Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Os 50 anos do VW Golf
Sexta-feira santa passada, dia 29 de março de 2024, marca o aniversário de 50 anos do primeiro VW Golf. O Golf é o segundo VW mais importante de toda a história, depois do Fusca; como ele, se tornou o significado básico do que é a VW. De 1938, quando o Fusca foi apresentado pela primeira vez, até 1974 são apenas 36 anos; poderíamos dizer que o Golf é mais significativo para marca hoje do que o Fusca. Mas o Fusca durou até 1996 aqui, e até 2003 no México; depende, na verdade, do país onde você mora.
A história do surgimento do Golf é muito grande para contarmos aqui; uma matéria sobre isso, comemorando a data, vai acontecer em breve, aguardem. O fato é que ao cooptar o desenho básico do Fiat 128 de Dante Giacosa, o hatchback do Simca 1100, e um motor Audi moderno (a família que conhecemos aqui com o nome genérico de “AP”), o Golf de 1974 selou o desenho básico do carro pequeno moderno.
O Golf também é o pai do hot-hatch moderno; também não foi exatamente o primeiro nisso, mas quando o GTI apareceu em 1975, usando o motor 1600 com injeção eletrônica Bosch desenvolvido para uma versão quente do Audi 80, tornou alto desempenho por meio de estabilidade e agilidade superiores, e um motor animado apenas, a nova febre entusiasta dos anos 1970. Quando chega 1980 o carro esporte inglês tinha sumido, substituído pelo Hot-Hatch. Tem um Sandero RS? Agradeça ao Golf GTI.
Este ano veremos certamente muitas homenagens ao Golf; muito provavelmente ainda continuará por muito tempo, mesmo se elétrico. Afinal de contar, ao contrário de 1974, mudança total hoje em dia não parece possível. Uma franquia tem que manter os clientes antigos, além de ganhar novos. Mesmo que do carro antigo só reste o nome. (MAO)
Mustang restomod italiano de BorromeodeSilva
Eu juro que achei que era uma pegadinha de primeiro de abril. Afinal de contas, Borromeu da Silva? Um nome desses só pode ser inventado. Mas parece que não: Borromeo & De Silva S.r.l. é uma empresa de Design de Milão, que aparentemente tem vários clientes na indústria de pequeno porte de luxo da Itália, de automóveis Dallara à móveis e barcos de madeira.
Pois bem, a BorromeodeSilva acaba de lançar… um Mustang fastback 1965. Mas que não é mais fastback, e é apenas vagamente um Mustang de 1965. É o BorromeodeSilva STL-1, um “crossover” V8 para off-road e aventuras ao ar livre.
A empresa já fez outros restomods: trabalhou no Automobili Amos Futurista (Lancia Delta), no Lamborghini Diablo da Eccentrica e no Porsche 928 da Nardone Automotive. Mas é a primeira vez com sua marca.
Mais notável no exterior é a armação tubular customizada que faz papel de teto, oferecendo a opção de cobertura personalizada. A carroceria é toda nova, embora honre o design original. Ou melhor: lembre o desenho original.
O chassi é todo novo: tem suspensão independente, molas heliciodais de alto desempenho e novos braços de controle tubulares. Uma caixa de direção de pinhão e cremalheira sem assistência dá o tom da bricadeira. Freios são modernos também, com discos maiores (11 polegadas à frente e 10,5 polegadas atrás) emparelhados com pinças de alumínio. Os pneus são Pirelli Scorpion, off-road.
Sob o capô está um moderno motor V8 de 5,0 litros proveniente do Ford Mustang Boss 302 2012, com 450 cv) e 52 mkgf de torque. O motor é baseado no Coyote da Ford, mas é extensamente modificado e preparado, com virabrequim de aço forjado, pistões de alumínio forjado, cabeçotes trabalhados, um coletor de admissão de alto fluxo do 302R e novos comandos de válvula. O diferencial traseiro é autoblocante.
O STL-1 é apenas virtual ainda, visto via renderizações. Mas BorromeodeSilva, quem quer que seja ele, garante que está pronto para produzir o primeiro exemplar, que ficará reservado para sua coleção particular. A empresa está aberta a construir mais unidades mediante solicitação. Preço? Se você precisa perguntar… (MAO)
Raro BMW M5 E39 à venda
O BMW M5 da geração E39 é considerado um clássico hoje em dia. Câmbio manual pareado a um motor aspirado V8 são coisas sumidas do catálogo M, e o E39 parece ser hoje o balanço perfeito do espírito de competição dos M antigos, com a usabilidade, conforto e espaço interno que tanto espantam nos M modernos.
Mas vale tanto quanto um M3 moderno? Um M3 atual certamente é tão grande quanto um E39, e tem mais potência vinda de seu seis em linha turbo, que deixa na poeira o antigo M5. Relembrando, este tinha um V8 de 4,9 litros, 400 cv a 6.000 rpm e 50 mkgf de torque máximo a 3.800 rpm. Juntamente com uma caixa manual de 6 velocidades, o M5 fazia 0-100 km/h em menos de 5 segundos; dificilmente podia ser chamado de lerdo.
E parece que é isso mesmo, já está valendo tanto quanto um carro zero km equivalente. Um M5 E39 2001 em ótimo estado apareceu à venda nos EUA (LBI Limited na Filadélfia) e custa o preço de um M3 novo por lá. Não é qualquer M5: pintada no raro verde Oxford, teve um único dono por 22 anos e, durante esse tempo, andou apenas 24.872 milhas. (40.027 km). Esta baixa quilometragem significa que o M5 ainda parece em excelentes condições.
Não é apenas a cor exterior deste M5 que o torna desejável. O interior é em couro com de caramelo, um dos apenas 71 exemplares que saíram de fábrica com esta combinação de cores verde e marrom. O preço pedido é de US$ 98.000. (MAO)
V8 Porsche vai sobreviver além de 2030
O motor V8 biturbo de 4,0 litros da Porsche deverá continuar a ser fabricado na próxima década, desafiando as preocupações de que possa enfrentar a extinção em meio a regulamentações cada vez mais rigorosas.
Thomas Freimuth, um executivo da marca, falou recentemente aos membros da mídia no recente Grande Prêmio da Austrália de F1. Ele revelou que a empresa já está trabalhando para garantir que o Porsche V8 possa atender aos regulamentos de emissões Euro 7 que entrarão em vigor em julho de 2030. Infelizmente, porém, será menos vocal: os regulamentos de ruído pedem que seja assim.
“Temos que aprender como trazer essas emoções [como as do V8 para nossos carros elétricos porque o futuro distante é elétrico, então temos que encontrar uma solução para isso. Estamos trabalhando nisso, você vê isso no Taycan e há grandes passos que precisamos dar. Acho que, por exemplo, o V8 está em todo o mundo… é aí que procuramos [inspiração] emocional, principalmente ruídos no carro, é muito importante.” – disse o executivo. Muito provavelmente, alude a sons sintéticos.
Sobre como passará nas legislações europeias, disse: “Sabemos que este motor está pronto para o EU7, não há problema. Temos que adicionar algumas peças que estão em desenvolvimento, por isso estamos prontos com este V8 para atender aos regulamentos da UE7. Isso também será possível sem um sistema híbrido.” (MAO)
Teaser dos 60 anos do Mustang
Este ano de 2024 marca o 60º aniversário do lançamento do Ford Mustang, que apareceu pela primeira vez em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York daquele ano. E a Ford já começou as festividades.
No Salão do Automóvel de Nova York deste ano, a Ford mostrou teasers do que será a série especial comemorativa de 60 anos, a ser apresentada (dã!) em 17 de abril próximo. As imagens teaser mostram apenas emblemas com tema retrô no momento. Existem emblemas 5.0 e GT em um fundo listrado vermelho, junto com uma representação de um emblema dos 60 anos.
Será apenas um pacote de aparência, então é seguro assumir que o V-8 de 5,0 litros do GT permanecerá o mesmo. Os detalhes serão divulgados durante um evento especial de 60 anos organizado pela Ford no Charlotte Motor Speedway, na Carolina do Norte, onde proprietários e fãs do Mustang poderão se registrar para participar. A Ford promete experiências de pista, passeios de drift, uma série de Mustangs especiais e pilotos de corrida Ford Performance disponíveis e uma primeira olhada no pacote comemorativo do 60º Aniversário.
Este ano é especial para o carro além do aniversário. Este ano o Mustang se torna oficialmente o único dos pony-car que resta em produção, com o mercado só para si. O Challenger e o Camaro tomaram o caminho do Dodô, e o Charger atual é, bem… elétrico. Então não conta. Longa vida ao Mustang! (MAO)