uno nem e carro voce provavelmente ja ouviu esta perola e se e como eu provavelmente foi dificil conter o impulso de dizer umas boas verdades na cara de quem pronunciou tal atrocidade uno e carro sim e dos bons e e sobre isto que eu vim falar hoje se voce acompanha o flatout sabe que meu carro atual e um volkswagen gol ls 1985 sobre o qual nao consigo parar de falar aqui no site a proposito o robso esta neste momento na oficina para uma regulagem no carburador e finalmente a instalaçao do painel saiba mais sobre isto aqui mas quem acompanha nosso trabalho desde a epoca do jalopnik sabe que meu primeiro carro foi um fiat uno mille elx 1995 e tambem percebeu que eu curto escrever o nome completo dos carros eu ja falei em algum momento que nao foi uma boa ideia ter vendido o uno so percebi a beleza de carro que tinha nas maos depois de passar algumas vezes pelo perrengue de dar a partida pela manha em um gol com motor 1 6 carburado a alcool sem afogador claro o estado do motor do gol certamente tem a ver com isto mas por experiencia pessoal no dia a dia prefiro a confiabilidade do sistema de injeçao eletronica magneti marelli do uno a experiencia old school do weber 450 miniprogressivo ao menos nas idas e vindas cotidianas mas eu nao estou aqui para falar que o uno e melhor que o gol mas para dizer porque o uno e um carro que merece todo o seu com base no que sei sobre ele e em minha experiencia como ex proprietario de um exemplar meu envolvimento com o fiat uno começou ha dez ou quinze anos quando meu pai trocou um belo fusca 1600 1979/1980 por um bem conservado uno cs 1 3 1988 eu nao entendia nada de carros na epoca mas a diferença era notavel o fusca era bem cuidado nunca deu problemas e era o xodo da familia mas o uno andava mais era mais espaçoso por dentro e nao muito maior por fora era movido a alcool e carburado e verdade mas o afogador funcionava e nao me lembro de ter me atrasado na escola uma vez sequer por que o carro nao quis pegar em 2011 ganhei o uno elx que veio a substituir o cs 1 3 na garagem da familia foi meu primeiro carro quem compra um uno esta levando para casa um hatchback projetado no inicio da decada de 1980 por ninguem menos que giorgetto giugiaro italiano que e um dos maiores designers de todos os tempos no brasil onde foi lançado em agosto de 1984 seu perfil bastante caracteristico lhe rendeu o apelido de botinha ortopedica no entanto tanto aqui quanto na europa onde foi lançado um ano antes o uno foi um marco no design dos carros compactos sua formula nao criava uma revoluçao seguindo o mesmo padrao criado pelo mini nos anos 1950 e popularizado pelo volkswagen golf nos anos 1970 motor dianteiro transversal traçao dianteira construçao monobloco alias giugiaro tambem foi o projetista do golf mk1 ele sempre soube como fazer um bom compacto o uno era um carro retilineo como outros da epoca mas suas linhas eram mais limpas e economicas com para choques envolventes maçanetas embutidas na versao de duas portas vidros bem integrados a superficie da carroceria teto sem calhas e uma traseira quase plana que ajudava seu coeficiente de arrasto aerodinamico a ser um dos mais baixos para seu tempo 0 34 o formato retangular tambem ajudava a aproveitar ao maximo o espaço interno especialmente a largura e a distancia entre o teto e as cabeças dos ocupantes as rodas ficavam bem nas extremidades da carroceria e a suspensao era muito bem acertada no brasil era independente nas quatro rodas com feixes de molas semi elipticas na traseira enquanto o uno italiano tinha eixo de torçao a modificaçao e bem sabido obrigou os engenheiros a dar um jeito de enfiar o estepe no cofre do motor uma soluçao engenhosa que acabou deixando o capo do nosso uno diferente do europeu a tampa envolvia parte dos para lamas dianteiros o interior era simples e funcional com o painel satelite inconfundivel o cinzeiro movel a ergonomia impecavel para um carro tao compacto e o acabamento sem firulas que so foi ficando ainda mais rustico digamos com o passar do tempo os ultimos uno tinham lataria aparente em todas as colunas com exceçao das dianteiras cintos de segurança fixos e um console central formado por um molde oco revestido pelo proprio carpete do carro os detratores do uno dizem que era abusar da economia de escala; os admiradores admitem que era mesmo mas reconhecem que a fiat economizou em detalhes nem tao pequenos assim sem prejudicar a usabilidade geral do carro o comprador do uno queria um carro que gastasse pouco andasse o suficiente e durasse muito nao seria um console central feito de carpete que comprometeria o conjunto uma vez que voce aceita que o uno foi um dos ultimos automoveis recentes que levou ao pe da letra a definiçao mais simples de carro voce pode escolher respeita lo por isto ou entao pela competencia do projeto original como popular por sua desenvoltura natural em curvas sua agilidade e comunicatividade que o tornaram uma boa base para honestas versoes esportivas e carros de competiçao — seus pedais sao perfeitos para punta tacco e sua suspensao so precisa de um pouco de atençao na geometria para adquirir um comportamento dinamico bastante empolgante ou ainda pelo fato de ter usado o motor sevel de fabricaçao argentina em algumas versoes comumente preparado pelos hermanos para girar acima das 9 000 rpm ou por sua capacidade de subir montanhas no asfalto [youtube id= vwaddqnjxuu width= 620 height= 350 ] e na terra [youtube id= d_fsj0xy4fi width= 620 height= 350 ] por mais que reconheça que foi melhor para o uno se aposentar no fim de 2013 talvez tivesse sido melhor ate um pouco antes gosto de pensar que em um mundo ideal com leis de transito mais sensatas e motoristas que realmente as respeitassem a impossibilidade/inviabilidade de instalar airbags frontais e freios abs talvez nao fosse motivo para encerrar sua produçao nao vivemos nesta situaçao perfeita mas o uno continua sendo um bom primeiro carro para um jovem que acabou de tirar a carteira e quer se locomover com dignidade adquirindo experiencia ao volante em um carro que pode nao ser rapido mas sabe recompensar uma tocada limpa e por isto que fico com a primeira opçao escolho respeitar o fiat uno e admira lo por ter se mantido fiel as suas origens por trinta anos considerando que ele nasceu na italia em 1983 e morreu no brasil em 2013 e me desculpe o gol e seus fas mas se me oferecessem um belo uninho de qualquer ano ou versao eu provavelmente aceitaria sem pensar duas vezes
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