neste mes de julho o plano real comemora 30 anos de existencia instituido em 1º de julho de 1994 a nova moeda foi o ponto de partida para a almejada estabilidade economica brasileira e pelo fim dos tempos de hiperinflaçao que passou de 2 700% em 1993 nessa epoca os carros usados eram mais caros que os zero quilometro devido ao agio e era praticamente impossivel qualquer possibilidade de financiamento ou compra a longo prazo logo qualquer bem de alto valor mesmo que fosse um carro zero quilometro era uma forma de investimento por isso a nova moeda ajudou tambem a impulsionar a venda de automoveis e a modernizar a frota brasileira — muita gente comprou seu primeiro carro zero ou usado depois de 1994 o grafico historico da anfavea deixa isso claro ha um boom entre 1993 e 1999 tambem foi o que atraiu novas fabricantes para o brasil eles primeiro chegaram como importados para conhecer o mercado e no fim da decada decidiram que valia a pena se instalar por aqui naturalmente muita coisa mudou nesses 30 anos — o valor do proprio real inclusive por isso vamos lembrar como era o mercado brasileiro naquele distante julho de 1994 ver os modelos mais vendidos quanto eles custavam na epoca e quanto eles custam em reais de 2024 os mais vendidos antes de falarmos dos mais vendidos vamos relembrar o mercado nacional da epoca havia apenas quatro grandes fabricantes produzindo no brasil — fiat ford gm e volkswagen — e a opçao de modelos nao era tao variada como hoje eram basicamente duas familias de modelos e uma linha de utilitarios por isso a lista dos 20 mais vendidos incluia praticamente todos os modelos produzidos no brasil do popular vw gol 1000 ao luxuoso chevrolet omega cd mas naquele mes de julho de 1994 as versoes populares dominaram o topo da tabela ajudando a engrossar o numero de vendas de seus modelos isso por que em 1993 o presidente itamar franco havia criado um programa especial para carros populares que pagavam apenas 0 1 % de ipi e deveriam custar no maximo us$ 7 200 us$ 15 650 em valores atualizados assim o carro mais vendido no primeiro mes do real foi o volkswagen gol com 18 318 unidades sendo 11 727 unidas apenas da versao 1000 que custava r$ 7 243 — o que da r$ 58 524 em dinheiro de 2024 o fusca custava exatamente o mesmo e apesar do projeto antiquado ele emplacou 1 709 unidades que o colocaram na 11ª posiçao do ranking geral e em quinto entre os populares apenas como comparaçao o voyage que havia ganhado a versao quatro portas e a cultuada sport vendeu 841 unidades — menos da metade do fusca o segundo carro mais vendido naquele mes foi o fiat uno com 17 169 unidades das quais 15 822 eram as versoes populares electronic de r$ 7 253 e elx de r$ 7 938 quanto vale isso hoje em dia r$ 58 605 e r$ 64 140 logo atras veio o ford escort na epoca a ford decidiu usar a geraçao anterior do modelo para fazer uma versao popular o escort hobby a versao correspondia a mais da metade das vendas do hatch medio da ford das 8 679 unidades vendidas 4 399 eram hobby que custava r$ 7 386 com motor 1 0 e r$ 12 067 com motor 1 6 a gasolina em dinheiro de hoje sao r$ 59 680 e r$ 97 503 respectivamente o chevrolet omega suprema cd era o mais caro dos nacionais com seu motor 3 0 e acabamento de importado sem opcionais ele custava r$ 48 076 mas podia chegar aos r$ 54 000 isso significa que era preciso desembolsar o equivalente a r$ 388 464 para colocar o modelo basico na garagem ou r$ 435 330 com o pacote de opcionais completo o seda era um pouco mais barato — ou menos caro — e partia de r$ 26 712 r$ 215 840 atualizado na versao gl 2 0 a alcool e podia chegar a r$ 46 739 r$ 377 660 na versao cd 3 0 os importados os primeiros anos do plano real foram marcados pela valorizaçao da moeda em relaçao ao dolar resultado do cambio controlado no primeiro mes do real a cotaçao do dolar ficou a r$ 0 93 em media com o nosso dinheiro valendo mais que o dolar — e uma pequena ajuda da reduçao do imposto de importaçao nos anos anteriores — os produtos importados inundaram o mercado brasileiro os carros e claro nao ficaram de fora em julho de 1994 o importado mais vendido foi o fiat tipo ele so se tornaria nacional em 1996 oferecido inicialmente no brasil somente com motor 1 6 injetado e nas versoes de duas e quatro portas em julho de 1994 foram vendidas 2 736 unidades do fiat e ele nao era exatamente barato o modelo de duas portas custava r$ 17 000 e o de quatro portas saia por r$ 18 000 — mais que o dobro de um modelo popular em valores atualizados sao r$ 137 363 e r$ 145 445 respectivamente outro importado que ficou com cara de nacional de tanto que vendeu foi o golf gti ele começou a ser trazido em 1993 ainda na epoca do cruzeiro real e da hiperinflaçao que chegou a mais de 2 700% naquele ano mas em 1994 custando r$ 27 900 ou r$ 225 440 em valores de julho de 2024 ele se tornou o terceiro importado mais vendido com 352 unidades vendidas mas o importado que talvez melhor simboliza aquela epoca e o bmw serie 3 e36 ele apareceu no brasil nos primeiros anos apos a abertura das importaçoes pelo presidente collor mas foi a partir de 1994 que ele se tornou um sucesso de vendas — como qualquer busca em sites de usados pode confirmar naquele primeiro mes da nova moeda ele vendeu 202 unidades o que pode parecer pouco hoje mas lembre se que estamos falando de um brasil de 30 anos atras o modelo mais barato era o 318i compact que saia por r$ 47 770 r$ 385 990 em 2024 e chegava aos r$ 87 400 r$ 706 210 do 325i coupe automatico e se voce tivesse grana de verdade por r$ 117 000 r$ 945 385 era possivel levar para casa o m3 uma curiosidade o mais caro dos importados oferecidos por aqui era o rolls royce corniche conversivel que custava nada menos que r$ 438 625 um numero expressivo mesmo hoje em dia corrigido pelo ipca e o valor equivale a r$ 3 544 180 em dinheiro de 2024 os esportivos em 1994 houve uma certa transiçao no mercado de esportivos os modelos consagrados como gol gti escort xr3 e kadett gsi estavam na reta final de suas carreiras e o mercado nacional começava a receber os importados por preços semelhantes alem de modelos com novas tecnologias como o fiat tempra turbo de r$ 32 692 r$ 264 160 em 2024 e o fiat uno turbo de r$ 22 500 r$ 181 800 em 2024 e o vectra gsi com seu motor 16v de r$ 37 334 r$ 301 660 mesmo assim o gol gti saia por r$ 23 117 r$ 186 790 — voce podia levar o gts por r$ 19 556 r$ 158 016 — curiosamente proximo do valor do polo gts em 2024 que custa ate r$ 155 440 mas nao teria injeçao eletronica o xr3 custava r$ 28 148 r$ 227 441 ou r$ 39 474 r$ 318 960 na versao conversivel e era o rival direto do kadett gsi o esportivo da gm era mais caro que o ford na versao fechada — r$ 29 505 r$ 238 400 — porem mais barato na versao conversivel que tinha carroceria bertone e custava r$ 38 614 r$ 312 000 e as picapes em julho de 1994 tinhamos apenas dois segmentos de picapes novas no brasil as picapes pesadas com carroceria sobre chassi e as picapes compactas feitas em monobloco e derivadas de carros de passeio — nossa especialidade na epoca apenas duas fabricantes faziam picapes pesadas a ford com a f 1000 e a chevrolet com as linhas 10 e 20 começando pelas versoes diesel no caso da chevrolet a d 20 que partia de r$ 34 261 equivalente a r$ 276 835 em 2024 sua rival a f 1000 diesel era um pouco mais barata e partia de r$ 32 190 r$ 260 101 no caso dos motores de ciclo otto os preços eram mais amistosos uma chevrolet c20 saia por r$ 22 100 r$ 178 575 enquanto sua versao a alcool a a20 custava r$ 21 608 r$ 174 600 mesmo a versao a alcool era mais cara que a f 1000 a gasolina a unica opçao ao diesel na ford que partia de r$ 20 978 r$ 169 500 ja entre as compactas as opçoes eram fiat fiorino pick up volkswagen saveiro ford pampa e chevrolet chevy a mais barata delas era a fiorino com o motor 1 0 ela custava apenas r$ 8 969 que corresponde a atuais r$ 72 471 depois dela vinha sua versao mais potente a fiorino 1 5 de r$ 10 300 r$ 83 226 logo acima estava a pampa l 1 6 que saia r$ 10 427 r$ 84 252 a chevy apesar da idade do projeto ainda custava r$ 11 000 na versao dl 1 6/s correspondente a r$ 88 882 em 2024 o que a colocava exatamente entre a pampa e a saveiro que partia de r$ 11 500 r$ 92 922 os valores foram consultados em tabelas de veiculos novos de julho de 1994 e foram corrigidos pelos indices ipc a e ipca e do ibge entre varios fatores os indices estudam a relaçao entre renda media familiar mensal o custo de vida e o gasto medio familiar mensal portanto o valor dos carros corrigido acaba pareando o poder de compra das diferentes epocas esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.