com o iminente fim dos motores naturalmente aspirados de alto desempenho perguntamos aos leitores quais eram os motores sem induçao forçada mais fodasticos entre os carros esportivos e sao muitos tantos que a lista com as respostas ja foi dividida em duas partes confira aqui e aqui agora vamos a terceira e ultima feita quase totalmente com as sugestoes de voces bmw s85 sugerido por michel ts qualquer carro com motor v10 ja e naturalmente especial como voce bem deve saber se em vez de um supercarro com motor central traseiro o carro em questao for um seda ou perua fica ainda melhor e exatamente este o caso do m5 da geraçao e60 ou e61 no caso da perua aquele que foi projetado por chris bangle e por isso costuma ser mais lembrado por sua mecanica e seu desempenho do que pelo visual e sendo honestos a gente nem acha ele tao feio assim mas a gente esta aqui para falar do motor inspirado pelos anos em que a bmw forneceu motores para a equipe williams de formula 1 o chamado s85 era um monstro de cinco litros com comando duplo nos cabeçotes sistema variavel vanos na admissao e no escape taxa de compressao de 12 1 e linha vermelha do conta giros a 8 250 rpm o motor e refrigerado por um radiador duplo cada um dedicado a uma das bancadas de cilindros e o sistema de injeçao tem corpos de borboleta individuais [youtube id= kllnclkkzb8 width= 620 height= 350 ] o resultado eram 514 cv a 7 750 rpm e 53 mkgf de torque a 6 100 rpm tornando o s85 um dos poucos motores a produzir mais de 100 cv por litro com ele o m5 era capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 328 km/h no caso do m6 que tambem usou o s85 sao 4 1 segundos para chegar aos 100 km/h honda k20 sugerido por xrs250 este e bem conhecido dos brasileiros o honda k20 chegou ao brasil na decada passada no cofre do honda civic si o seda e considerado um dos melhores esportivos ja vendidos por aqui e nao e para menos o quatro cilindros entrega 192 cv a 7 800 rpm e 19 2 mkgf de torque a 6 100 rpm suficiente para chegar aos 100 km/h em 7 9 segundos com maxima de 215 km/h mesmo com a mecanica completamente original um belo sistema de escape faz maravilhas por seu ronco e com diametro x curso de 86x86mm o k20 e capaz de girar a ate 8 400 rpm dependendo de sua aplicaçao isto sem falar no comando variavel i vtec que proporcionava uma variaçao mais linear no comportamento do motor a medida que o giro subia sem o solavanco caracteristico dos motores anteriores [youtube id= nhg3yiwi5m4 width= 620 height= 350 ] honda integra type r e seu sonoro k20 no honda civic type r japones por exemplo sao 221 cv a 8 000 rpm e limite de giro de 8 600 rpm e mais trata se de um motor bastante robusto e over engineered e comum que com modificaçoes no sistema de alimentaçao modulo hondata e componentes reforçados se atinja os 300 cv sem prejudicar tanto o uso diario ferrari colombo sugerido por gilberto batista de sousa o motor v12 classico da ferrari leva o sobrenome de seu projetista gioacchino colombo que o criou em 1947 foi o primeiro motor da ferrari e tinha comandos nos cabeçotes deslocamento de apenas 1 5 litro e com a ajuda de um compressor mecanico chegava aos 230 cv [youtube id= khgd0wjgcr0 width= 620 height= 350 ] mas calma a versao mais emblematica do motor colombo era naturalmente aspirada deslocava tres litros e foi empregada nas diversas variaçoes da ferrari 250 incluindo claro a estonteante 250 gto o deslocamento de cada um dos cilindros era de 246 cm³ totalizando 2 953 cm³ mas a ferrari arredondou para 250 na hora de batizar o carro eram 300 cv na gto e com curso de 58 8 mm e diametro de 73 mm a rotaçao maxima era maior que 7 000 rpm e o melhor alimentado por tres carburadores weber de corpo quadruplo e corpos de borboleta individuais bonito de ver e de ouvir tvr speed six sugerido por dygster quem disse que os britanicos nao sabem fazer motores ninguem claro porque ele sabem mesmo prova disso e o seis em linha speed six da tvr utilizado em diversos modelos da marca entre 1999 e 2007 como tuscan cerbera tamora e sagaris o speed six e um dos seis em linha de aspiraçao natural mais potentes do planeta a chegar as ruas com bloco e cabeçote de aluminio 24 valvulas corpos de borboleta individuais e carter seco e praticamente um motor de corrida em sua versao final deslocando quatro litros diametro de 96mm e curso de 92 mm com taxa de compressao de 12 2 1 sao 385 cv a 7 000 rpm e 48 2 mkgf de torque a 4 500 rpm [youtube id= xnpcgryk_ha width= 620 height= 350 ] como se nao bastasse a tvr ainda pegou dois motores speed six e criou o insano speed twelve de 7 7 litros com cabeçote revisado e capacidade para entregar 680 cv em especificaçao de corrida para as ruas sem restritores na admissao a potencia estimada foi de 950 cv estimada porque o motor quebrou o dinamometro da tvr durante os testes honda f20 sugerido por kayo moraes dutra da silva outro honda porque os japoneses manjam dos motores naturalmente aspirados o f20 que movia o roadster s2000 nao e tao lembrado pelos entusiastas de forma geral mas os fas da marca o tem na mais alta estima nao e para menos assim como o b16 ele e famoso por sua potencia especifica em sua versao de dois litros diametro de 87 mm nos cilindros e curso dos pistoes de 84mm totalizando 1 997 cm³ o f20 entregava 250 cv isso da 125 cv/l sem induçao forçada — um numero impressionante ate para os padroes de hoje e que so foi superado em 2010 pela ferrari 458 italia cujo v8 de 4 5 litros entrega 126 cv/l [youtube id= s5mxrdqwbg0 width= 600 height= 350 ] havia ainda uma versao com curso ampliado para 90 7mm resultando em um deslocamento de 2 157 cm³ ou dois litros o motor chamado f22c1 ganhou torque passando de 21 1 a 22 4 mkgf mas manteve a mesma potencia enquanto o regime de rotaçoes foi ligeiramente reduzido este motor jamais foi oferecido no japao e na europa apenas nos eua chevrolet v8 ls7 sugerido por renato abreu a familia ls de motores v8 small block da general motors e gigantesca mas o ls7 se destaca empregado no corvette z06 da geraçao passada com sete litros de deslocamento era p small block com maior deslocamento ja feito pela general motors e na epoca o motor naturalmente aspirado mais potente ja utilizado pela companhia em um carro de produçao 512 cv a 6 300 acompanhados de 55 3 mkgf de torque entre 2 400 e 6 400 rpm com curso de 101 mm e diametro de 104 mm o giro maximo e impressionante para um motor com comando no bloco e deslocamento tao grande 7 000 rpm [youtube id= l9fxnuxl9i4 width= 620 height= 350 ] e tem mais o ls7 era feito a mao tinha bielas de titanio e com carter seco podia ser instalado em uma posiçao bem baixa no cofre do corvette com isto da para dizer que o fato de o ls7 levar o esportivo ate os 100 km/h em menos de quatro segundos com maxima proxima dos 300 km/h e so um detalhe v12 lamborghini sugerido por cyro miguel longevidade e a palavra aqui o primeiro v12 da lamborghini estreou em 1964 no cofre do 350 gt que foi o primeiro carro produzido pela companhia fundada em 1963 e so saiu de linha em 2011 com o lançamento do aventador faça as contas ou melhor nem precisa fazer sao 47 anos projetado por giotto bizzarrini o v12 deslocava originalmente 3 5 litros tinha taxa de compressao de 11 1 e carter seco e empregava materiais exoticos e caros em sua construçao era um motor praticamente de pista capaz de entregar mais de 400 cv para uso nas ruas a taxa de compressao foi reduzida para pouco mais de 9 1 um sistema de lubrificaçao por carter umido foi adotado e a potencia baixou para 270 cv um numero ainda muito bom para a epoca um detalhe curioso desde o inicio o motor foi projetado para ter dois comandos em cada cabeçote era proposital porque os motores da ferrari ainda tinham apenas um comando por cabeçote e ferruccio lamborghini queria a todo custo mostrar que seus carros eram superiores foram tantas as modificaçoes e aperfeiçoamentos ao longo de quase 50 anos que o v12 merecia um post so para si o deslocamento quase dobrou os cabeçotes receberam quatro valvulas por cilindro e verdade mas da para ter uma ideia de como muita coisa mudou ao olhar a ficha tecnica do ultimo lamborghini murcielago com coletores de admissao e escape variaveis comando duplo nos cabeçotes os carburadores foram substituidos pela injeçao eletronica e o carter voltou a ser seco [youtube id= a4c57w2ievw width= 620 height= 350 ] para te dar uma ideia no lamborghini murcielago sv que saiu de linha em 2010 eram 6 5 litros 670 cv a 8 000 rpm e 67 3 mkgf de torque a 6 500 rpm com isto o supercarro era capaz de chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos com maxima de 341 km/h
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