nao sei se voces ja tiveram a experiencia de dirigir seja na cidade ou em uma estrada de montanha desde que distante do litoral em uma manha de 1º de janeiro e o mais proximo que voce vai chegar de um cenario pos apocaliptico sem carros sem pessoas sem vida se isso traz uma sensaçao de solidao insuportavel para boa parte das pessoas para quem tem gasolina na veia este cenario rende uma experiencia imersiva unica voce o seu carro e onde voce quiser estar praticamente da forma que quiser liberdade quando soube que o leitor marcio fujii dono de um gol gt caracterizado fez um dos roteiros mais sensacionais que alguem poderia ter feito no amanhecer do ano novo subir a montanha do pico do jaragua perguntei se ele nao poderia escrever algumas linhas para a gente o resultado esta ai embaixo dia 31 de dezembro de 2013 ligo para alguns amigos que ficaram na cidade de sao paulo vamos subir o pico do jaragua amanha cedo cedo ah mano amanha eu vou estar dormindo / vou estar de ressaca / vou estar no almoço da familia ok ja entendi e e por isso que 1º de janeiro e um dos melhores dias para andar de carro pela capital sem perder mais tempo ligo para um amigo que mora perto e mais importante sei que ele me acompanha nas doideiras de alta octanagem bora leandro bora ate amanha simples rapido e rasteiro a subida pedal to the metal pos reveillon oito e pouco da manha carros limpos tempo bom cara amassada tanque cheio e ruas vazias e agora meu carro e um gol gt turbo que ja apareceu no finado jalop ele nao e nenhum foguete mas esta com uma pimentinha bacana e e bem equilibrado ele tem um kit turbo basico suspensao preparada barras estruturais e discos frisados de 284 mm na dianteira o carro tem cerca de 960 kg e a pegada da turbina ja aparece aos 3000 rpm de la pra ca troquei o jogo de rodas por replicas da japonesa work equip nas dimensoes 15 x 7 5 e um modelo bem old school la fora e que eu julguei casar muito bem com o volks considere como um cruzamento de escolas o prisma do leandro e mais original mas tem uma pegada racing no visual que gosto muito motor 1 4 tow hook farois com mascara negra rodas largas suspensao mais baixa e um escape barulhento um conjunto que ja deixa o carrinho bem divertido e com cara de mau neste dia e horario a rota que leva ate o parque do jaragua que fica na regiao do km 14 da rodovia anhanguera estava praticamente livre de veiculos e pessoas entao deu para brincar um pouco com os carros ate chegarmos ao começo da estradinha que sobe ate o ponto mais alto da cidade de sao paulo por que as aspas para quem nao conhece esta e uma senhora estrada estreita de mao dupla que vai unicamente ate o topo do pico do jaragua sem desvios sem cruzamentos sao quatro quilometros de asfalto bom e 28 curvas com uma pegada totalmente hillclimb tanto que por muitos anos o pessoal do auto union dkw club do brasil organizava a prova de subida de montanha mais tradicional do pais por la logo que passamos pelo portao de entrada paramos para posicionar a gopro e começamos a subir tranquilamente para conhecer o lugar chegando a parte mais alta em que se pode subir com os carros a partir daquele ponto ha uma escadaria de 247 degraus que sobe ate o cume onde fica a famosa antena a 1 135 m de altura estacionamos e fomos apreciar a vista dali e possivel ver claramente a separaçao entre natureza e cidade o parque do jaragua tem aproximadamente 5 mil hectares por cerca de 30 minutos ficamos conversando sobre historias passadas final de ano planos futuros na verdade naquela hora nao importava o carro ou o lugar mas sim a amizade por isso estavamos ali relembrando o tempo em que estudavamos juntos na faculdade marcio lembra quando voltavamos da facul imitando o som do turbo ah tempo bom um imitava o som da turbina enchendo e o outro o espirro haha era demais e nao tinhamos nem um real pra mexer nos carros… universitarios duros sonhando um pouco quem nunca tres anos depois continuamos duros mas a amizade continua e os projetos vao caminhando a descida touge battle vamos descer demorou descer a montanha e uma encrenca bem maior que subir o carro desenvolve muito mais velocidade as entradas de curva ficam mais ariscas e parece ate que a inclinaçao fica maior nesta estrada as curvas sao quase todas cegas e nao tem calçadas ou areas de escape e preciso cuidado e atençao mas e neste desafio que esta o prazer para quem gosta de curvas como eu e diversao pura subimos e descemos algumas vezes alternando com uma volta tranquila para apreciar a vista asfalto liso punta tacco antes das curvas mais fechadas o ronco do prisma com escape esportivo ecoando atras de mim cheiro de alcool no ar ponteiro do rpm enlouquecido som da turbina enchendo e um espirro a cada tirada de pe cara nao ha nada que instigue mais do que o som do turbo nessa hora a experiencia de estar ali e simples e recompensadora sabe aquele sentimento de liberdade meio fora da lei que o filme vanishing point passa apenas voce o carro e uma boa estrada… nada de pensar em consumo de combustivel no transito em compromissos do dia a dia e simplesmente dirigir na sua forma mais primitiva e livre nao vou mais tentar descrever em meio a todas essas voltas fizemos as fotos que voces estao vendo e o video abaixo espero que eu consiga traduzir um pouco do que foi esse dia para nos [youtube id= talap_gekdw width= 620 height= 349 ] muitos pensam que eram dois moleques querendo aparecer em seus automoveis barulhentos poluindo o planeta causando por ai isso nao e um racha nao e competiçao nao e tomada de tempo quem tem gasolina nas veias sabe do que eu estou falando tres quatros de tanque a menos cheiro de queimado escapamento estalando 110 km a mais no hodometro e uma boa historia pra contar com um sorriso no rosto tem forma melhor de se começar o ano marcio fujii ps a estrada e privada e em dias comuns mesmo durante a semana esta cheia de pessoas caminhando e pedalando fora que tem guardas armados para garantir a segurança do local e eles nao gostam de carros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.