fala pessoal dando continuidade a terceira parte desse projeto e mais uma vez agradecendo a receptividade de todos os leitores que contribuem com informaçoes e fatos nos comentarios muito obrigado bora pra historia que hoje o texto e mais longo como disse no final da parte dois apos alguns atrasos na entrega da oficina e as primeiras peças custom instaladas aproveitei pra rodar com ela um pouco ate me acostumar com a moto e amadurecer de fato como seriam os detalhes do projeto que eu bolava na minha mente pesquisando nos blogs foruns e paginas do facebook buscando informaçoes em como proceder mas como felicidade de gearhead nao dura muito sem precisar de alguma manutençao la veio outro problema pouco mais de um mes depois rodando com a cg desde que havia comprado ela eu estava rodando sem ainda ter abastecido e como tambem havia tirado o painel original e trocado so por um velocimetro universal sem marcador de combustivel a maneira pra calcular a quantidade de gasolina restante tinha que ser no sistema otico leia se aqui zoiometro com dizemos no interior num começo de noite fui buscar um lanche pra mim e pra patroa numa lanchonete na volta aproveitei pra passar no posto de gasolina e mandei completar o tanque nao consegui suportar a felicidade em ver que com menos de 40 temers o tanque ja estava cheio montei na motoca feliz da vida e rumei pra casa chegando ao meu destino começo sentir um cheiro de gasolina muito forte e ao parar e descer sinto minha calça molhada no momento pensei que tivesse voltado a ser criança mas notei que a moto estava toda respingada e as carenagens laterais com a tinta escorrendo por causa do combustivel que vazava comecei procurar de onde estaria vindo o vazamento e notei que no espaço onde se encontravam o tanque e o banco da moto havia um adesivo plastico preto que estava solto com por causa da gasolina com certeza o antigo dono quando teve o mesmo problema colocou o adesivo ali na tentativa de tampar algum furo no tanque e andava com combustivel pela metade ou menos da capacidade para que nao vazasse quando vendeu a moto a oficina com certeza nao se atentou a esse problema e eu fui o sortudo quem descobriu isso da pior maneira como ja era mais de 20h guardei a moto vazando o precioso liquido na garagem pra levar na oficina novamente pela manha no outro dia quando vou pegar a moto havia uma poça enorme de combustivel espalhado pela garagem e fiquei morrendo de raiva por causa daquela gasolina toda desperdiçada nem preciso dizer que a patroa ficou uma arara por causa do cheiro forte de combustivel que infestou a casa por dias evitei dar partida na moto e fui empurrando pelos dois quarteiroes ate a oficina onde comprei com medo do calor do motor ou do escape incendiar o combustivel que tinha vazado e se espalhado pela moto toda e a merda ser maior ainda deixei com o mecanico explicando o acontecido e combinei de passar no final do dia pra saber a dimensao do problema saindo do serviço na oficina e o responsavel me informa que nao havia um furo mas sim dois bem pequenos na base do tanque causados por ferrugem bem onde havia o tal adesivo e que seria necessario soldar pra resolver o problema o tempo pro conserto seria de uma semana assim la vou eu igual cachorro sem osso pra casa triste por ficar mais uma semana inteira sem a motoca o curioso disso e que por mais que fazia pouco tempo que eu tinha comprado a moto e ela nao estava nas melhores condiçoes de estetica eu ja movia um sentimento enorme por ela como trabalho num escritorio de contabilidade toda oportunidade que eu tinha de sair pra visitar um cliente pra levar algum documento ou ir ao banco pra pagar uma conta era motivo pra andar de moto e assim passei a fazer os meus dias um pouco mais felizes aos finais de semana pelo menos nas sextas feiras saia do trabalho ia pra casa tirar o uniforme e saia pela cidade andando sem rumo so pra espairecer a moto tinha virado minha terapeuta mas por causa desse problema realmente a cg ia fazer falta passados os sete dias do prazo volto pra oficina e quando chego vejo a moto toda empoeirada num canto ainda desmontada o mecanico me informa que ainda nao tinha conseguido soldar o tanque porque os funileiros da cidade estavam com medo de fazer o serviço todo mundo aqui acho que sabe como realmente e perigoso soldar um tanque devido ao risco da presença de residuos de combustivel e principalmente gases no seu interior que podem inflamar e literalmente explodir o tanque e o soldador juntos pra isso deve ser feita uma limpeza muito cuidadosa antes com sabao e outros removedores de residuos para que isso nao ocorra o que diga se de passagem nao e muito dificil como nenhum funileiro segundo o mecanico estava topando fazer o trabalho a loja mandaria o tanque pra uma cidade vizinha pra ser feito o conserto foi me dado um prazo de mais 15 dias e eu quase entrando em depressao a essa altura concordei passado alguns dias estava eu na academia quando um amigo me fala de um cara que tinhamos estudado junto na epoca do ensino fundamental que nas horas vagas trabalhava numa oficina particular perto da minha casa e que talvez topasse fazer o serviço vi ali uma fagulha de esperança e fui atras do mateus era a noitinha chego na oficina abarrotada de peças de carros motos e sabe se la mais o que me apresento e falo do meu problema o tio chico apelido pelo qual o pessoal conhece a figura aqui na cidade pensou um pouco e aceitou fazer o serviço levei o tanque pra ele num dia e no outro me entregou pronto deu vontade de estourar um rojao e abrir uma champanhe o cara de uma maneira genial lavou o tanque com uma soluçao usando vinagre esses mesmo de temperar salada pra limpar os residuos e depois tapou os buracos que eram do tamanho de um buraco de agulha aquecendo estanho a ponto dele derreter e tampar os buracos do tanque assim nao haveria necessidade de usar solda com fogo evitando o risco de algum acidente serviço simples e rapido e que saiu praticamente de graça feliz da vida levei de volta o tanque pra oficina onde estava a moto pra remontar tudo era uma sexta feira e ja aproveitei pra dar aquela volta marota pra matar a saudade nesse meio tempo eu ja tinha decidido mais alguns detalhes do projeto e estava a procura de quem pudesse botar a mao na massa e fazer a parada sair do papel novamente faço uma visita na oficina do tio chico tambem conhecida por moz e falo pra ele da minha ideia o mateus e meio famoso aqui na cidade pelas maluquices que ele apronta desde moleque uma vez inclusive caiu de bicicleta num rio que corta a cidade quebrou o braço e teve que colocar uma chapa de platina pra consertar ate nos ossos o cara deu um jeito de fazer funilaria se tivessem remendado o braço dele com arame com certeza seu apelido seria chevette piada interna que ele vai entender rs como eu sabia que ele gostava de mexer em motores aircooled e estava reformando um opala luxo do zero pensei que ele poderia se interessar tambem em encarar a customizaçao da moto prontamente ele topou e ja começamos estudar o que fariamos e por onde começar com poucos dias ele ja tinha o gabarito da rabeta da moto feito de papelao pra termos uma ideia das medidas isso era por volta de novembro de 2015 e logo eles iriam mudar a oficina de barracao acertamos entao que depois da mudança ele começaria mexer na moto no inicio de janeiro de 2016 assim passei a pesquisar os detalhes do projeto e foquei em encontrar o tanque ideal pra ela o original da cg four stroke estava descartado simplesmente porque ja tinha visto alguns projetos onde foram usados e eu nao gostei do resultado a duvida era entre os modelos usados nas suzuki intruder honda turuna e cg bolinha cada um tem sua particularidade na questao de desenho e silhueta os modelos da intruder eram os mais faceis de achar em bom estado e eram mais baratos porem muito arredondados o da cg bolinha e turuna sao os mais comuns usados em projetos bratstyle cafe racer e afins aqui no brasil pelo visual classico o bolinha oferece uma linha mais suave pra moto dando um ar mais sofisticado enquanto o da turuna mais robusto e quadrado da um ar mais bruto uma cg de primeira geraçao tambem conhecida por bolinha destaque para o tanque mais arredondado suzuki intruder customizada no estilo scrambler honda turuna em estado original atençao para a capa da tampa de combustivel visitando os grupos de venda do facebook encontrei um tanque de turuna que estava em florianopolis entrei em contato com o vendedor o jardel que tambem trabalha com custom de motos muito gente fina que na epoca estava montando uma intruder 250cc estilo bobber muito legal no negocio acabei fechando com ele o tanque e um guidao morcego que cairia com uma luva no que eu tinha imaginado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120246 120247 ] como era o tanque e o guidao morcego antes da reforma na minha lista entao os itens principais do projeto ja estavam resolvidos faltando decidir pintura e ai que entra outra figura que tambem foi importantissima pro desenvolver dessa historia um belo dia ainda bem antes da ideia de comprar a moto achei no facebook um cara escondido numa cidade chamada sao bento do sul sc conhecido por ronnie frança que vendia produtos nacionais e importados para estetica automotiva alem de ter tambem uma oficina especializada nessa parte a rf embelezamento automotivo com trabalhos de polimento e detalhamento que nunca vi igual nessa epoca comprei dele uma cera importada flanelas e um removedor de ferrugem que ia usar no para choque de um fusca que meu pai tinha comprado muito gente boa e prestativo passei entao a acompanhar seus trabalhos pela rede social quando comprei o tanque que estava em floripa entrei em contato com o ronnie que tambem e de santa catarina e perguntei por acaso se ele toparia dar uma olhada na peça e me passar um orçamento de quanto custaria uma reforma completa e um belo trato na pintura como ja acompanhava os trabalhos dele por quase um ano no facebook eu realmente queria que ele topasse esse trabalho e sabia que ele teria algumas ideias fora da caixa que era o que eu procurava pra esse projeto isso porque o ronnie e dono de um chevette eurolook animal com uma pintura estilo militar muito diferente e que realmente me chamava atençao como sabia que era ele quem tinha pintado o carro com tintas especiais e tal logo imaginei que era o cara certo pro serviço combinado o serviço e o preço aproximado pra reforma total o tanque foi enviado pra que pudesse começar os trabalhos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120248 120249 ] cheva do ronnie com direito a aros bbs originais e suspensao ar o camuflado e feito com tinta fosca mesmo nada de adesivo trampo nivel gringo quando o tanque chegou foi constatado que o estado dele era bem pior do que a gente imaginava com bastante ferrugem interna que precisaria ser eliminada foi feita toda a reforma externa pra remover as imperfeiçoes e amassados e internamente varias e varias lavagens pra remover a sujeira finalizando com um banho de removedor de ferrugem pra segurar a oxidaçao foi dado o banho de primer e entao so faltava escolher a cor que seria usada como devem ter notado o tanque original da turuna tem uma capa que cobre a tampa de combustivel vide foto dos tanques acima por isso eles possuem uma alça onde essa capa era presa cheguei a procurar a tampa original pra comprar ma sos preços eram absurdos no mercado livre tinha um vendedor pedindo r$800 em um modelo original por essa razao na reforma essa alça foi removida pra futuramente ser usada uma tampa universal [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120250 120251 ] um belo dia o ronnie me manda estas fotos uma triumph bonneville customizada pela tmc tarso marques concept inspirada na pintura da mclaren mp4/4 de ayrton senna na decada de 80 senna na sua epoca de ouro com a mclaren mais iconica do automobilismo a ideia dele era fazer uma pintura como se fosse um tributo ao mito brasileiro que tanto nos alegrou numa epoca tao marcante da formula 1 abracei a ideia na mesma hora faltava entao decidirmos os tons certos pro trabalho a minha vontade era usar algum tipo de tinta especial e optei pelo branco perola o mesmo usado nos modelos mais novos da mitsubishi pajero e o vermelho foi escolhido o mesmo usado nos vw gol da sexta geraçao por ser uma cor viva e nao tao gritante porem nessa mesma epoca começou um periodo de muita chuva na regiao de sao bento do sul e sem tempo firme nada de pintura as chuvas se estenderam por mais de um mes e isso acabou atrasando mais do que imaginavamos o decorrer do projeto ainda mais porque dependiamos do tanque pra ter noçao das medidas da traseira side plates e mais alguns detalhes mais assim por todo final do ano de 2015 o projeto nao se desenvolveu passado o final do ano no inicio de janeiro pingou essa imagem no chat do facebook enviada pelo ronnie [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 120255 120256 ] so nisso ai ja deu pra reacender a expectativa e começar imaginar como ficaria o projeto finalizado postei essa foto num dos grupos de custom do fb e em menos de 24h teve mais de 900 likes isso porque nao estava nem mesmo com acabamento e ja dava pra ver o nivel do trabalho mais alguns dias e o tanque estava nas minhas maos eu evitava ate mesmo tocar pra nao manchar o polimento que dava pra servir de espelho de tao perfeito a empolgaçao era tanta que ate me esqueci de tirar foto shame on me nessa epoca o tio chico terminava de fazer a mudança pro barracao novo bem maior e assim ja iamos poder a colocar a mao na massa de verdade com o tanque em maos foi possivel fazer os ajustes e medidas finais pra traseira e ver como se encaixaria no quadro de fato a rabeta foi toda feita e chapas de aço dobradas e soldadas [gallery link= file ids= 120257 120258 120259 ] o modelo escolhido foi baseado no padrao bullit por ser mais facil de fazer se comparado com as traseiras bundinha de abelha mais arredondadas tipicas das cafe racers classicas assim na traseira ja seriam embutidas a lanterna de freio setas e o suporte de placa que ja serviria de para lama detalhe que por lei as placas devem ser iluminadas entao tive o cuidado de adquirir uma lanterna de freio de led que ja tivesse essa funçao decidimos tambem que a traseira iria servir como esconderijo para a fiaçao da moto toda e tambem iria armazenar a bateria porem nao caberia tudo entao ficou so usamos pra esconder os fios e fizemos um suporte pra esconder a bateria proximo ao carburador que seria tapada por side plates tudo feito com chapas de aço dobradas o escape tambem foi feito a mao aproveitando o original inclusive flauta e manta somente reduzindo seu tamanho e dobrando pra que passasse por debaixo do motor ao inves da lateral da moto o ronco ficou um show a parte [gallery columns= 4 link= file ids= 120263 120264 120265 120266 ] [youtube id= waffbhqpq3g width= 620 height= 350 ] assim a moto foi toda desmontada deixando somente no quadro que estava com a pintura bem judiada nesse ponto mais uma surpresa desagradavel a balança peça do quadro onde fica o aro e a suspensao traseira estava torta provavelmente por causa de alguma pancada que a moto deve ter sofrido de lado com algum dono anterior que tambem deve ter negligenciado o conserto da maneira certa por isso o eixo que prende a balança no quadro ficou gasto de um lado e depois quando fomos desmontar foi necessario fazer um enchimento pra compensar o desgaste essa moto deve ter passado por uns maus bocados o que rendeu ate mesmo um apelido por parte da minha esposa que a chama de sarah connor em alusao a personagem do filme exterminador do futuro mandei pra ser feito jato de areia na estrutura toda e depois repintar nessa altura ja sabiamos que o destaque na moto seria justamente a pintura entao decidimos por seguir o exemplo da triumph feita pela tmc e deixar o restante da moto mais apagado com motor e quadro pretos o quadro foi pintado de preto fosco com tinta pu vinilico com o jateamento o quadro ficou com uma textura levemente rugosa e com pintura fosca acabou por ficar com um acabemento muito legal o motor tambem foi pintado porem com spray preto e teve as aletas e emblemas honda polidos pra dar um destaque mais sofisticado do que somente o preto chapado o resultado ficou muito bom aqui vai um conselho pra quem pensa em pintar motores e outras peças que recebem sujeira diretamente procure uma tinta mais resistente e nao poupe demaos assim voce evita ficar dando retoques frequentes caso descasque no meu caso o spray ate aguentou mas em areas de contato como tampas e perto dos pedais a tinta desgastou alem de que qualquer respingo de gasolina era suficiente pra tirar a pintura [gallery columns= 4 link= file ids= 120269 120270 120271 120272 ] a moto ja estava tomando forma e chegando ao final da montagem e era hora de providenciar o banco fui ate um tapeceiro da minha cidade com algumas fotos pra servir de base sobre como eu queria que fosse feito junto da rabeta pra ter noçao das medidas o cara olhou fez algumas perguntas e me perguntou qual seria a cor e o acabamento da costura optei por um courino cor de cafe dois dias depois passo pra ver o resultado o tapeceiro antes de me mostrar me diz que fez algumas alteraçoes no que eu tinha pedido porque segundo ele se fosse fazer igual as fotos que eu mostrei ia ficar com pouca espuma e o banco ia ser muito duro ele remexe num canto e me entrega um bloco de espuma encapado com cor de coco de um palmo de altura todo tordo e completamente diferente do que eu tinha mostrado como queria fiquei sem açao na hora e a unica coisa que consegui fazer foi guardar aquela bomba no porta malas do carro e esquecer por algumas horas depois que tinha me acalmado resolvi testar pra ver como ficava era uma coisa tao sem proporçao e base que o banco chegou ficar mais alto que o proprio tanque desproporcional e muito mas muito feio assim preferi simplesmente descartar aquilo e procurar outra soluçao eram dinheiro e tempo jogado fora que iria atrasar ainda mais alguns dias os terminos do projeto nessa altura a ideia de manter o projeto como uma customizaçao de baixo custo ja tinha ido pro espaço ainda na novela do banco me lembrei do diego lucas um cara que tinha conhecido tambem via rede social e que trabalhava com custom de motos e fazia peças de fibra de vidro e produtos em couro feitos a mao entrei em contato contei a historia e ele topou fazer o problema era que o cara mora em machado mg e precisaria mandar a rabeta pra que ele tirasse as medidas e moldasse a espuma da maneira certa em cima da peça pra quem ja estava com a corda no pescoço o que era mais alguns dias no final das contas mandei a peça pelo correio e em menos de uma semana ja estava pronto o trampo perfeito a cor escolhida foi um caramelo pra dar um pouco mais de destaque pro trabalho [gallery link= file ids= 120273 120274 120275 ] a essa altura ja estavamos no final de abril e eu tinha estabelecido o limite pra ter a moto pronta pro inicio de maio entao teria aproximadamente um mes pra correr com o restante a rabeta tambem foi enviada pra pintura junto com as side plates e o ronnie mais uma vez acertou em cheio no acabamento a traseira recebeu o mesmo esquema de cores do tanque seguindo aproximadamente o mesmo padrao que foi usado nas mclarens da f1 nas placas laterais optamos por pintar de branco com uma linha fina vermelha nas bordas e com um numero um e a assinatura do mito no centro deixando clara qual era a inspiraçao do projeto detalhe aqui que optei por deixar a cor branca como predominante assim nao teria necessidade de ter mais gastos com alteraçao de cor no documento [gallery columns= 4 link= file ids= 120276 120277 120278 120279 ] banco pronto peças quadro motor e aros pintados era hora de remontar de decidir a stance que a moto teria com base na medida dos pneus que seriam usados minha ideia era dar um ar um pouco mais robusto pra moto optando por pneus maiores com medida 120/90 mais ou menos porem fizemos alguns testes usando um aro de cb750 sete galo pois tem o mesmo diametro que a da cg 18 polegadas porem usa pneus 110/90 enquanto da cg e 90/90 na traseira os pneus maiores encaixaram e ainda sobrou espaço o problema foi na dianteira cuja largura entre as canelas da suspensao nao e muito grande e os pneus 110 nao caberiam na epoca pensei em instalar a dianteira de cb 250 twister por ser mais larga que a da cg e suportaria os pneus mais largos porem os preços que encontrei beiravam r$500 e achei um pouco caro so pra uma questao de estetica ficando com a frente original e pneus tamanho padrao como a moto teria um aspecto mais puxado pro racing escolhi um modelo de pneus mais slick mas que nao tirasse a segurança ao andar por terrenos com terra ou com asfalto mais acidentado optei pelos pirelli street demon modelo muito usado por motos da mesma cilindrada que a minha cg e tem uma boa durabilidade e pegada os aros eu mantive os originais raiados porem foram pintados de preto fosco assim como os cubos tambem com o pu vinilico as raias mantive cromadas a essa altura ja estavamos no final de abril e eu tinha estabelecido o limite pra ter a moto pronta pro inicio de maio entao teria aproximadamente um mes pra correr com o restante era hora de se preocupar com os detalhes finais de acabamento e escolher as bijuterias que iriam dar o toque final na moto se voce quiser ver como continua essa historia fique ligado no proximo capitulo desse programa nesse mesmo canal nesse mesmo horario ;d por felipe queiroz project cars #379
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