no ultimo dia 2 de junho a williams reuniu seus modelos historicos pilotos e amigos da equipe para a comemoraçao dos 40 anos da equipe — a ultima grande equipe independente da formula 1 o leitor giorgio pasquali esteve em silverstone assistindo a festa de aniversario e nos enviou seu relato parece que ate mesmo sir frank williams aos seus 75 anos acha dificil acreditar que ja se passaram 40 anos desde que ele e patrick head fundaram a williams grand prix engineering o sol colaborou no inicio da manha do evento mas estando na inglaterra e claro que choveu ao longo do dia mesmo assim o evento seguiu conforme o cronograma e tivemos a oportunidade de celebrar a historia da williams nesse 2 de junho especial march 761 onde tudo começou frank williams era um mecanico de carros de corrida e ate correu algumas vezes antes de fazer parte dos grand prix juntamente com seu amigo e piloto piers courage em 1969 os resultados foram aparecendo com isso o jovem frank almejava maiores resultados e o sonho de projetar seu proprio carro foi entao que alguns patrocinadores saudia airlines bellevue brewery e patrick head se uniram para iniciar efetivamente a williams grand prix engineering atras do volante de uma brabham naquela epoca compraram um carro de segunda mao pilotado pelo belga patrick neve conseguiram alguns motores cosworth e fizeram modificaçoes no carro para melhorar a segurança desempenho e estabilidade sua melhor colocaçao foi um 7º lugar porem head estava se dedicando ao projeto do carro para o proximo ano o que nao possibilitava muito tempo para os acertos do carro atual o fw06 foi o carro com o qual construimos nossa empresa frank williams o f06 foi o carro com que a williams se consagrou sendo o primeiro formula 1 da equipe apesar de nao ter o famoso efeito solo das equipes de ponta daquela epoca o carro marcou presença no podio em watkins glen tecnologicamente falando estavam um ano atras das melhores equipes mesmo desprovida de tecnologia de ponta e considerado um dos melhores carros sem efeito solo ja construidos terminou praticamente todas as corridas da temporada e proporcionou muito aprendizado a equipe tendo em vista que era uma situaçao completamente nova para todos a temporada de 1978 foi muito trabalhosa uma vez que frank e seu diretor tecnico patrick head estavam projetando o carro para 1979 williams fw07 trouxe a primeira vitoria para a equipe no gp de silverstone clay regazzoni havia recem entrado para a equipe e pilotou a fw07 em casa garantindo uma vitoria com vantagem de 24 segundos para o segundo colocado frank finalmente tinha um carro com potencial para chegar onde queria segundo sir frank williams aquela primeira vitoria foi sem sombra de duvidas um dos melhores dias da minha vida e na de patrick eu me recordo de voltar para casa com minha esposa naquela tarde refletindo sobre o fato de que nos eramos uma equipe de gp moderna uma equipe de competiçao atualizada tao boa quanto qualquer outra em seguida veio o fw08/c seus pilotos eram keke rosberg derek daly jacques laffite e jonathan palmer um começo tardio no desenvolvimento da fw08 o carro so fez sua estreia na 5ª corrida do campeonato de 1982 no gp da belgica ate aquele ponto a equipe corria com a fw07c do ano anterior o motor cosworth ficou pequeno perante os turbos rivais mas a confiabilidade do motor aspirado ainda concedeu o titulo a keke rosberg a temporada de 1982 foi peculiar segundo frank consistencia era o segredo para vitoria daquele campeonato e keke era um piloto consistente ele teve uma vitoria e cinco podios e ganhou o titulo por cinco pontos de diferença para frank williams a fw08 foi um bom carro; um carro que keke conseguiu pilotar de verdade mas ficou claro para nos que os motores turbo eram o futuro e nos ja trabalhavamos duro para encontrar uma combinaçao de motor turbo ideal fw08/b quando falamos em f1 de seis rodas e quase de imediato que surge aquela imagem da tyrrell p34 na cabeça nao bem a williams teve seu momento seis rodas tambem o primeiro foi chamado de fw07/d de 1979 e o segundo foi o fw08/b de 1982 um projeto bastante interessante e com alguma logica a ideia era ter mais traçao para o carro utilizando as mesmas medidas dos pneus dianteiros na traseira do carro deu certo segundo os tempos dos testes feitos seria um carro competitivo porem a fia decidiu mudar o regulamento proibindo carros de seis rodas entao o projeto ficou engavetado e ela nunca chegou a correr oficialmente fw07 e fw10 em segundo plano quem poderia esquecer aquela pole de 1985 durante a sessao de qualify do gp de silverstone keke rosberg estabeleceu um recorde de velocidade de 258 94 km/h que durou ate 2002 o recorde foi quebrado por juan pablo montoya tambem em uma williams fantastico nao ja dava para perceber a superioridade dos carros da williams a determinaçao e o foco da equipe os motores turbos marcaram essa era havia ainda alguns problemas de confiabilidade quanto ao funcionamento dos turbos mas era um passo que a williams deveria dar se quisessem vencer corridas e ganhar a briga entra as outras equipes honda fw11/fw11b em março de 1986 frank sofreu um grave acidente que o deixou paraplegico patrick nao se deixou abalar e continuou liderando a equipe ate o retorno de frank a disputa pelo titulo estava muito acirrada a williams tinha chance de conquistar o campeonato mundial com seus dois pilotos mas depois de uma disputa interna entre mansell e piquet somada a um pneu estourado de mansell e uma parada praticamente obrigatoria para piquet no gp da australia abriram caminho para alain prost faturar o titulo de pilotos a williams conseguiu somente o titulo de construtores ao menos em 1987 nelson piquet conquistou o titulo de pilotos williams renault fw14b os fas devem lembrar muito bem das gloriosas manhas de domingo e dos inesqueciveis e imbativeis carros azul branco e amarelo da temporada de 1992 um verdadeiro marco historico divisor de aguas na historia da formula 1 e considerado um dos carros de gp tecnologicamente mais avançados ja construidos este carro estreou um conjunto de transmissao semi automatica suspensao ativa e controle de traçao fazendo este exemplar ser praticamente imbativel nas pistas alem da superioridade tecnologica seu motor renault v10 3 5 tinha 30 cv a mais que os outros carros claire williams diz que com a tecnologia do carro teria sido possivel controla lo dos boxes mansell venceu as cinco primeiras corridas da temporada de 1992 todas elas com a pole seguido pelo seu companheiro de equipe riccardo patrese o ciclo foi quebrado por um brasileiro no gp de monaco lembram das ultimas voltas ayrton senna deixou mansell sem ponto de ultrapassagem e o brasileiro acabou vencendo naquela epoca houve muitos comentarios queriamos ver o melhor piloto no melhor carro e isso aconteceu em 1994 mas a williams nao tinha mais o melhor carro e todos sabem como essa historia terminou das 16 corridas do campeonato daquele ano mansell conquistou 14 poles e nove vitorias patrese teve oito podios e uma vitoria no japao terminando o campeonato de construtores com 165 pontos 65 a mais que o rival mais proximo a mclaren um fato muito especial e que este carro nao dava o ar da graça nas pistas desde 1992 foi realmente fabuloso ve lo novamente o ronco e absolutamente incrivel enquanto escutava ela rasgar a reta de silverstone eu imaginava como teria sido o grid cheio e o numero de decibeis gerados na largada fabuloso frank williams orgulha se este e um carro dos sonhos um triunfo da engenharia de patrick e adrian o campeonato daquele ano foi climax da minha carreira porque o carro era rapido em qualquer lugar nao tinha pontos fracos williams fw36 depois o fw36 foi o primeiro a receber um motor mercedes e com as novas regulamentaçoes dos carros hibridos em 2014 o primeiro propulsor turbo desde o fabuloso fw11/b do campeonato de 1987 acredito ser um dos carros mais belos da f1 atual as cores da martini racing sao tao nostalgicas que cairam muito bem no design dos carros atuais essa pintura nao era vista nas pistas desde o final da decada de 70 a williams obteve nove podios com esse carro fazendo um campeonato forte e terminando com seus dois pilotos no podio em abu dhabi garantindo um terceiro lugar no campeonato em seguida a chegada mais esperada do dia depois do fw14b sir frank williams e ovacionado pelo publico foto historica martin brundle damon hill riccardo patrese nigel mansell david coulthard keke rosberg e nico rosberg e o registro oficial dos 40 anos da equipe williams felipe massa lance stroll antonio pizzonia paul di resta martin brundle claire williams riccardo patrese nigel mansell keke rosberg david coulthard damon hill pastor maldonado karun chandok alex wurz a frente entre os carros frank williams e patrick head os donos da festa claro que este foi um breve relato do evento e que teria muito mais a se falar dessa magnifica equipe e seus carros um pequeno video do que aconteceu no dia do evento em [youtube id= dxsc tvjses width= 620 height= 350 ] foi um grande dia de fortes emoçoes e nao me sentiria bem em nao compartilhar isso com outros entusiastas como eu agora encerro com mais uma frase de um homem que demonstrou toda sua determinaçao dedicaçao e foco nos ultimos 40 anos if i had to choose one favorite williams driver i would have to choose ayrton he was something really special sir frank williams
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