ver a estrutura tubular que abriga o motor e da suporte a suspensao e tambem sistema de admissao de fibra de carbono que fica oculto sob o capo este e o v8 em um dinamometro de bancada onde foi realizado o acerto da ecu motec em sua ultima especificaçao o motor entregava 570 cv a 9 900 rpm e 40 8 mkgf de torque moderados por uma transmissao sequencial hewland de seis marchas a meisel motorsport competiu com o 190e entre 2007 e 2013 quando seu sucessor ficou pronto abaixo o w201 em uma de suas ultimas provas [youtube id= 2zgvb e6qec width= 620 height= 350 ] embora o 190e com motor judd fosse incrivel talvez ele ja estivesse abaixo do que meisel procurava para se manter competitivo entao entrou em cena o slk 340 sao as vantagens de ser dono de uma concessionaria mercedes o carro começou sua vida como um slk da geraçao r172 embora a meisel motorsport jamais tenha revelado a versao exata o motor stock foi substituido por um judd db de 3 4 litros por isso o carro foi batizado slk 340 refletindo o deslocamento do motor desenvolvido para a categoria lmp2 da le mans series controlado por uma ecu cosworth o motor entrega 618 cv e 43 8 mkgf de torque e e capaz de girar a ate 10 000 rpm assim como o 190e antes dele o slk340 recebeu uma transmissao hewland sequencial de seis marchas que leva a força para as rodas traseiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado powerflow o cambio e acionado por aletas atras do volante para trocas manuais [youtube id= m56h4ikyyvs width= 620 height= 350 ] alem do novo conjunto mecanico o slk recebeu um conjunto de modificaçoes bastante abrangente sendo um revendedor mercedes nao foi dificil para reto meisel conseguir acesso aos arquivos em cad do monobloco e com isto projetar uma rollcage feita sob medida e todos os componentes da carroceria incluindo para lamas alargados difusores e uma gigantesca asa traseira de forma mais precisa e eficiente [gt40 content search= mercedes benz widget= 1 ] graças a adoçao de elementos de fibra de vidro e fibra de carbono e a obrigatoria eliminaçao dos acabamentos internos e itens de conforto o slk 340 pesa esbeltos 800 kg resultando em uma relaçao peso potencia de 1 29 kg/cv a suspensao utiliza braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas alem de amortecedores kw de competiçao com tres ajustes distintos ja os freios usam discos de carbono ceramica com abs teves race reto meisel ja compete ha cinco anos com o mercedes benz slk340 para a temporada de 2018 do campeonato suiço de hillclimb o carro recebeu uma nova pintura em roxo vermelho e branco mas manteve as mesmas especificaçoes tecnicas as mudanças a cada temporada se resumiram a diferentes acertos de suspensao e ajustes aerodinamicos [youtube id= rkgj_8jdb4u width= 620 height= 350 ]
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