Embora seja mais conhecida por seus sedãs prateados sem muito tempero na dinâmica e no design, a Toyota tem um passado bem sucedido no ramo esportivo nas ruas e nas pistas — basta lembrar do primeiro esportivo japonês, das várias gerações do Celica e do Supra, ou de seus esforços em Le Mans, no WRC, na Indy e na Nascar.
Curiosamente, a Toyota nunca se preocupou muito em criar versões esportivas de seus carros comuns — por versões esportivas entenda modelos com motor mais potente, suspensão recalibrada e visual mais agressivo. O máximo que você pode ter atualmente são kits de performance da TRD, que não são radicais como um modelo criado por uma divisão esportiva. Mas esta história pode mudar em alguns anos.
Como você talvez saiba, o atual CEO da Toyota, Akio Toyoda, é um grande fã de automobilismo. Desde 2009, quando assumiu a liderança da fabricante, ele é presença constante no grid das 24 Horas de Nürburgring (como piloto, que fique claro) e já declarou em diversas oca