FlatOut!
Image default
Lançamentos

Mais potência para o Toyobaru: Cosworth vai oferecer pacotes de até 325 cv!

Uma das queixas mais recorrentes sobre o Toyota GT86/Subaru BRZ é que, apesar de ser leve, orgânico e divertido, ele poderia ser um pouco mais potente — porque há quem ache que os 200 cv do boxer 2.0 não são o bastante. Atendendo aos pedidos dos mais exigentes, a Cosworth anunciou um pacote de modificações que pode dar ao Toyobaru até 330 cv!

A Cosworth nasceu nas pistas, desenvolvendo, entre outras coisas, motores para a Fórmula 1. Mas a companhia ficou famosa por seus componentes de alto desempenho para carros de rua — especialmente cabeçotes —, tendo seu nome associado a modelos clássicos como o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 ou o Ford Escort RS Cosworth (clique aqui para conhecer os carros de rua mais fodásticos da Cosworth!)

Agora, a Cossie anunciou uma mudança em sua estratégia, passando a oferecer pacotes de performance completos em vez de componentes isolados — para garantir que tudo funcione bem quando instalado no carro. E o primeiro carro a se beneficiar é o Toyobaru (Toyota GT86, Subaru BRZ e Scion FR-S).

A companhia diz ter usado os mesmos métodos empregados na Fórmula 1 e nas corridas de turismo para criar pacotes com engenharia de ponta e excelente custo-benefícios que são capazes de elevar a potência do Toyobaru a até 325 cv.

Contudo, a Cossworth diz que as modificações serão disponibilizadas em estágios. Em um primeiro momento, só o Stage 1, que eleva a potência para 230 cv, está disponível. Ele consiste em um sistema de escape de fluxo melhorado, coletor 4x2x1, recalibragem no módulo de controle do motor, termostato e emblemas Cosworth. O Stage 1 é subdividido nos Stages 1.1, 1.2 e 1.3 (você pode optar, por exemplo, só pelas saídas duplas de escapamento no Stage 1.1) e custa US$ 2.799 (R$ 6.300) no total.

O Stage 2, que deverá elevar a potência para 330 cv, também já está previsto, mas ainda não há detalhes sobre as modificações envolvidas. Também está nos planos um pacote para uso em pista que deverá elevar a potência para até 380 cv — será que eles vão turbinar o Toyobaru?