em 1965 carroll shelby ja era famoso por fazer o shelby cobra um roadster ingles com coraçao americano que voce so nao conhece se nasceu ontem o mustang havia acabado de ser lançado e a ford conhecia seu potencial chamando entao shelby para extrai lo o resultado foram os lendarios shelby gt350 e gt500 mas destes uma serie especial se destaca os gt350 feitos sob encomenda da locadora de automoveis hertz esta e a historia do shelby gt350 h o melhor carro de aluguel do mundo naquele ano o mustang mais potente que existia era o modelo equipado com o motor windsor hipo high power — um v8 de 289 pol³ 4 7 litros capaz de entregar 275 cv a 6 000 rpm e 43 1 mkgf de torque era o suficiente para que o stang fosse um sucesso imediato mas a ford queria mais e shelby sabia exatamente o que fazer o ponto de partida foi o mustang fastback lançado um pouco depois da estreia do cupe hardtop e do conversivel ainda que o texano seja famoso pela frase there s no replacement for displacement — que vamos traduzir como nao ha melhoramento como mais deslocamento para manter a rima — ele nao aumentava o volume do motor 289 para ganhar mais potencia ele preferiu modificaçoes mais simples coletor de admissao de aluminio carburador holley de corpo quadruplo e sistema de escape retrabalhado garantiam que a potencia subisse para 310 cv e o torque para 45 5 mkgf — o suficiente para que o carro acelerasse ate os 100 km/h em 6 5 segundos e arranhasse os 200 km/h — lembre se na metade dos anos 60 so havia uma transmissao disponivel — uma borg warner de quatro marchas o eixo traseiro de ford falcon era substituido pelo do ford galaxie mais resistente e o carro tambem ganhava freios maiores na dianteira a disco kelsey heyes de 11 polegadas e na traseira a tambor [youtube id= _6manww1gss width= 620 height= 350 ] eram tambem feitas modificaçoes para ficar mais leve o capo era substituido por uma peça de fibra de vidro e nao havia banco traseiro — este dava lugar ao estepe e sua remoçao tambem permitia que o carro competisse na scca cujas regras so permitiam carros de dois lugares os carros eram todos pintados de branco wimbledon white com faixas azuis guardsman blue perto das soleiras — as classicas faixas que percorriam o capo o teto e o porta malas eram opcionais bem como as rodas cragar de magnesio — e quase todos os donos pediam por elas o que torna dificil encontrar hoje um carro que nao tenha as faixas e as rodas foram feitos no total 562 shelby gt350 naquele ano — incluindo 34 gt350r de competiçao para 1966 o gt350 ganhou alguns itens de conforto e o banco traseiro voltava como opcional tambem foram introduzidas mais cores — vermelho azul verde e preto tambem era oferecida uma transmissao automatica de tres marchas como opcional alem de um compressor mecanico paxton — curiosamente pouquissimos carros foram equipados com o compressor que elevava a potencia para 440 cv visualmente o carro ganhava uma pequena janela na coluna traseira no lugar das saidas de ar alem de entradas de ar funcionais para os freios contudo dos 1 373 carros produzidos em 1966 os primeiros 252 ainda usavam a carroceria do mustang 1965 — o que causa uma pequena confusao sobre a identidade dos gt350 de 1966 o que importa aqui contudo e que foi em 1966 que carroll shelby fechou uma parceria com a locadora hertz para produzir uma serie especial do gt350 para aluguel como conta a ediçao de maio de 1970 da car and driver os carros nao eram muito diferentes de um gt350 normal — o que nao era de forma alguma ruim o maior atrativo segundo a revista era o fato de poder dirigir um esportivo sem ter que comprar um esportivo a parceria começou com a ideia de que shelby produzisse entre 50 e 100 carros para serem distribuidos entre as unidades da rede hertz contudo o programa foi um sucesso absoluto e naturalmente a hertz continuou encomendando carros — ate que o numero chegou a 1 003 unidades [gallery link= file columns= 4 ids= 12062 12056 12050 12060 orderby= rand ] dizem que o carro mais rapido do mundo e um carro alugado em um tempo menos politicamente correto isto era levado a serio — com uma taxa diaria de apenas 17 dolares ou entao 17 centavos por km rodado muitos hertz foram usados em competiçoes de arrancada e alguns ate eram devolvidos com furos no interior indicando a instalaçao de gaiolas de proteçao alguns iam mais longe alugando os carros so para tirar o motor e colocar em seus mustang originais correr com eles no fim de semana colocar o motor de volta e devolve los a locadora depois de usados ate o limite os carros eram devolvidos a ford que os recuperava e vendia como shelby gt350 h [gallery columns= 4 link= file ids= 12074 12073 12071 12070 ] o shelby gt350 h que esta no imaginario coletivo e preto com faixas douradas — uma combinaçao classica sim mas nao era a unica dispoinivel tambem foram feitos carros brancos vermelhos e azuis se voce fosse comprar qualquer um deles talvez conseguisse ate um belo desconto pois mesmo restaurados ainda eram carros submetidos a muito abuso sendo assim varios deles acabaram sendo destruidos por nao haver quem os comprasse porem com o passar das decadas seu valor foi sendo reconhecido e o preço deles nao parou de subir desde meados da decada de 90 — hoje um shelby gt350 h nao custa menos de us$ 150 mil r$ 340 mil [gallery columns= 4 link= file ids= 12061 12057 12059 12055 ] em 2006 o gt350 h fez 50 anos e para comemorar a ford lançou o shelby gt h foram produzidas 500 copias todas pretas com faixas douradas e cada uma delas recebeu um leve aumento de potencia em relaçao ao mustang gt na qual foram baseadas as modificaçoes feitas pela ford racing incluiam um novo sistema de admissao e escape e garantiam 25 cv a mais sobre os 305 cv do gt totalizando 330 cv foram feitas 500 unidades que assim como em 1966 so estavam disponiveis para locaçao na hertz — uma homenagem justa a um verdadeiro classico americano [ fotos divulgaçao steve sexton ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.