"Ferrari" e "perua" não são duas palavras que costumam andar juntas. Quando se pensa em Ferrari, logo vêm à mente carros de Fórmula 1 e superesportivos de motor central-traseiro, como Testarossa, F40, F355 ou 458 Italia. Só que você deve saber que a Ferrari também tem uma longa linhagem de grand tourers, atualmente representados pela shooting brake FF.
E, se os mais puristas criticam a Ferrari até hoje pela configuração da FF — motor dianteiro, tampa traseira de hatchback e tração integral, só para começar —, é porque não conhecem ou não lembram da 456 Venice, a verdadeira perua da Ferrari.
A Ferrari 456 foi lançada em 1992, dando sequência a uma linhagem de grand tourers que pode ser traçada de volta à 250 GT/E, de 1959 , e que é atualmente representada pela FF. Com um V12 de 5,5 litros na dianteira, tração traseira e transmissão manual de seis marchas (chamada de GT) ou automática de quatro marchas (GTA) no meio, 456 durou 11 anos em produção — uma das Ferr