FlatOut!
Image default
Técnica

Uma introdução técnica aos pneus: estrutura e dinâmica

É bastante comum que nas conversas entre entusiastas nos encontros de posto e dentro das oficinas, a maioria das discussões técnicas fique centrada nos motores dos carros, seja em aspectos mais genéricos, como curvas de torque e relação peso-potência, seja em detalhes de componentes, como comandos de válvulas, pistões e sistemas de admissão. Quando se fala em dinâmica de carros, é muito comum ouvir gente idolatrando a tração traseira, difamando a tração dianteira, falando em understeer e oversteer em função do eixo motriz e a discussão vai acabando por aí. Até pela onda dos track days e eventos de drift, surgem tópicos como a rigidez das molas, pneus mais grudentos e freios maiores, mas tende a ser uma discussão mais superficial do que as sobre motores. Trabalhar a suspensão de um carro é uma arte um pouco desconhecida do senso comum. Foto: Gonçalo Reis Bispo Fazer com que seu carro tenha um bom comportamento em curvas não é necessariamente mais difícil do que faz