Os fãs do blue oval ganharam mais um evento anual bacana para prestigiar e que tem todo o potencial para crescer mais e mais: no feriadão do fim de semana passado, além do festival de clássicos de Araxá (ainda nesta semana, teremos a cobertura feita por um amigo colaborador!), aconteceu a primeira edição do All Ford Day. Este evento reforça o status de Águas de Lindóia como polo entusiasta, hospedando encontros como o Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Lindóia, o Mopar Nationals, o BGT, o Civic Nation e o Encontro Paulista de Hots e Especiais.
No fundo, o All Ford Day celebra o objetivo principal da Associação de Clubes da Ford, entidade independente criada para unir os administradores de cada clube de Ford: Escort Clube, Focusnation, Focusclube, Ford Friends, Clube do Ka, Fiesta Clube, Clube do Taurus e Versailles Clube. O próximo passo do ACF é se aproximar mais dos antigomobilistas fordeiros, proprietários de carros como Maverick, Mustang, Falcon, Galaxie e, quem sabe, os verdadeiros vintage, como os imortais T, tornando assim o evento verdadeiramente completo. No sábado, a praça Adhemar de Barros teve a ilustre presença de dois belíssimos Ford Maverick, mas infelizmente eles ficaram pouco tempo, impedindo que eles fossem fotografados por mim.
A praça foi bem preenchida com cerca de 100 Fords das décadas de 1980 para frente, entre automóveis originais, personalizados e preparados – com direitos a alguns swaps da pesada. Nosso amigo, leitor e um dos organizadores Henrique Almazan Christófoli destacou alguns veículos: “entre os vários carros de destaque, lembro da Courier Sport do Rafael Sanches, o Taurus FBI do Frank, o Fiesta mk4 Zetec 2.0 16v do Kaduzeira, o Ford Ka Duratec 2.0 16v do Cleiton Vogel, o Focus mk3,5 Titanium ST do Paulo Cesar e a Belina 1.4 Supercharged do Evandro T-Brown”. No fim da tarde, os fãs de Focus alinharam os modelos em ordem cronológica, resultando em uma linha do tempo interessante, entre modelos originais e customizados. Vários modelos do Escort, inclusive algumas unidades conversíveis e um raro modelo Fórmula, marcaram presença.
Outro amigo do FlatOut que marcou presença foi Gus Loeffler, proprietário do famosíssimo MothaFocus, um tributo híbrido ao Colin McRae e ao FlatOut – mas a bola da vez foi o seu belo Fiesta customizado com grades do Zetec S, rodas Sparco e um jogo de coilvers, repousando à sombra da tenda da ATS Peças e Pneus Yokohama. O Focus ainda está passando por reparos após a quebra de motor na Subida da Montanha de Campo Largo.
Os organizadores já praticamente oficializaram a ideia de fazer o evento anualmente, sempre buscando o clima familiar, de simplicidade e de amizade, sem competição de egos, e com a ideia de aproximar mais a turma dos entusiastas Ford com veículos de mais de 30 anos de idade. Nós apoiamos inteiramente esta causa. Não deixe de clicar nas fotos para ampliar!