para que serve um quadro por que pessoas pagam centenas de milhares ou ate milhoes de reais por uma pintura mesmo que ela nao seja bonita — ao menos nao no sentido tradicional da palavra a resposta e curta uma palavra so arte mas sera que o mesmo se aplica a uma ferrari stanced antes que voce ache que estamos divagando demais vamos colocar um pouco de contexto na coisa toda ha poucos dias espalhou se pela internet um album de fotos com uma ferrari modificada ate ai tudo bem carros de todas as marcas e modelos sao modificados fotografados filmados e expostos na web todos os dias as toneladas a gente ja se acostumou com isto e muita gente vive disso — nos inclusive so que o carro em questao e uma ferrari 348 rebaixada ao estilo stance e isto muda tudo a gente sabe que a definiçao de stance no mundo automotivo e a postura de um carro conferida pelo desenho da carroceria pela geometria da suspensao e pelo conjunto de rodas e pneus um carro de corrida com para lamas e rodas largas pneus gordos e alguns centimetros separando a borracha das bordas dos para lamas tem stance diferente do de um carro popular ou de um utilitario usado em trilhas mas todos tem a sua postura no entanto nos ultimos anos o termo stance passou a ser cada vez mais usado para referir se a uma vertente especifica de entusiastas seus gostos incluem mas nao estao restritos a suspensao baixa que pode ser fixa ou usar sistemas ajustaveis como bolsas de ar ou coilovers; rodas largas com bordas proeminentes; pneus mais estreitos que as rodas ficando com as paredes esticadas stretched e cambagem absurdamente negativa sao modificaçoes que utilizadas na medida certa sao funcionais — rodas e pneus mais largos e cambagem negativa podem melhorar a aderencia bem como rodas mais largas; e suspensao mais baixa e firme pode deixar o carro mais afiado dinamicamente acontece que na busca do visual perfeito — ou mais radical ainda que imperfeito — a galera do stance nao se importa em limitar ou mesmo abrir mao da funcionalidade de certos elementos de seus carros tudo para alcançar a estetica desejada nao e raro que se modifique a carroceria do carro a fim de ajusta lo as novas configuraçoes e ha quem leve esta empreitada ao extremo a ponto de alterar partes importantes da estrutura do carro como longarinas arcos de roda e para lamas sem se importar com as consequencias mas a gente nao esta aqui para criticar gratuitamente e sim para tentar entender esta ferrari para quem nao lembra a ferrari 348 nao e exatamente a mais querida das criaçoes de maranello ela foi lançada em 1989 e vendida ate 1995 e quanto a seu posicionamento na linha ocupava o espaço que hoje pertence a 488 gtb a diferença e que a 348 foi bastante criticada por sua dirigibilidade a avaliaçao da car and driver gringa na epoca do lançamento dizia que seu comportamento dinamico era imperdoavel e pelo desempenho do motor v8 de 3 4 litros que era suficiente para leva la ate os 100 km/h em 5 6 segundos com maxima de 275 km/h ate mesmo o proprio luca di montezemolo ex presidente da companhia disse em 2011 ao jornal britanico the telegraph que a 348 nao era uma boa ferrari e ja a chamou de maquina de m*rda que so faz barulho e nao se move e ainda foi confirmado por niki lauda [youtube id= kvrli3xgrae width= 620 height= 350 ] em 1 09 una macchina di merda che fa rumore e non si muove isto justifica transformar a 348 em um carro que por causa do stance nao consegue sair do lugar sem um sistema de suspensao ajustavel olhe como as rodas encostam nos para lamas do ponto de vista pratico bem nao uma ferrari por pior que seja ainda e uma ferrari ela tem um motor v8 central traseiro dois lugares e perfil em forma de cunha e foi feita para acelerar foi um trabalho bem feito aparentemente sim os responsaveis sao uma oficina japonesa chamada fers cru sim e um nome esquisito e pelo que da para ver no album do carro no facebook o carro pertence a outro grupo de entusiastas japoneses chamados slacker s haunt os para lamas foram refeitos bem como o para choque traseiro e parece que agora a 348 tem suspensao a ar ou seja pode ser levantada para permitir que o carro se mova agora nao foi a primeira vez que alguem modificou uma ferrari para fins de estetica; temos incontaveis exemplos aqui mesmo no flatout como a 458 italia nyan cat do dj deadmau5 ou as f40 exclusivas do sultao do brunei e no fim das contas cada um faz o que quer com seu proprio carro nao e so e preciso ter disposiçao para enfrentar as consequencias — que claro incluem criticas como em tudo o que qualquer pessoa pode fazer o que nos traz de volta a questao inicial sobre a arte quem curte carros adora falar de funçao sobre forma mas a funçao da arte e de certo modo a forma formas diferentes agradam pessoas diferentes eu teria esta obra do pintor surrealista espanhol salvador dali na sala da minha casa voce talvez nao e tudo bem voce pode nao considerar que o trabalho de alterar toda a suspensao e a carroceria de uma ferrari 348 com o proposito de satisfazer certas preferencias esteticas — que como sabemos muito bem variam de pessoa para pessoa e de grupo para grupo — e arte mas ha muita gente que acha que e arte sim e nao somos nos quem vai convence los do contrario nem voce nem ninguem tudo isso dito nao podemos esquecer um ponto essencial antes de tudo tudo mesmo um carro e um veiculo e por definiçao deve ser capaz de andar um carro que transformado em arte nao consegue mais andar direito e diferente de uma pintura ou escultura que foi criada com o unico proposito de ser arte e tambem e diferente da arte de modificar um carro para torna lo ainda melhor no que ele foi feito para fazer e mesmo dificil de entender
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.