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Car Culture Eventos

3º Encontro Porsche 356/911: do Carrera RS 1973 ao monstruoso 918 Spyder!

O sábado de 9 de agosto amanheceu nublado e com ameaça de chuva, mas logo o brilho dos quase 300 Porsche dos clubes 356 Porsche Club e SPPC, expostos na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP, próximo à Itu) espantou as nuvens. Clássicos de todas as gerações de 356, 911 e suas variantes, bem como os carros mais atuais da marca, ficaram expostos no gramado em volta de um campo de pólo.

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O FlatOut esteve presente no 3º Encontro Porsche 356/911 – e neste post vocês irão conferir mais de 100 fotos com o melhor que rolou por lá!

 

Nine Eleven e derivados

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Não dá pra começar esta galera com outro carro senão este Porsche 911 Carrera RS 2.7 1973. O primeiro ano deste modelo é o mais purista e traz o maior espírito de homologação: aço mais fino na carroceria, quase sem forrações acústicas, quase nenhum item de conforto, 210 cv em seu boxer seis cilindros.

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Esta unidade pertence ao lote das 14 unidades que foram encomendadas pela Dacon especificamente para o Brasil. Ao contrário do padrão striped off europeu, este lote foi totalmente equipado: teto-solar, vidros elétricos, etc.

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Porsche GT3 RS geração 997, no clássico com de verde dos Carrera da década de 1970.

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O minimalista e quase militar cluster dos 911, assinatura inconfundível da marca até hoje.

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A Design Performance (DP) Motorsport era uma preparadora bastante extrema de Porsche e que fez, durante a década de 1980, uma versão inspirada nos monstruosos 935 Kremer de competição, com direito ao nariz rebaixado com faróis escamoteáveis slant nose, alívio de peso e aumento de bitolas com o body kit de fibra de vidro (fibra de carbono opcional), e claro, preparação no motor turbo – os DP935, como eram chamados, usavam como base os já ariscos e velozes 930, com seu motor 3.2 turbo de aproximadamente 300 cv.

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Na época, a brincadeira começava com 60 mil marcos alemães, suficientes para pagar o body kit e os upgrades de suspensão, freios e pneus. Preparar o motor para gerar 360 cv custava mais 14 mil DM, e para quem quisesse o supra-sumo, teria de desembolsar mais de 80 mil DM pelo DP935 topo de linha, com direito a 400 cv e cilindros retrabalhados para deslocar 3,3 l.

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Em termos de design automotivo, não existe coisa que grite “anos 80” mais alto do que enormes entradas de ar chanfradas na lateral.

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Apesar de todo o espírito racing, este DP935 tem até ar-condicionado.

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Carrera, 968, Targa… três carros que fizeram muito sucesso nos EUA.

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Porsche 911S 1971. Compare com os musculosos Carrera da década de 1970 acima e veja como este modelo é mais sutil.

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Turbo air cooleds! 993 e 930…

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993: a última geração refrigerada a ar. O choque para a 996, tanto pela mudança do sistema de arrefecimento quanto pelas polêmicas soluções de design (como o fim dos faróis de silhueta redonda), fez do 993 um colecionável valioso, feito raro para qualquer esportivo da década de 1990 (exceto os superesportivos, claro).

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Carrera do começo da década de 1970 preparado – note as lanternas do modelo de corrida RSR, muito utilizadas pelo colecionador e customizador Magnus Walker…

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Rally feelings: radiador de óleo, travas na tampa dianteira e faróis auxiliares a rodo!
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Note o tamanho dos discos de freio traseiros, que ainda são perfurados!
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Não bastando o vermelho lá de cima, o colecionador Sérgio Magalhães possui este modelo azul, um dos projetos mais bacanas que já vimos no Brasil.

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A inspiração é declarada: os Porsche Singer, a preparadora Californiana que faz os 911 restomod dos sonhos até mesmo de puristas (clique aqui para ler a reportagem!).

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Sérgio usou a carroceria de um 912 (modelo quatro cilindros, com um boxer 1.600) como ponto de partida, mas hoje em dia…

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…ele traz nada menos que um seis cilindros boxer 3.6 da última geração arrefecida a ar, a 993. O motor está preparado para render cerca de 400 cv! Note a válvula no sistema de escapamento.

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Fibra de carbono à rodo…

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Singer? Não. Leia novamente.

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Cores clássicas do 911 Carrera. No caso do laranja, aparentemente um Super Carrera.

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Porsche 912 todo original (incluindo a pintura e o interior), pouquíssimo rodado!
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Blackbird feelings, em duas diferentes gerações do 911…
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Os famosos (e não tão populares) para-choques US Spec…
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As raízes da casa de Zuffenhausen

Diferentes gerações, versões e configurações do 356 fizeram a festa no gramado da Fazenda Boa Vista…

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Este 1959 356A Carrera GS Cabriolet (note o teto escamoteável) tem preparação pesada e gera 170 cv a 9 mil giros, mais de 100 cv por litro! Em seu cofre, o épico motor 4-cam, com cárter seco, quatro comandos de válvulas e dois carburadores duplos. Originalmente, ele rende cerca de 140 cv a 8.000 rpm – configuração do 356 Carrera 2 das fotos mais abaixo. Note os filtros de ar cônicos, ao melhor estilo dos carros de corrida da época.

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Tempos modernos

A Stuttgart trouxe alguns modelos atuais para expor no encontro, incluindo alguns raros duck tails (911 Sport Classic e Speedster, ambos geração 997) e e o monstruoso 918 Spyder, modelo que está sendo vendido sob encomenda por cerca de R$ 4 milhões. Três deles já estão no Brasil.
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Em primeiro plano, o lançamento que estreou no Brasil de forma discreta: o 911 Turbo S Cabriolet, que será estreado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, que também exibirá as versões GTS do Cayman e do Boxster. Ao fundo, o 911 Speedster 997.

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Los amigos

Diversos colecionadores e clubes (destaque para o MG Club) trouxeram seus clássicos, que ficaram expostos em uma área isolada do evento. Mercedes-Benz Brabus Touring, diversos Mercedes-Benz “Pagoda”, Morgan, Maserati, Datsun 240Z, BMW 2002, Ferrari Testarossa, Jaguar E-Type, Plymouth Roadrunner 426 Hemi, Mustang, Lancia Fulvia, Alfa Romeo GTV, Maserati Merak, Ford Thunderbird, Chevrolet Corvette… o cast estava tão quente que este espaço disputou o centro das atenções!

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