nao e novidade para ninguem a forte ligaçao de ayrton senna com a honda durante seus anos na mclaren a equipe com a qual o brasileiro conquistou seus tres titulos em 1988 1990 e 1991 ha uma mistica em torno de seu envolvimento em projetos de rua da marca como o honda nsx esportivo que segundo consta teve o acerto final de suspensao definido com a ajuda de senna e e fato que o brasileiro era muito estimado pelo fundador da companhia soichiro honda o ano de 1989 pode nao ter sido o melhor para senna que teria toda a razao em querer descansar depois da temporada mas nao o impediu de fazer uma pequena participaçao em um programa de tv que a gente conhece muito bem o best motoring que naquela epoca ainda nao era international claro todos sabemos que senna participou do best motoring em um especial sobre o honda nsx que registrou sua famosa volta com o carro em suzuka mas o programa japones sobre automobilismo tambem deu ao entao campeao de formula 1 a chance de testar outro honda um civic sir de corrida no circuito [youtube id= vklywfzi0xu width= 620 height= 350 ] este video e relativamente conhecido com um bom punhado de uploads diferentes no youtube mas este e o unico com legendas em ingles que podem ser traduzidas para o portugues automaticamente pelo google trata se do quatro key s column no best motoring apresentado por takayuki key kinoshita experiente piloto de turismo que esta na ativa ate hoje e tambem e jornalista automotivo atualmente ele e integrante da bancada que escolhe o carro do ano no japao na epoca porem ele era apenas um iniciante nas pistas sendo a temporada de 1989 sua primeira no campeonato japones de carros de turismo no video o proprio kinoshita e o primeiro a acelerar e pode ser visto contornando a famosa curva spoon do circuito de suzuka que tem este nome pois vista de cima lembra mesmo uma colher ou spoon em ingles e tem dois pontos de tangencia e uma saida longa que tende a levar o carro a um sub esterço o carro e o honda civic ef9 que competia na categoria n1 do jtcc equipado com uma versao de 170 cv do motor b16 na epoca o comando variavel vtec ainda era novidade na verdade o b16 foi o primeiro motor honda a contar com o recurso que alterava significativamente o comportamento do motor dependendo da faixa de rotaçoes ja explicamos seu funcionamento aqui antes o vtec sigla para variable valve timing and lift electronic control ou controle eletronico variavel de tempo e levante de valvulas em uma traduçao literal trazia arvores de comando com dois conjuntos de ressaltos ou perfis — um para rotaçoes baixas e outro para um regime de funcionamento mais alto a partir de uma determinada quantidade de rotaçoes por minuto a central de controle do motor e alternada entre os perfis essa mudança de atuaçao sobre as valvulas e fortemente percebida e por isso ficou conhecida como vtec kick a preparaçao para a pista era simples incluindo a remoçao do catalisador e instalaçao de uma ecu programavel para chegar aos 170 cv a 7 600 rpm e 16 5 mkgf de torque a 7 000 rpm o giro maximo do motor e de 8 200 rpm nos carros de rua mas nao duvidamos que o limite fosse um pouco maior nos carros de competiçao e so ouvir o berro do quatro cilindros para entender do que estamos falando a curva spoon no canto superior esquerdo a ideia e mostrar a melhor maneira de contornar a curva spoon aparentemente depois de kinoshita e a vez de kiyoshi komoda que tambem e piloto e apresentador do programa mais tarde ele ainda se tornaria instrutor do curso de pilotagem da bmw no japao kinoshita comenta como se preocupou demais com a camera filmando sua tentativa e por isto acabou saindo de traseira na entrada da curva o que prejudicou seu desempenho entao e a vez de ayrton senna pegar o civic acompanhado por satoru nakajima que tambem estava na formula 1 na epoca no honda crx ef8 versao fastback do civic de quarta geraçao pace car oficial do campeonato de turismo e equipado com o mesmo conjunto mecanico satoru comenta que o estilo de pilotagem de senna e bastante eficaz e chama a atençao para o modo como senna cutuca o acelerador do carro para controlar sua trajetoria trata se da tecnica de aceleraçao intermitente do senna voce pode nota la por volta de 1 36 do video algo bastante peculiar e que era usado por alguns kartistas dos anos 1970 e uma forma de procurar balancear a aderencia entre a dianteira e a traseira mitigando um pouco do sub esterço nas saidas de curva e bastante dificil de executar de forma a realmente se ganhar tempo ele tambem elogia o desempenho dos dois que se saem muito bem apesar de estarem acostumados a maquinas completamente diferentes o detalhe e que a filmagem aconteceu no dia seguinte ao gp do japao de 1989 do qual senna foi desclassificado por evitar uma chicane apos o esbarrao forçado por alain prost que se beneficiaria com um abandono do brasileiro como ja contamos aqui senna voltou a pista pela unica saida possivel cortando a chicane — e a puniçao lhe custou o titulo na segunda metade do quadro da best motoring nakajima da uma volta de demonstraçao em um dos carros em um onboard com um dos instrutores e podemos ver detalhadamente a tocada para contornar o circuito japones com eficiencia as marchas usadas em cada curva o traçado ideal e com alguma estimativa a velocidade aproximada em cada trecho nakajima e senna ja haviam sido colegas de equipe na f1 em 1987 na lotus que naquele ano começara a usar motores honda ou seja de certo modo ambos ja tinham historia com a fabricante japonesa em 1989 nakajima continuava na lotus que passou a usar motores v8 judd mas era parceiro de nelson piquet que fora para a lotus em 1988 logo apos a saida de senna [youtube id= qxfwa6ireqi width= 620 height= 350 ] curiosamente haveria um novo embate entre senna e nakajima no ano seguinte 1990 e foi em interlagos o brasileiro liderava a prova e tinha uma volta de vantagem sobre o japones no entanto na hora de ultrapassar houve contato entre os dois carros e com o bico quebrado o mclaren de ayrton ficou com a aerodinamica fortemente prejudicada custando lhe a vitoria nakajima terminou em oitavo senna em terceiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.