a ideia de dirigir um carro em alta velocidade fascina o ser humano desde a invençao do automovel no fim do seculo 19 hoje quase um seculo e meio depois ja quebramos a barreira do som sobre quatro rodas ha 17 anos agora o objetivo e outro passar dos 1 600 km/h 1 000 mph e o carro para isto ja esta sendo feito o bloodhound ssc ssc significa supersonic car o projeto foi anunciado por richard noble e andy green — o primeiro engenheiro e o outro piloto da força aerea real britanica o que ambos tem em comum e o fato de dividirem o recorde mundial de velocidade em terra por 29 anos o primeiro foi richard noble que ao volante do carro a jato thrust2 chegou aos 1 018 km/h [youtube id= mgo1m3gyfi width= 620 height= 350 ] em 1997 foi a vez de andy green com o thrustssc ele chegou aos 1 228 km/h quebrando a barreira do som em terra pela primeira vez isto aconteceu no dia 15 de outubro de 1997 exatamente 50 anos e um dia depois de chuck yeager quebrar a barreira do som pela primeira vez na atmosfera terrestre com o aviao a jato bell x 1 entao e natural que o projeto do bloodhound esteja nas maos destes dois homens [youtube id= nrildinxodm width= 620 height= 350 ] a construçao das primeiras maquetes começou em fevereiro de 2009 o carro usa uma estrutura de fibra de carbono — o monocoque — na dianteira nela vai o piloto deitado com os pes para a frente na traseira uma estrutura de aluminio billet e titanio parecida com a das aeronaves supersonicas na parte superior na parte inferior um chassi de aluminio abrigara o motor auxiliar e o subchassi para a suspensao [gallery link= file columns= 4 ids= 11944 11945 11946 11947 ] a estrutura posterior abrigara os motores um motor a jato e o motor auxiliar a combustao de inicio considerava se um v12 como motor auxiliar mas agora esta aparentemente decidido que sera um v8 de formula 1 projetado em 2010 ja o motor a jato foi fabricado pela rolls royce capaz de entregar 57 000 cv o motor gerara um empuxo de 9 toneladas quando colocar o carro em movimento [youtube id= odi92uy25zg width= 620 height= 350 ] ha ainda um terceiro propulsor — um foguete hibrido de 12 440 mkgf de torque primeiro o motor a jato levara o carro ate 480 km/h depois o foguete assumira a responsabilidade de dar o impulso ate os 1 609 km/h — 1 000 mph o motor de f1 ele na verdade e uma bomba de combustivel de 800 cv para o foguete com tudo montado o carro de 13 47 metros de comprimento pesara cerca de 7 800 kg o carro sera mais uma vez pilotado por andy green para aguentar as forças gravitacionais as quais sera submetido ele esta treinando em um aviao supersonico a razao e simples durante o impulso o sangue do corpo de green ira para a cabeça na frenagem para os pes — e ele podera perder a consciencia neste processo voar de ponta cabeça em um aviao supersonico reproduz estas condiçoes e o da mais resistencia falando em freios recentemente foram revelados os freios do bloodhound ssc por tras das rodas de aluminio forjado de 36 que pesam 95 kg cada — e vao girar a ate 10 000 rpm submetendo se a forças de 50 000 g no centro da roda a equipe do bloodhound calculou exatamente a distancia total do percurso para que as distancias de aceleraçao e frenagem sejam identicas — como a velocidade sera medida em duas tentativas isto evitara que se precise rebocar o carro para o local de partida — vai ser so vira lo para o outro lado e acelerar de novo [youtube id= ds7x9vbpehu width= 620 height= 350 ] o carro vai parar usando freios a ar e para quedas mas serao os freios a disco que vao garantir que o carro freie no ponto exato para tal os freios serao ativados em sequencia a 1 287 km/h serao os freios a ar depois aos 965 km/h os para quedas por fim os freios a disco entrarao em açao aos 320 km/h o recorde sera medido no deserto de hakskeen pan na agrifrica do sul por que nao bonneville voce deve ter se perguntado porque o sal e muito duro e e preciso uma superficie mais macia como a areia para garantir que o carro acelere e freie de forma segura o que se sabe e que a pista tera 19 km de extensao — o suficiente para garantir que o carro chegue aos 1 600 km/h em 55 segundos e esteja totalmente parado no exato ponto onde a pista acaba os primeiros testes em terra estao previstos para começar em 2016 ate la muita coisa no projeto pode mudar — afinal eles estao trabalhando com calculos e testes em terra e experimentando diferentes soluçoes para conseguir seu objetivo quebrar o recorde anterior por uma margem de 33% — a maior da historia se depender da experiencia dos caras apostamos que eles vao conseguir e mesmo que nao consigam a principal razao para que o projeto seja levado a cabo e inspirar toda uma nova geraçao de cientistas e engenheiros a buscar soluçoes inovadoras para melhorar a vida da humanidade e que melhor maneira de conseguir isso do que pilotando um carro a mais de 1 600 km/h [ fotos divulgaçao ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


