nossa primeira pergunta do ano trouxe um tema tao bacana que a gente ate estranhou nao ter feito antes qual e o seu carro de turismo favorito nossa sugestao foi o lendario maverick berta hollywood que fez historia nas pistas na decada de 1970 e agora vai protagonizar um longa metragem — trajando uma nova pintura preta totalmente malefica acontece que existem dezenas de outros carros de turismo incriveis tinhamos certeza de que voces conheciam varios mas cabe aqui uma pequena observaçao foram sugeridos varios bolidos sensacionais de que gostamos muito como o ford gt40 o mclaren f1 e o mercedes benz clk gtr no entanto eles nao se encaixam na definiçao da fia para carros de turismo esta definiçao foi publicada em 1969 no chamado appendix j que ditava as regras para as corridas de turismo da fia e explica exatamente o que e um carro de turismo voce pode ler o appendix j todo aqui mas o essencial e o seguinte carros de turismo sao divididos em duas subcategorias series production touring cars e touring cars [youtube id= p0gmzuaj da width= 620 height= 350 ] mclaren f1 gtr um carro epico com monobloco de fabrica mas nao e um carro de turismo a principal diferença entre eles e a quantidade de unidades produzidas necessarias para a homologaçao os series productio touring cars precisam de pelo menos 5 000 unidades enquanto os touring cars precisam de apenas 1 000 unidades em ambos os casos e preciso que os carros tenham quatro lugares exceto se o motor tiver deslocamento menor ou igual a 700 cm³ — nesse caso eles podem ter dois lugars os touring cars tambem tem mais liberdade na hora de sofrer modificaçoes o caso e que os chamados gt cars como os ja citados gt40 e mclaren f1 nao se encaixam neste regulamento seja por numero de lugares ou quantidade produzida por mais que tenham monobloco ou chassi de fabrica o que queremos dizer e que nao ignoramos estes verdadeiros monstros das pistas — gostamos deles mas eles simplesmente nao cabem nesta lista quem sabe em uma proxima nao dito isto vamos a primeira parte das sugestoes dos leitores bmw m3 dtm a gente ja falou bastante do bmw m3 e30 nos ultimos dias mas ele so existe por causa da versao de competiçao para o deutsche tourenwagen meisterschaft o campeonato alemao de turismo o motor da versao de competiçao era a versao mais potente do classico quatro cilindros s14 derivado do seis em linha do bmw m1 com deslocamento de 2 3 litos o motor entregava nada menos que 300 cv a mais de 8 000 rpm — um verdadeiro salto em relaçao aos 195 cv da versao de rua apresentada no fim de 1985 alem disso o carro de pista tinha boa parte de seu revestimento removida para levar seu peso ao minimo do regulamento da epoca 940 kg — o que resulta em uma relaçao peso/potencia de 3 1 kg/cv [youtube id= 3papuvb_uhg width= 620 height= 350 ] a bmw gosta de dizer que o m3 e o carro de turismo que mais venceu provas na historia ainda que seja meio dificil contabilizar todas as corridas de turismo que foram realizadas de 1987 ano de estreia do m3 e30 ate hoje no entanto foi a primeira geraçao que começou tudo com destaque para seus dois titulos na dtm em seu ano de estreia e em 1989 nissan skyline gt r r32 calsonic a galera do gran turismo compareceu em peso nas sugestoes e com razao muitos conheceram os carros de turismo com o real driving simulator da polyphony digital e sem duvida um dos carros mais marcantes do game e o nissan skyline gt r r32 da calsonic nos anos 1990 o nissan skyline era um verdadeiro rolo compressor nas categorias de turismo do japao como o all japan grand touring car championship ou jgtc a categoria existe ate hoje como super gt os anos em que o skyline participou da competiçao foram os mais lendarios a pintura azul e branca e facilmente reconhecivel por qualquer moleque que tenha gasto parte da sua vida na frente do playstation talvez ate sem saber que aquele era um carro de corrida de verdade para começar ele foi nada menos que o carro que levou a nissan a desenvolver em 1989 seu famoso seis em linha biturbo de 2 6 litros com comando duplo no cabeçote o rb26dett que equipou todo skyline gt r de rua desde entao no carro de corrida patrocinado pela calsonic a potencia chegava perto de 600 cv [youtube id= wgklc7wzrnu width= 620 height= 350 ] alem disso seu desempenho foi matador o carro simplesmente dominou todas as corridas que participou quebrando recorde atras de recorde com kazuyoshi hoshino ao volante em 1990 o carro venceu o grande premio de macau com 30 segundos de vantagem e no ano seguinte ficou no lugar mais alto do podio das 24 horas de spa francorchamps tantas vitorias levaram a nissan a desenvolver a emblematica versao de rua que ficou conhecida como godzilla sim o gt r r32 e o godzilla original plymouth superbird ao lado do dodge charger daytona o plymouth superbird era um dos aero warriors da chrysler ambos foram desenvolvidos para competir na nascar ambos compartilham a mesma plataforma e sua principal caracteristica eram os aparatos aerodinamico um bico flexivel em forma de cunha e uma gigantesca asa traseira por causa disso de vez em quando ambos sao chamados de winged warriors [youtube id= c9lfgslqatc width= 620 height= 350 ] escolhemos o plymouth superbird azul do lendario richard petty por sua representatividade o carro foi criado justamente para atrair petty de volta a equipe da chrysler visto que ele havia ido para a ford em 1968 a estrategia deu certo e petty levou seu chapeu de cowboy seus oculos escuros e seu bigode de volta a plymouth o motor era o famoso hemi 426 com dois carburadores de corpo quadruplo e auxiliado pera aerodinamica da carroceria era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 5 segundos a verdade e que sua altissima velocidade acabou preocupando os organizadores da nascar que baniram o superbird e o charger daytona da temporada de 1971 [youtube id= wlflnfc79bi width= 620 height= 350 ] talvez ja nao fosse sem tempo fiat marea turbo calma vamos te dar um tempo para absorver esta informaçao quer dizer caso voce ja nao conheça a fiat marea weekend turbo que competiu na 29ª ediçao das mil milhas brasileiras realizada em 2001 no autodromo de interlagos o carro participou da classe i categoria mais potente da competiçao dedicada a carros com motores turbinados com deslocamento igual ou superior a dois litros o cinco cilindros turbo que originalmente entrega 192 cv foi preparado para render 240 cv e 33 mkgf de torque e o conjunto dianteiro de para choque capo e para lamas foi substituido por uma peça unica de fibra de vidro ao fim das 12 horas o carro pilotado por eduardo cunha douglas mendonça e ricardo dilser foi o quarto entre os 13 da classe i e o unico carro com motor turbo ao completar a prova quem disse que todo marea turbo e uma bomba o detalhe e que tudo foi feito de maneira independente o que assegura a este marea um lugar nesta lista com louvor alfa romeo 155 dtm o alfa romeo 155 dtm começou a competir em 1993 a receita nao era muito diferente da usada por outros bolidos da categoria construido pela alfa corse equipe de fabrica da alfa romeo na decada de 90 ele era feito sobre um monobloco de 155 de rua porem modificado ao extremo para correr no campeonato de turismo alemao reforços estruturais gaiola de proteçao para lamas alargados para acomodar as rodas de 18 polegadas calçadas com pneus slick e claro o motor v6 de 2 5 litros e ate 495 cv a estratosfericas 11 800 rpm [youtube id= mrqdatilxj0 width= 620 height= 350 ] com o alfa romeo 155 dtm os pilotos italianos nicola larini e alessandro nanini venceram juntos as 38 corridas que deram ao carro seu titulo de recordista na competiçao que permanece ate hoje — alem do titulo de 1993 e nao da para nao mencionar o ronco do v6 nao e mesmo o som produzido pelo coraçao italiano e canalizado ate as saidas de escape voltadas para cima explicamos o motivo para isto aqui e simplesmente uma das musicas mecanicas mais bonitas que ja ouvimos chevrolet opala desde seu lançamento em 1968 o chevrolet opala foi uma grande força do automobilismo naciona começando em 1969 com chico landi e continuando ao longo das decadas de 1970 e 1980 sendo muito visto em categorias de turismo como a divisao 3 e a turismo 5000 alem da stock car que foi inaugurada em 1977 com apoio da propria general motors uma das equipes mais famosas a competir com o opala foi a de lamare fundada por pedro victor de lamare seus carros azuis sedas e cupes usavam motores de 4 1 litros e seis cilindros preparados para render perto dos 300 cv mais tarde a equipe adotou uma pintura amarela mais chamativa porem nao tao adorada [youtube id= 98zt5pjyd0o width= 620 height= 350 ] ja a partir de 1977 o opala passou a disputar a stock car os carros so podiam ser preparados com componentes nacionais e tambem beiravam os 300 cv sendo pilotados por gente do calibre de paulo gomes e nosso amigo ingo hoffman volvo 850 touring car o tijolo mais rapido do mundo e como e conhecida a iconica volvo 850 touring car o carro foi o responsavel pela volta dos suecos automobilismo dez anos depois do sucesso do volvo 240 o turbobrick para isto a marca decidiu entrar no btcc o campeonato britanico de turismo com uma perua de corrida — que melhor maneira de causar impacto foi no fim de abril de 1994 que duas peruas com pintura azul e branca entraram no autodromo de thruxton no sul da inglaterra para o inicio da temporada o motor era um impressionante de cinco cinco cilindros aspirado exigencias do regulamento de dois litros e 290 cv acoplado a um cambio sequencial de seis marchas foram 21 etapas de competiçao — e no fim da temporada a volvo conseguiu apenas a 14ª colocaçao geral o motor do carro era potente sim porem o formato de tijolo nao ajudava a aerodinamica nao era boa como diz a lenda e a distribuiçao de peso deixava a traseira mais pesada o que prejudicava bastante o desempenho do carro nas curvas [youtube id= u2vtinpyn_q width= 620 height= 350 ] na temporada seguinte a volvo decidiu usar os sedas — e ai sim obtendo bons resultados rickard rydell e tim harvey se classificaram juntos 12 vezes para a pole position e venceram seis corridas de qualquer forma mesmo sem vencer o carro que entrou para a historia foi mesmo a perua mercedes benz 190e cosworth se mercedes benz e bmw sao rivais eternas na preferencia dos fas de esportivos alemaes a briga nao poderia ser diferente no dtm para competir com o bmw m3 e30 a mercedes benz chamou a cosworth que foi a responsavel pelo coraçao da maquina um quatro cilindros de 2 5 litros com comando duplo no cabeçote e capacidade para entregar 300 cv e girar a ate 9 500 rpm [youtube id= gj8x1awmwum width= 620 height= 350 ] com ele a mercedes benz conseguiu o titulo de 1992 da dtm consolidando uma reputaçao impecavel tambem nas ruas — os mercedes benz 190e cosworth estao entre os esportivos mais cobiçados da mercedes benz no entanto ha outro fato interessante sobre o 190e cossie sua origem esta no grupo b de rali isto mesmo a ideia original era substuituir o 500 sl nos ralis mais especificamente no grupo b do wrc o motor criado pela cosworth deslocava 2 3 litros na epoca e a mercedes so nao levou a ideia para a frente porque em 1982 a audi apresentou o quattro ciente da lavada que se arriscaria a tomar a marca desistiu do 190 e de rali mas resolveu levar adiante um projeto para competir no dtm e o resto e uma historia que ja contamos aqui
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