a tradiçao da audi no automobilismo e antiga ela vem desde os anos 1930 quando as flechas de prata da auto union disputavam os grand prix na decada de 1930 naquela epoca porem a audi ainda nao era a audi que conhecemos hoje era uma empresa diferente da qual a fabricante atual herdou o nome e uma historia complicada que contamos neste post no caso desta a gloria veio mesmo na decada de 1980 quando o audi quattro tornou todos os rivais obsoletos ao levar a traçao integral para o wrc o campeonato mundial de rali e foi justamente o quattro que deu a audi a inspiraçao e o conceito de transmissao de sua mais emblematica linhagem de esportivos a rs de renn sport ou racing sport em ingles as liçoes aprendidas nos ralis incluindo titulos em 1982 e 1984 logo foram aproveitadas tambem nas corridas em circuitos o audi 200 trans am deu uma liçao nos norte americanos em sua propria casa na temporada de 1988 da imsa gt com esta bagagem no inicio da decada de 1990 a audi começou a trabalhar em modelos esportivos de rua que bebiam completamente na fonte do quattro de rali carros como o s2 em versoes cupe seda e perua e o s4 todos com turbo e traçao nas quatro rodas no fim de 1993 porem a audi decidiu elevar o nivel de brutalidade e criou em parceria com a porsche a perua rs2 avant que chegou ao mercado em 1994 exatos 25 anos atras ela foi a precursora de uma serie de modelos velozes avançados tecnicamente bonitos e muito elogiados pelo publico e pela critica para comemorar os 25 anos da divisao rs da audi nos separamos neste post seus modelos mais marcantes carros que de alguma forma estabeleceram novos padroes para a familia rennsport audi rs2 avant seria sacrilegio começar esta seleçao com outro carro de verdade a audi rs2 avant foi um carro matador em tecnica estetica e filosofia ela foi a primeira perua esportiva da audi feita em parceria com a porsche e utilizava um incomum motor de cinco cilindros em linha com turbo e 315 cv a potencia maxima aparecia as 6 500 rpm acompanhada de 41 75 mkgf de torque ja as 3 000 rpm estes numeros podem nao impressionar tanto se comparados aos padroes atuais hoje em dia nao e preciso muito mais que um 2 0 turbinado para superar e muito os 300 cv mas pense como se estivesse em 1994 ano de lançamento da rs2 avant e voce vai entender especialmente com o contexto da epoca a perua foi feita com a ajuda da porsche simplesmente porque os engenheiros de ingolstadt e de stuttgart ficaram a fim e ainda tiveram um empurraozinho de ferdinand piech que encarava a rs2 como seu pequeno projeto pessoal enquanto presidente do grupo vw a colaboraçao com a porsche foi muito maior do que alguns emblemas a companhia tambem cedia as rodas cup do porsche 964 acompanhadas dos freios brembo usados pelo 911 ; para choques inspirados pelo 911 993; espelhos de design similar aos dos 911 964 e os piscas destes bem como toda a geometria de suspensao era retrabalhada pela porsche o motor era ligado a uma caixa manual de seis marchas que levava a força as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro com blocante manual no diferencial traseiro o resultado era um carro capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 4 8 segundos com velocidade maxima de impressionantes 262 km/h ha quase 30 anos um verdadeiro canhao um canhao capaz de transportar cinco pessoas e sua bagagem com conforto e espaço de sobra formula que a audi transformou em uma de suas marcas registradas https //www youtube com/watch v=mddrdggmnpo foram fabricadas 2 891 unidades da audi rs2 avant entre março de 1994 e julho de 1995 destas 80 vieram para o brasil atraves da senna import hoje os audi rs2 sao colecionaveis valiosissimos em todo o mundo sofrendo uma rampa de valorizaçao parecida percentualmente com a do porsche 911 geraçao 993 audi rs4 b5 a sucessora da rs2 avant merece destaque neste post simplesmente por conseguir ser um carro a altura como usando um motor v6 biturbo soluçao que hoje e amplamente difundida entre os esportivos exceto que a primeira rs4 avant foi lançada no distante 1999 duas decadas a frente de seu tempo a rs4 avant era construida sobre a mesma plataforma do a4 e do s4 porem trazia diversas mudanças radicais os para lamas eram mais largos para acomodar as bitolas e pneus maiores; os para choques dianteiro e traseiro eram exclusivos da versao e os componentes aerodinamicos splitter frontal difusor traseiro e ate mesmo as aberturas nas laterais do para choque dianteiro eram completamente funcionais necessarios para gerar mais downforce e ao mesmo tempo manter o coeficiente de arrasto relativamente baixo para uma perua 0 34 as rodas de 18x8 5 polegadas eram exclusivas da versao mas nao eram mais desenvolvidas em parceria com a porsche tudo foi feito in house os freios usavam discos de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira sim enormes e eles precisavam trabalhar duro para segurar o impeto da perua o motor era um v6 de 2 7 litros com comando duplo nos cabeçotes e cinco valvulas por cilindro os cabeçotes eram de aluminio feitos pela cosworth com os dutos de admissao alargados enquanto os componentes internos eram todos reforçados com dois turbocompressores borgwarner k04 paralelos e dois intercoolers alem da ecu reprogramada capaz de entregar 381 cv a 7 000 rpm e 44 9 kgfm de torque a 6 000 rpm em comparaçao a audi s4 da mesma epoca tinha uma versao bem mais simples do mesmo motor com 265 cv e 40 8 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=ohfzirvyveu como mandava o figurino na epoca a rs4 avant b5 so era oferecida com cambio manual de seis marchas da getrag ligada ao sistema quattro de traçao integral o conjunto levava a super perua de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com maxima limitada em 262 km/h numeros excelentes para um carro que com 1 620 kg passava longe de ser leve audi rs4 b7 se a audi rs4 avant b5 estava a frente de seu tempo com o v6 biturbo a geraçao seguinte marcou um retorno bem vindo as raizes o motor era um v8 naturalmente aspirado de 4 2 litros importante frisar que nao houve uma versao rs do audi a6 b6 a linhagem saltou direto para a b7 estreando em setembro de 2005 o motor em questao tambem nao era qualquer um estamos falando do v8 que viria a ser usado no audi r8 lançado em abril de 2007 a principal diferença estava no posicionamento do acionador do tem de valvulas na rs4 ele ficava na parte traseira do bloco enquanto no r8 ele era instalado na frente alem disso no r8 o v8 usava lubrificaçao por carter seco estamos falando de um v8 bastante avançado e muito girador alem de ser construido todo em aluminio com quatro valvulas por cilindro ele foi um dos primeiros motores produzidos em serie a contar com injeçao direta de combustivel fsi ou fuel stratified injection desenvolvido a partir dos esforços da audi no campeonato mundial de endurance o wec em ambos os carros ele entregava 420 cv a 7 800 rpm com 43 8 kgfm de torque a 5 500 rpm sendo que 90% ja apareciam entre 2 250 e 7 600 rpm o limite de giro era estratosferico 8 250 rpm cortesia das medidas de diametro e curso 84 5 mm × 92 8 mm nem precisamos falar o quanto ele roncava bonito https //www youtube com/watch v=2i8j8uqgmum com este motor a audi rs4 avant ia de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h segundo a fabricante isto posto relatos da epoca diziam que o limitador de velocidade nao era muito rigoroso era comum ver exemplares alcançando os 270 km/h sem a remoçao do limite mas ha outro motivo para colocarmos a audi rs4 b7 nesta lista ela so estava disponivel com uma caixa manual getrag de seis marchas diferentemente do modelo seguinte que passou a usar o cambio s tronic de dupla embreagem e sete marchas outra coisa diferentemente da b5 a rs4 avant b7 tambem foi oferecida como seda e conversivel nos contudo achamos que a versao correta e a perua questao de principios por outro lado e injusto nao mencionarmos o audi rs5 lançado em 2010 o cupe feito sobre a plataforma da rs4 com o mesmo motor v8 exceto que com 450 cv e apenas com o cambio de dupla embreagem e sete marchas que era sensacional no lado funcional mas tirava um pouco do sabor da experiencia de todo modo ele era uma bela e bem mais cara alternativa alema aos muscle cars americanos invocadissimo audi rs6 a primeira geraçao do audi rs6 c5 lançada em 2002 era um carro e tanto o motor era um v8 biturbo de 4 2 litros com 40 valvulas e 450 cv verdadeiramente monstruoso mas a segunda geraçao ah ela tinha um v10 o v10 usado pela audi na rs6 c6 apresentada em 2002 era um derivado direto do v8 empregado na rs4 b7 resumindo ao extremo era um v8 fsi com dois cilindros a mais no entanto o curso dos pistoes era menor de 89 mm e havia uma adiçao importante dois turbocompressores operando a 1 6 bar era o bastante para entregar obscenos 579 cv a 6 250 rpm alem de 66 3 kgfm de torque entre 1 500 e 6 250 rpm ou seja a rs6 c6 nao era apenas um dos carros mais potentes do planeta quando foi lançada em 2008 mas tambem tinha uma curva de torque muito ampla e plenamente utilizavel so ficaria melhor com um cambio manual a unica opçao disponivel era o automatico zf de seis marchas https //www youtube com/watch v=0sv0u9jzdlk de qualquer forma a rs6 v10 ia de zero a 100 km/h em 4 6 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h opcionalmente podia se suprimir o limitador nesse caso o carro era capaz de atingir os 274 km/h o mais bacana era que apesar disto a rs6 c6 tinha um visual bastante discreto para tanta força ela fazia a linha esporte fino algo que foi deixado de lado nas geraçoes seguintes que ficaram mais agressivas esteticamente vale observar que da mesma forma que a rs4 deu origem a rs5 a rs6 serviu como base para o rs7 e uma pena que isto so tenha acontecido em 2013 quando o v10 biturbo ja tinha dado lugar a um v8 biturbo de 560 cv audi rs3 sportback como voce deve lembrar a audi rs2 avant tinha um belo motor de cinco cilindros com 2 1 litros e 315 cv mas levou quase vinte anos para que outro rs empregasse novamente esta configuraçao foi em 2011 que a audi lançou o primeiro rs com um cinco em linha turbinado de 2 5 litros 2 480 cm³ ouvir um ronco destes vindo de um audi novamente marejou os olhos de muitos marmanjos disponivel apenas como hatchback de quatro portas ou sportback na nomenclatura da audi o rs 3 era um dos hot hatches mais violentos de seu tempo o motor entregava 340 cv a 6 500 rpm e 45 9 kgfm de torque entre 1 600 e 5 300 rpm com cambio de dupla embreagem sete marchas e com o sistema haldex rebatizado como quattro na pratica muito parecido com o 4motion do vw golf r o rs3 sportback ia de zero a 100 km/h em 4 6 segundos com velocidade maxima de 249 km/h https //www youtube com/watch v=skso5jmedem mas nao era so isto como um verdadeiro rs o rs 3 tambem trazia melhorias em outros aspectos a suspensao usava o mesmo arranjo mcpherson porem era 25 mm mais baixa com carga muito maior e outra geometria; as rodas eram de 19 polegadas com acabamento que simulava titanio; os freios tinham discos de 370 mm na dianteira e 310 mm na traseira ; e os para lamas dianteiros mais largos eram de fibra de carbono detalhe os pneus da frente eram mais largos de medidas 235/35 enquanto os traseiros eram 225/35 para buscar balancear o equilibrio dinamico e reduzir o sub esterço a terceira e atual geraçao do audi a3 manteve o rs 3 sportback no catalogo e a receita e praticamente a mesma a diferença e que agora o cinco cilindros turbo desenvolve 400 cv entre 5 850 rpm e 7 000 rpm com 48 9 kgfm de torque para acompanhar e o bastante para ir de zero a 100 km/h em 4 1 segundos tanto para o hatch quanto para o seda que estreou nesta geraçao alias tambem vale mencionar aqui honrosamente o audi tt rs feito sobre a mesma plataforma do rs3 ele compartilha o conjunto mecanico e diversos elementos do chassi porem sob uma carroceria muito mais conceitual e esportiva e uma pena realmente que tudo indique que ele va da lugar a um cupe eletrico ao menos o rs3 ja esta confirmado para uma nova geraçao e ate começou a ser testado
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