depois de muito tempo eis a sexta parte outra vez peço desculpas mas a situaçao atual do pais me deixa com pouquissimo tempo para conseguir escrever um bom texto da ultima vez terminei mostrando pedacinhos de motor na palma de uma palida mao a mao em questao era a minha e os pedacinhos eram da sede da valvula de admissao do quarto cilindro que havia se partido na verdade se soltado em varios pedaços ja deveria estar trincada antes exatamente na hora da partida para sorte ou azar um dos pedaços ficou preso entre o espaço da sede e a coroa da valvula deixando a aberta e exatamente por isso que o motor havia travado arrastando as rodas ao se tentar dar tranco ao ter travado ja era possivel desconfiar que o pistao tambem tinha sofrido algum dano e tinha mesmo varias marcas na cabeça e impossivel de cogitar recuperar visto que o topo foi empurrado para baixo e prensou o primeiro anel de compressao pelo menos um pistao avulso de mesma especificaçao e em bom estado foi encontrado ja em relaçao ao cabeçote a camara ficou bastante marcada tambem mas era possivel salvar coisas que muita solda e uma boa retifica conseguem fazer nesse meio tempo enquanto o gts ficava parado resolvendo isso fui atras da barra de amarraçao inferior como nao conhecia tanta gente quanto conheço hoje optei por um modelo da imohr tubular a ideia era usar somente essa barra nao a superior simplesmente porque nao queria furar as torres dos amortecedores para a instalaçao da outra enquanto que essa era presa pelos parafusos originais do agregado nao creio que fosse preciosismo mas em um carro com esse vasto historico de torçoes bem que poderia ja ter colocado ambas de qualquer forma la fui eu para a oficina para a barra inferior ser instalada isso la no final de outubro de 2009 e os furos nao bateram de inicio pensei que fosse problema com a barra mas os furos sao oblongos entao provavelmente nao teriam usado um gabarito tao errado no quarto texto falei de uma trinca no kpo entre o tunel e a caixa de roda esquerda na ocasiao foi visto que nao era nada nas chapas apenas no revestimento mas isso indicava que o monobloco ja estava trabalhando uma pessoa um pouco mais esperta ja teria procurado alguma forma de minimizar as torçoes logo que viu isso eu fui fazer algo nove meses depois foi tempo suficiente para gestar uma trinca de uns quinze centimetros de comprimento e em torno de um centimetro de largura logo abaixo do suporte da bateria e ainda pariu gemeos porque abriu o agregado tambem trigemeos ja que para abrir o agregado e 1 cm de chapa entao as longarianas estavam mais separadas la foi o gts para o elias de novo em um trabalho meio expresso ja que precisava do gts o elias alinhou novamente a frente colocou o agregado no formato original e ja com a barra no lugar e soldou a trinca por causa do prazo o revestimento interno da chapa feito com bate pedra ainda nao estava seco entao para nao grudar no carpete ele colocou jornal e disse me para tirar em poucos dias porque ja estaria completamente seco pensando agora percebo que esse jornal ainda esta la antes disso tudo ja estava pensando em trocar os amortecedores que começavam a aparentar certa perda de açao provavelmente devem ter sofrido um pouco mais ainda na epoca das molas antigas aquelas que deixavam a frente oscilando como queria algo mais firme encomendei um par de tag dupla açao com 25% a mais de carga e ja que iria mexer na frente de novo aproveitei e ja adquiri aqui no df mesmo um jogo de buchas de balança em pu e de aluminio para o agregado nao queria verde mas era a unica cor que tinha as antigas da suspensao que tinham alguns meses ja estavam bem gastas enquanto que aquelas do agregado chegaram ao ponto de nem possuir mais a borracha em varios pontos finalmente a frente estava do jeito que desejava firme sem oscilar porem sem desconforto e para melhorar nao sentia toda aquela vibraçao que sempre falavam das buchas mais firmes nao guiava um liquidificador apenas um carro com a suspensao como deveria ser apos rodar um tempo sem problemas apenas descobrindo que minha querida capa de correia da autolatina era uma devoradora de correias dentadas resolvi procurar algumas peças para um futuro proximo estagio de preparaçao alem de passar a usar velas b8es mais frias nao resistivas e que realmente deram diferença para melhor no funcionamento entretanto tive que sucumbir a uma modificaçao que nao desejava bomba eletrica de combustivel como expliquei no texto anterior nao queria colocar tal peça por receio de ficar jorrando combustivel em partes quentes em caso de acidente podem ate considerar algo meio infundado mas lembro de ver uma corrida pela televisao la por meados dos anos 90 devia ser bpr ou algo parecido em que um viper bate de traseira e começa a pegar fogo apagaram o incendio algumas vezes porque a bomba ficou funcionando mesmo apos a pancada e o carro parar e provavelmente a chave geral nao funcionar fora isso era um 2e em um ap 1800 aspirado queimando gasolina nao tinha como precisar de algo alem da pequena brosol mecanica porem apos testes que incluiram andar sem o desborbulhador pude constatar que por mais que nao acreditasse a bomba mecanica limitava e o desborbulhador amarrava bem pouca coisa em alta mesmo sendo uma peça construida apenas para evitar que o carburador afogasse apos desligar o carro com o motor quente e que por sinal cumpria essa sua funçao de forma brilhante mas entao vamos a bomba trata se de uma bosch de gti usada que havia funcionado pouco tempo na gasolina o unico problema e que apos todos esses anos eu simplesmente nao lembro o modelo se e uma 018 044 ou 070 sendo que aquela que saiu no gol gti era a 070 enquanto a 044 e mais parruda e bem mais cara e a 018 nem sei de qual carro e mas tem no mercado pelas fotos acho que e uma 070 mesmo mas certeza so se retirasse do suporte e procurasse o codigo no corpo da peça como o conjunto todo precisa ser alterado entao foi providenciado um dosador antigo que mais tarde descobri ser da saudosa larus turbo junto com ele veio uma linha de combustivel em mangueira de alta pressao com trama no meio da borracha modelo usado em equipamentos hidraulicos com oito milimetros de diametro interno o filtro de combustivel usado foi um wega de gti que lembrava vagamente um barril de chopp em miniatura tanto bomba quanto filtro foram montados no lado direito do assoalho traseiro na altura do assento do banco traseiro com o filtro antes da bomba e fixados com abraçadeiras plasticas pode parecer gambiarra mas nunca apresentaram problemas aqui preciso abrir um pequeno parentese muito ja foi discutido sobre a posiçao certa de montagem do conjunto bomba e filtro se este montado antes ou apos a bomba ja vi relatos de gente que nao conseguia acerto porque o filtro posicionado antes oscilava muito a vazao ou mesmo limitava e tambem ja vi quem falasse que se estiver limpo nao ocorrem problemas fora os relatos de sujeira oriunda do proprio desgaste da bomba indo para o motor montei desse jeito mais por preocupaçao com sujeira indo para a bomba e so tive problemas com vazao uma vez exatamente por causa do filtro que ja precisava trocar hoje e meio unanimidade que o mais correto seria o uso de um pre filtro com menor capacidade de filtragem antes da bomba e o filtro propriamente dito depois mas digo que montaria outra vez do mesmo jeito sem arrependimento sobre a linha de combustivel o retorno para o tanque nao precisou de trabalho extra visto que por ser um modelo a gasolina a boia possui o retorno oriundo do desborbulhador entretanto esse retorno foi feito com o mesmo diametro da linha de alimentaçao entao teoricamente estaria sujeita a alteraçoes de pressao levando em conta o conjunto como um todo deixamos assim para ver o que aconteceria incluindo o desborbulhador funcionando e a bomba antiga atuando como tampao do bloco para minha surpresa o funcionamento mudou completamente principalmente em alta ja nao amarrava tanto e subia de giro muito mais liso que antigamente por nunca ter andado em um carro que antes usava um tipo de bomba e depois outro sem alterar mais nada nao pensava que o funcionamento alterasse tanto mas estava bem enganado uma boa surpresa que fez aquele meu receio de incendio martelar bem menos na minha cabeça dessa forma rodou um bom tempo so fazendo manutençao periodica e ja que nessas manutençoes um dos amortecedores traseiros começou a apresentar pouca açao ja veio logo um par de tag dupla açao dessa vez com 20% a mais de carga enquanto as molas permaneceram as originais igual ocorreu na frente ficou firme sem estar duro porem a traseira ficou um pouco mais alta fora isso ia procurando mais peças para uma proxima fase so que um dia em uma certa via com um certo carro de chapa oficial ao lado percebi que teria que adiantar meus planos por marcos amorim project cars #88
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