Em 1990, a Peugeot vencia o Rali Dakar pela quarta vez consecutiva — infelizmente, porém, aquele seria o último ano dos franceses na competição. Naquele mesmo ano, o piloto espanhol Carlos Sainz levava seu primeiro título do WRC pela Toyota. Agora, 25 anos depois, os dois vão se juntar para a volta da Peugeot ao Dakar — e o carro que Sainz vai dirigir é nada menos do que sensacional.
O Peugeot 205 T16 foi usado por Ari Vatanen em 1987 e 1988 no Paris-Dakar e em Pikes Peak depois do fim do Grupo B. Depois disso, o piloto esteve atrás do volante do Peugeot 405 T16, que seguia os mesmos princípios, mas era ainda mais potente — se a potência declarada dos monstros do Grupo B ficava abaixo dos 400 cv, o 405 tinha, oficialmente, pelo menos 600 cv. E ambos certamente tinham, na prática, bem mais.
O caso é que depois de quatro anos consecutivos de vitórias no Rali Dakar, a Peugeot deixou a competição para se concentrar no WRC, mas as vitórias (três com Ari Vatanen e uma com Juha Kankkunen)