se considerarmos a estimativa media de 15 a 20 mil km por ano que um brasileiro roda com seu automovel o hodometro viraria a casa dos 100 mil km entre cinco anos 60 meses e seis anos e meio 78 meses o que voce acharia de completar esta quilometragem em pouco mais de tres meses periodo ate 26 vezes mais curto foi este o desafio que a suzuki propos ao seu proprio jipinho jimny dois modelos 4sun largaram de sao paulo no dia 6 de fevereiro para rodar 100 mil km em 100 dias usando seis pilotos que ralaram por 1 450 horas ao volante alguns deles conhecidos na turma dos track days em um circuito misto de cidade 4% rodovias 84% e fora de estrada 12% triangulando entre campo grande ms vitoria es e sao jose dos campos sp nesta semana eles completaram o desafio sobreviveram a uma lua de mel de 100 dias de convivencia ininterrupta the treta has been planted e cruzaram a reta de chegada no autodromo velo citta mogi guaçu e agora e hora de vermos como a dupla de jipes se saiu o desafio mais do que uma oportunidade para a suzuki expor seu produto para a midia realçando as qualidades de robustez do jimny por baixo da carinha de kei car ha um jipe com chassi da mesma bitola da mitsubishi l200 traçao seletiva nas quatro rodas com reduzida e suspensao do tipo trilink com eixo rigido na dianteira e traseira foi tambem uma oportunidade para a marca fazer um baita de um laboratorio com o produto tanto no sentido de se aferir desgastes e desenvolver melhorias quanto para se experimentar novos componentes por isso apesar de os dois jipes terem sido pinçados da linha de produçao um deles passou por um pente fino e teve todos os parafusos torqueados na exata especificaçao nominal alem disso o laranja largou com o oleo mobil super 5w 30 ecopower semi sintetico e o branco com o mobil 1 5w 30 sintetico e ambos utilizaram pneus pirelli scorpion atr 205/70 r15 para testa lo e homologa lo de vez no modelo 2015 tecnicos das duas empresas acompanharam todo o teste [gallery columns= 4 link= file ids= 10724 10727 10725 10720 ] os parametros monitorados ao longo do teste a suzuki monitorou diversos parametros alguns deles durante as revisoes feitas a cada dez mil km o mesmo de qualquer jimny vendido e outros de forma comparativa no começo e apos o termino do desafio no motor foram checados a compressao nas camaras de combustao possiveis vazamentos pressao de combustivel tensao das correias e controle de desgastes internos pela analise dos metais presentes no oleo exemplos ferro camisas de cilindro aneis cilindros comandos virabrequim bombas cobre buchas bronzinas rolamentos outros componentes niquel valvulas aluminio pistoes chumbo bronzinas cromo aneis e estanho ligas e outros componentes de acordo com o relatorio da mobil 1 a unica ocorrencia foi uma pequena diluiçao por combustivel considerada normal e dentro das tolerancias de uso de acordo com os tecnicos da marca eles estao considerando a adoçao do oleo sintetico na linha de produçao pois ele manteve suas propriedades lubrificantes com maior rigor ainda que houvesse muita margem em ambos os jipes o proprio presidente de suzuki do brasil luiz rosenfeld ponderou que apesar da alta quilometragem rodada em pouco tempo as condiçoes foram favoraveis para os motores ja que os veiculos praticamente nao enfrentaram congestionamentos e trabalhavam muito com fluxo constante para ver as imagens abaixo em alta resoluçao amplie e depois salve em seu computador [gallery link= file columns= 6 ids= 10704 10705 10706 10707 10708 10709 ] estas condiçoes constantes de rodagem tambem ajudaram no consumo de combustivel do motor 1 3 de 85 cv a 6 000 rpm e 11 2 mkgf de torque a 4 100 rpm classificaçao a no inmetro que apresentou media geral entre todos os motoristas de 12 3 km/l laranja e 12 1 km/l branco durante o teste foram feitas aferiçoes especificas em condiçoes controladas e o resultado obviamente melhorou saltando para 13 83 km/l outras areas monitoradas curva de performance de amortecedores e molas controle de atitude desgaste dos pneus desgaste dos componentes de freio folga do pedal e ajuste do freio de mao folga de pedal da embreagem e ponto de acionamento desgaste da embreagem e da bateria aferiçao dos torques dos parafusos do veiculo e integridade da carroceria no meio disso tudo voce pode se perguntar com razao qual a validade de um teste de durabilidade feito pela propria marca logicamente sempre havera brechas ainda que os carros sempre estiveram disponiveis para os jornalistas e convidados ao longo do teste e confesso nao me recordo de ter visto outra marca ter exposto relatorios tao detalhados contudo pelo lado da razoabilidade e considerando o historico de robustez quase militar dos jimny cujos componentes sao ultradimensionados ao ponto do absurdo uma das razoes principais para o seu alto preço na casa dos r$ 60 mil nao vejo razoes para nao considerar os dados como factiveis no dia da chegada tambem estavam presentes os concessionarios da suzuki para receber novas recomendaçoes para as revisoes em base da experiencia do teste uma delas se referia ao cuidado com o reabastecimento do fluido de limpeza dos vidros pois um dos veiculos acabou apresentando vazamentos nos esguichos devido a impurezas no sistema que foi abastecido em posto de gasolina detalhes acima estao as ocorrencias listadas pela suzuki fora um ou outro para brisa trincado e um pequeno vazamento no tambor traseiro de um dos jipes nao houve maiores problemas clique na imagem para ampliar linha 2015 do jimny 4sport e lançada a chegada do desafio dos 100 mil km no autodromo velo citta tambem foi palco do lançamento da linha 2015 do jimny fora os novos pneus pirelli scorpion as mudanças sao basicamente esteticas seu novo para choque dianteiro tem desenho mais moderno e integra melhor o engate dianteiro unico do mercado a oferecer este recurso de serie e tanto ele quanto o para choque traseiro agora sao feitos em peças modulares deixando de ser peça unica soluçao feita para baratear reparos localizados apos danos em trilhas e mesmo na cidade na lateral os flares dos para lamas foram redesenhados e a porçao inferior da porta agora exibe a cor do carro compare com o modelo antigo nas fotos acima e ha um side step na lateral traseira feito para facilitar o acesso ao rack de teto [gallery columns= 4 link= file ids= 10733 10734 10735 10736 ] cores prata preto branco vermelho verde amazonia verde tropical amarelo roxo laranja rosa e azul preços jimny 4all r$ 58 990 4sun com teto solar panoramico r$ 62 990 4sport o das fotos acima com snorkel r$ 64 990 4work sob consulta de acordo com a configuraçao ficha tecnica suzuki jimny 4sport motor bloco e cabeçote de aluminio quatro cilindros em linha transversal 1 328 cm³ 16v com acionamento por corrente cabeçote com duplo comando de valvulas variavel na admissao gasolina potencia 85 cv a 6 000 rpm torque 11 2 mkgf a 4 100 rpm transmissao manual de cinco marchas traçao seletiva nas quatro rodas com reduzida em modo 4×2 traçao traseira suspensao dianteira e traseira do tipo eixo rigido com sistema three link performance off road angulo de entrada 45º break over 31º saida 51º raio minimo de giro 4 9 m altura livre do solo 200 mm freios discos solidos na frente e tambores atras pneus 205/70 r15 pirelli scorpion atr todo terreno pneus lameiros sao opcionais dimensoes 3 67 m de comprimento 1 60 m de largura 1 70 m de altura e 2 25 m de entre eixos peso 1 060 kg itens de serie freios abs duplo air bag ar condicionado direçao hidraulica trio eletrico sistema de som radio + cd + mp3 + bluetooth e usb snorkel no sistema de admissao garantia 3 anos
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