a barreira dos 500 km/h foi finalmente quebrada no dia 10 de outubro de 2020 o ssc tuatara tornou se o novo carro produzido em serie mais veloz do mundo depois de atingir a velocidade media de 508 7 km em duas mediçoes a aferiçao foi feita em um trecho state highway 160 em nevada na california com o piloto britanico oliver webb ao volante como mandam os criterios da guinness world records e preciso fazer duas mediçoes em sentidos opostos e a velocidade final e obtida tirando a media entre a velocidade aferida em ambas agora falta apenas a certificaçao oficial que deve ocorrer nos proximos dias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na primeira mediçao o tuatara chegou aos 484 5 km/h na segunda a velocidade maxima foi de impressionantes 532 9 km/h tirando a media entre ambas as aferiçoes chegou se ao numero oficial do recorde 508 7 km/h e diferentemente do que ocorreu com o bugatti chiron super sport 300+ o recorde foi quebrado por um tuatara identico ao hipercarro vendido pela ssc https //www youtube com/watch v=n22jfnhic1k fora as duas mediçoes o recorde tambem foi registrado com duas testemunhas escolhidas pela guinness world records medido usando um aparelho de gps certificado pela organizaçao com dados de 15 satelites diferentes assim embora o certificado ainda nao seja emitido deve ser questao de tempo ate que o recorde seja validado movido por um v8 biturbo de 5 9 litros feito pela nelson racing engines famosa por seus motores de arrancada o ssc tuatara dispoe de 1 774 cv quando abastecido com etanol e85 o que em um carro com 1 247 kg seco significa uma relaçao peso/potencia de insanos 0 7 kg/cv nao por acaso desde o inicio a ssc dizia que a meta do tuatara era uma velocidade maxima superior aos 482 km/h 300 mph unidades do motor foram testadas exaustivamente em um dinamometro para garantir que nada desse errado segundo a ssc a ideia era mesmo tentar quebrar os motores para ver o quanto de stress eles podiam suportar passamos meses literalmente acelerando estes motores no limite com a pressao no maximo ate tudo ficar laranja e ainda assim eles nao quebraram disse jerod shelby apos o recorde posso estar testando nossa sorte aqui mas em todos esses anos de design e no ultimo ano de testes no mundo real ainda nao tivemos nenhuma quebra de motor ou cambio e continuou aprendemos ja nos anos 2000 que muita gente pode fazer um motor de induçao forçada ou turbo a grande diferença e faze los robustos e capazes de funcionar no limite por varios minutos sem quebrar o ssc tuatara e o mais recente modelo da shelby super cars que foi fundada por jerod shelby em 1998 e nao tem relaçao alguma com carroll shelby e sucessor do ssc aero apresentado em 2011 como conceito o tuatara ainda passou sete anos em desenvolvimento antes de ser revelado em sua forma definitiva no goodwood festival of speed em 2018 e so em 2020 a produçao começou com 100 exemplares previstos para deixar a fabrica da ssc em richland washington um numero que lhe confere exclusividade mas ao mesmo tempo e mais que suficiente para que o tuatara seja considerado um modelo produzido em serie e tambem para colocar uma pedra na duvida sobre qual e o carro mais veloz do mundo afinal isto porque este topico era controverso havia muito tempo voce deve lembrar do recorde do bugatti chiron super sport 300+ que em 2 de agosto de 2019 atingiu os 490 5 km/h no circuito de ehra lessien na alemanha mas ha uma questao imporatnte a velocidade foi alcançada com uma unidade modificada pela bugatti tinha ainda mais potencia no motor w16 quadriturbo 1 600 cv contra 1 500 cv da versao comum e uma carroceria modificada mais longa a fim de reduzir o arrasto aerodinamico e consequentemente obter maior velocidade final https //www youtube com/watch v=fus_bxjnync&feature=emb_title depois de anunciar que esta sera sua ultima tentativa de quebrar recordes a bugatti anunciou o chiron super sport 300+ ediçao especial limitada a 30 unidades que começarao a ser entregues a partir de 2021 o que tecnicamente torna o recordista de velocidade um carro produzido em serie de forma retroativa o chiron super sport 300+ tera o mesmo motor de 1 600 cv a carroceria mais longa e o mesmo esquema de pintura com fibra de carbono exposta e detalhes em laranja contudo seu limitador de velocidade so permitira atingir os 483 km/h em uma pista como ehra lessien a velocidade foi certificada pela associaçao de inspeçoes tecnicas da alemanha tuv mas nao foi considerado um recorde pela guinness world records pois foi aferido apenas em uma direçao a bugatti disse que uma segunda aferiçao no sentido contrario nao seria possivel pois com tantos restes realizados em ehra lessien em sentido horario a granulaçao do asfalto aponta para aquela direçao e com isto uma volta no sentido anti horario representaria risco a segurança do piloto assim tecnicamente o recorde quebrado pelo ssc tuatara pertencia a outro carro o koenigsegg agera rs em novembro de 2017 ele chegou aos 447 2 km/h no mesmo trecho de rodovia em nevada com o piloto de testes niklas lija ao volante o recorde seguiu todo o procedimento exigido pela guiness world records com duas aferiçoes feitas no mesmo trecho de rodovia em nevada nos eua na primeira o agera rs chegou aos 457 4 km/h na segunda foram 436 4 km/h a media entre as duas aferiçoes foi de 447 2 km/h https //www youtube com/watch v=xj4gar5dkau o recordista anterior ao agera rs sim era um bugatti o veyron super sport que la em 2010 chegou aos 431 1 km/h em ehra lessien um recorde oficial da guinness obtido apos duas aferiçoes na primeira o carro chegou aos 427 9 km/h enquanto a segunda trouxe a marca de 434 2 km/h foi em julho de 2010 sim ja faz bastante tempo https //www youtube com/watch v=rvn4lhrr6aq talvez o mais interessante disto tudo porem seja o fato de o recorde do ssc tuatara ser o fechamento de um ciclo para a empresa isto porque o recordista anterior ao veyron super sport era o antecessor do tuatara o ssc ultimate aero tt que ja usava um v8 biturbo baseado no motor ls6 da general motors com 6 3 litros de deslocamento 1 196 cv e 152 9 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=1x4d02uezws em duas aferiçoes realizadas em uma rodovia de washington nos eua o ssc ultimate aero tt chegou aos 410 km/h e superou o antigo recordista o primeiro bugatti veyron que havia chegado aos 408 5 km/h em ehra lessien em abril de 2005 como ultima observaçao devemos notar que em dez anos o salto de velocidade maxima do carro mais veloz do mundo foi de quase 100 km/h 434 2 km/h do veyron super sport em 2010 e 532 9 km/h do ssc tuatara em 2020 e sem a ajuda de motores eletricos o que e simbolico para dizer o minimo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.