uma das criticas mais recorrentes que temos visto nos comentarios nos ultimos anos e sobre a semelhança dos carros atuais as mensagens sao diversas mas todas resumidamente dizem que os carros hoje estao todos iguais e que da saudade da epoca em que eles eram diferentes e coloridos bem e verdade a estrategia da family face parece ter passado dos limites qualquer pessoa que ja confundiu um jetta com um passat um audi a5 sportback com um a7 sportback ou um bmw 540i com um 740i ira concordar [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a ideia por tras do conceito de family face e simples construir uma identidade de marca facilitando a assimilaçao do produto pelo publico e por isso que voce identifica modelos bmw ou computadores da apple sem precisar ver o logotipo mas nao pense que no passado as coisas eram diferentes a family face existe desde que o automovel foi criado de cara a primeira que vem a cabeça e a dianteira curvada em forma de sino dos primeiros modelos da renault feitos entre as decadas de 1900 e 1930 [gallery columns= 4 link= file ids= 171616 171617 171618 171619 ] renault y towncar taxi de la marne e ax e para provar que esta nao e uma exceçao reunimos aqui alguns exemplos dos anos 1960 aos anos 1990 honda civic ec/ed honda accord ca honda city ga1 e honda today ja2 os quatro principais modelos da honda no final dos anos 1980 seguiam todos a mesma linguagem de estilo que resultou em um visual muito proximo entre eles do subcompacto today ao medio accord todos adotaram a dianteira com grade estreita entre os farois conjunto optico retangular e predominio de linhas retas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171569 171565 ] civic e accord o estilo estreou em 1983 no honda civic ag a terceira geraçao do modelo depois em 1985 subiu para o accord ca foi usado no city ga1 de 1986 e em 1990 chegou ao today ja2 que foi produzido ate 1993 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171568 171564 ] city e today em 1988 quando o civic chegou a sua quarta geraçao o estilo foi atualizado mas manteve seus elementos mais marcantes ate 1991 quando deu lugar a quinta geraçao do modelo mercedes benz [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171570 171571 ] classe e e classe s — parecidos mas nao identicos a mercedes talvez seja o caso mais notorio de family face nos anos 1950 havia os modelos ponton cujo nome derivava justamente do estilo dos carros que pela primeira vez tinham para lamas integrados e envolventes os modelos ponton sao na verdade 11 versoes de tres classes diferentes o visual era extremamente parecido porem as dimensoes eram distintas e cada um tinha elementos esteticos proprios transpondo para o sistema atual da mercedes eles seriam tres carros das classes e s e sl os menores eram os sedas w120 e w121 todos equipados com motores de quatro cilindros com 1 8 litro 120 e 1 9 litro 121 eram os precursores da classe e logo acima ficavam os roadsters 190sl w121 e 220sl w127 o primeiro equipado com o mesmo motor 1 9 do w121 e o segundo com um seis em linha de 2 2 litros depois vinham os w105 w180 e w128 — todos precursores da classe s e com motores seis em linha o 105 era oferecido apenas como seda e os outros dois como roadster cupe e seda o estilo ponton foi abandonado em 1959 quando entraram em cena os modelos heckflosse ou fintail — o que chamamos por aqui de rabo de peixe eles tambem eram carros diferentes com visual extremamente semelhante e sao precursores das classes e e s havia o w110 que era o modelo de quatro cilindros oferecido apenas como seda; e o w111/w112 que era oferecido como seda cupe e conversivel com motores de seis cilindros e um v8 a geraçao seguinte dos mercedes nao ganhou um nome proprio mas o estilo continuou unificado para suas duas classes havia o w108 que era o modelo de luxo desta vez oferecido apenas como seda e os w114/w115 que era o modelo de entrada oferecido como seda e cupe equivalente a classe e pela primeira vez esta classe passou a ser equipada com o motor seis em linha dai os dois codigos; w114 para o l6 e w115 para o l4 essa unificaçao nao durou muito tempo em 1972 a mercedes lançou o w116 para substituir o w108 inaugurando uma nova era em termos de estilo ao longo dos anos 1980 a mercedes manteve seus carros todos alinhados visualmente primeiro com o w123 o w126 e o novo modelo de entrada w201 classe c depois com o novo w124 classe e inspirado no irmao menor e em 1991 com o w140 classe s em 1993 veio o classe c o primeiro com essa designaçao que segurou a family face ate 1996 quando a classe e ganhou um conjunto optico circular e se distanciou dos irmaos depois disso a mercedes so voltaria a adotar a family face na atual geraçao bmw neue klasse e serie 02 a bmw tambem adepta do pragmatismo que tornou os alemaes famosos foi outra marca que usou e abusou da family face para consolidar sua imagem começou nos anos 1960 com os sedas da neue klasse lançados em 1962 e seus derivados menores a chamada serie 02 da qual faz parte o classico 2002ti turbo bmw new six serie 3 serie 5 e serie 7 nos anos 1970 foi a vez dos sedas new six a serie de luxo da bmw com motores seis cilindros ela inaugurou a identidade visual que conhecemos hoje com farois duplos que depois foi adotada na primeira geraçao do serie 5 e12 e na primeira geraçao da serie 3 e21 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171585 171586 ] os tres modelos tinham a dianteira pronunciada e a traseira em queda suave e ainda inspiraram as geraçoes seguintes da serie 5 e28 e da serie 7 e23 [gallery link= file ids= 171587 171588 171589 ] o bmw e30 segunda geraçao do serie 3 era uma evoluçao da geraçao anterior em termos de visual lançado em 1982 ele herdava de seu antecessor os farois circulares a grade bipartida e os tres volumes bem definidos no entanto para adequar se a nova decada o estilo do carro foi atualizado com formas ligeiramente mais avantajadas e para choques envolventes as lanternas traseiras tambem ficaram mais altas [gallery link= file ids= 171590 171591 171592 ] o sucesso do bmw e30 fez com que a bmw adotasse sua identidade visual tambem nos modelos maiores lançados depois primeiro em 1986 veio o serie 7 e32 e no ano seguinte foi lançado o serie 5 e34 em ambos pode se notar caracteristicas introduzidas no e30 como o vinco percorrendo as laterais os ja citados farois e grade e o interior envolvente com o controle central voltado para o motorista toyota corolla e toyota camry lançada em 1983 a quinta geraçao do toyota corolla a e80 parecia ter sido desenhada com uma regua foi a primeira geraçao do corolla a ter traçao dianteira e motor transversal com exceçao do modelo ae86 que conservava o motor longitudinal e a traçao traseira e tambem foi a mais bem sucedida geraçao do corolla ate entao por mais mitico que seja o hachiroku foi justamente sua geraçao que estabeleceu a reputaçao que ele o corolla tem hoje a de um carro confiavel pratico e confortavel para uso diario a dianteira inclinada os tres volumes bem definidos e a area envidraçada grande nao tinham muita personalidade mas agradavam aos olhos por sua harmonia era como uma versao em escala do toyota camry v10 cuja primeira geraçao fez sua estreia naquele mesmo 1983 e tambem utilizava motor transversal e traçao dianteira arranjo mecanico que começou naquela epoca a ser adotado em massa pela industria automotiva mundial por seus beneficios a economia de combustivel e ao aproveitamento de espaço nos carros de uso diario [gallery columns= 4 link= file ids= 171597 171598 171599 171600 ] a semelhança entre corolla e camry um dos mais evidentes casos de family face nos anos 80 seguiu nas geraçoes seguintes e90 e v10 ambos eram evoluçoes de seus respectivos antecessores e adotaram linhas mais suaves com um visual mais integrado e ate hoje a toyota faz questao de manter a semelhança entre os dois carros ford granada cortina corcel ii del rey e escort mk3 o cara ai em cima parece um del rey quatro portas que cresceu demais mas na verdade e um ford granada seda de traçao traseira que foi vendido na europa entre 1977 e 1985 talvez voce lembre dele por causa daquele granada com motor v8 koenigsegg biturbo de 1 700 cv o ford cortina de quinta geraçao lançado em 1979 seguiu as mesmas linhas literalmente os farois retangulares a grade bem avantajada as lanternas traseiras horizontais e a harmonia entre os tres volumes da carroceria foi tambem em 1977 que a ford do brasil lançou o corcel ii que utilizava a mesma plataforma e a mesma mecanica do primeiro corcel lançado em 1968 porem com uma nova carroceria retilinea e inspirada nos ford europeus como o granada em 1981 foi lançado o del rey uma versao do corcel ii com uma nova traseira com o terceiro volume mais baixo e longo ficando mais precido com o granada e o cortina diga se ja o escort mk3 lançado em 1980 na europa e em 1983 no brasil oferecia uma interpretaçao diferente da identidade visual com uma dianteira mais inclinada e traseira mais curta ford escort mk4 ford sierra e ford scorpio a quarta geraçao do escort lançada em 1986 era uma reestilizaçao da terceira com novos farois mais arredondados; lentes lisas nas lanternas traseiras; grade embutida no para choque dianteiro menor e mais discreta; e linhas gerais mais suaves no mesmo ano de o ford sierra modelo que ficava imediatamente acima do escort na linha da ford ganhou seu primeiro facelift e o mesmo consistiu em adotar a identidade visual do novo escort exceto que com farois mais largos e consequentemente grade mais estreita o ford scorpio modelo lançado em 1985 que era feito com base no sierra porem de tamanho mais avantajado e posicionado como um modelo executivo ele tambem seguia a identidade visual do escort e do sierra [gt40 content search= ford widget= 1 ] opel kadett e ascona c senator a2 monza e corsa a a familia da opel nos anos 80 e sem sombra de duvida a que traz mais semelhanças entre seus membros o compacto corsa a que nao tivemos no brasil foi lançado em 1980 os farois trapezoidais com e as setas ao lado deles eram uma marca registrada dessa geraçao a mesma linguagem visual podia ser vista no kadett d lançado em 1979 e foi levada para o kadett e apresentado em 1984 o kadett era posicionado logo acima do corsa na linha da opel o opel ascona era a versao da opel para a plataforma j da chevrolet foi lançado em 1981 e deu origem ao nosso chevrolet monza no ano seguinte [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171615 171610 ] o opel rekord e de 1977 e sua versao mais longa o opel senator de 1978 tambem havia ainda a versao cupe do omega a o monza que seguia o mesmo estilo visual na dianteira e emprestou sua silhueta ao ascona/monza hatch
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.