depois de quatro temporadas desenvolvendo seus carros e a propria equipe a mercedes amg f1 começou a temporada de 2014 dominando as pistas da formula 1 ate agora foram sete vitorias em oito corridas — e todas elas com pelo menos um dos pilotos no podio — exibindo um dominio semelhante ao da ferrari nos tempos de schumacher e barrichello ou a mclaren na era senna e prost a historia de vitorias da mercedes nos grandes premios começa muito antes desta temporada dominada por lewis hamilton e nico rosberg antes mesmo da mclaren adotar seus motores ou dos anos 1950 quando juan manuel fangio e stirling moss faturavam vitorias na formula 1 na verdade as primeiras vitorias da mercedes benz foram anteriores a propria formula 1 tudo começou no inicio da decada de 1930 a mercedes havia acabado de se juntar a benz e ambas haviam sido bastante competitivas nas temporadas de grandes premios anteriores a fusao mas a empresa estava com problemas financeiros devido aos reflexos da crise de 1929 e nao poderia continuar tocando sua equipe de automobilismo nessa mesma epoca o partido nacional socialista havia acabado de chegar ao poder na alemanha com adolf hitler assumindo o cargo de chanceler ele foi procurado por um executivo da daimler benz e acabou fechando um acordo de patrocinio com a equipe pois as vitorias no automobilismo na epoca eram uma forma de afirmar a superioridade tecnologica de um pais inicialmente o governo alemao injetaria 500 mil reichmarks rm na mercedes mas com a auto union no pareo o dinheiro acabou dividido entre as duas fabricantes — 250 mil rm para cada w25 o primeiro carro e a invençao da flecha de prata o primeiro carro da mercedes construido nessa epoca foi o w25 que criado para a formula 750 para carros com ate 750 kg de peso maximo ele era equipado com um motor de oito cilindros em linha os v8 ainda nao eram populares nessa epoca com 359 cv de potencia produzidos com ajuda de um compressor mecanico que lhe dava um assovio caracteristico sob aceleraçao [youtube id= ughbcwafoay width= 620 height= 350 ] diz a lenda que foi este o carro responsavel pela cor prata dos carros alemaes a versao mais conhecida da historia e que o chefe da equipe alfred neubauer e o piloto manfred von brauchitsch removeram a pintura para manter o carro dentro do peso maximo permitido pelo regulamento deixando ele apenas nas chapas de aluminio sem pintura assim nasceu o apelido silberpfeil ou silver arrows as flechas de prata o w25 venceu algumas provas em 1934 e conquistou o campeonato europeu de grandes premios em 1935 com o piloto rudolf caracciola em 1936 seu ultimo ano nas pistas ele foi derrotado pelo poderoso auto union type c de bernd rosemeyer w125 a evoluçao marcada por longos recordes com um carro superado a mercedes precisava de algo mais potente para enfrentar a auto union e um carro mais potente foi o que eles fizeram batizado de w125 ele seria apenas um quebra galho para a temporada de 1937 pois o regulamento dos grandes premios seria modificado para 1938 por isso ele durou apenas um ano mas foi suficiente para quebrar recordes que duraram muito mais do que o terceiro reich que ajudou a banca lo projetado pelo entao jovem rudolf uhlenhaut que o testou em velocidades de corrida em nurburgring o w125 era significativamente mais rigido que seu antecessor graças ao chassi de tubos ovais de niquel cromo molibdenio e resolveu o problema de velocidade do w25 com um motor que so teve sua potencia superada pelos carros da can am dos anos 1960 e pelos formula 1 turbo dos anos 1980 o w125 usava um oito em linha como seu antecessor mas com o deslocamento aumentado de 3 6 para 5 5 litros e continuava sobrealimentado por compressor mecanico a potencia subiu para 655 cv sim seiscentos e cinquenta e cinco e ajudou rudolf caracciola a recuperar o titulo de 1937 perdido para rosemeyer nao havia muitos recursos para controlar essa potencia absurda na epoca mas ele ja usava suspensao com braços triangulares e amortecedores na dianteira e um tubo de dion na traseira com amortecedores hidraulicos e barra de torçao como o auto union type c tambem havia destracionamento acima dos 240 km/h [gallery link= file columns= 4 ids= 14471 14475 14465 14478 ] ainda durante o campeonato o w125 ganhou uma versao aerodinamica para uma corrida em avus a lendaria pista de altissima velocidade com duas retas de autobahn ligadas por curvas de raio longo e inclinaçao elevada em avus o w125 stromlinien passava dos 380 km/h nas retas antes do inicio da temporada de 1938 a mercedes ainda fez uma terceira versao do w125 batizada rekordwagen ou carro recordista em alemao ele ganhou uma carroceria ainda mais aerodinamica que parecia ter saido de um livro de ficçao cientifica da epoca e seu oito em linha passou a produzir 746 cv com mais pressao de trabalho do compressor em uma manha de janeiro em 1938 rudolf caracciola levou o w125 rekordwagen a 432 7 km/h em uma milha delimitada entre frankfurt e darmstadt ate hoje essa e a maior velocidade ja alcançada em uma via publica w154 a revanche sobre a auto union com o novo regulamento a mercedes desenvolveu um novo modelo baseado no w125 mas agora com um motor v12 de tres litros — deslocamento maximo permitido pelas regras ele rodava com uma especie de top fuel feito com metanol nitrobenzeno acetona e eter e usava dois compressores roots para produzir entre 431 e 480 cv embora o chassi fosse praticamente o mesmo do w125 a suspensao traseira passou a contar com amortecedores ajustaveis de dentro do cockpit algo inedito ate entao mesmo rodando apenas 1 1 km/l o carro conseguiu ajudar rudi caracciola a derrotar o auto union type d e a faturar seu terceiro titulo do circuito de grandes premios [youtube id= aa5tfspkqxw width= 620 height= 350 ] no ano seguinte a europa entrou em guerra e todas as provas de automobilismo foram interrompidas ate o fim da decada de 1940 a mercedes voltou a correr com sucesso semelhante na decada de 1950 mas isso e assunto para um proximo post
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