nenhum carro sai de fabrica tao bom que nao possa ser melhorado e e por isso que existe o aftermarket basicamente dar aos carros aquilo que as fabricantes nao puderam nao quiseram ou nao lembraram de dar em termos de componentes ou voce sabe simplesmente deixa lo com a sua cara foi pensando nisto que perguntamos a voces quais eram suas fabricantes de peças aftermaket favoritas sejam elas mecanicas rodas ou itens de aparencia como para lamas ou body kits nossa sugestao como homenagem a vic edelbrock jr e a empresa que leva seu sobrenome a edelbrock que e praticamente sinonimo de coletores de admissao carburadores cabeçotes e sistemas de injeçao para muscle cars e claro que o mundo da personalizaçao e das modificaçoes automotivas e imenso e cheio de outras grandes companhias e as melhores sugestoes dadas pelos leitores voce confere a seguir cosworth sugerido por osvaldo ken kusano a companhia britanica foi fundada em 1958 por mike costin e keith duckworth pegaram a origem do nome para fabricar e preparar motores para monopostos de corrida sua estreia na formula 1 aconteceu em 1963 quando o quatro cilindros em linha de 1 5 litro e 110 cv começou a ser usado pela obscura equipe stebro so 110 cv parece muito pouco mas foi o bastante para que eles conseguissem o setimo lugar no gp dos eua naquele ano a partir dai a cosworth foi so ampliando sua atuaçao na maior categoria do automobilismo e hoje e a segunda fabricante de motores que mais venceu corridas na f1 176 deles perdendo apenas para as 227 corridas vencidas pela ferrari mas a cosworth nao forneceu so motores para a formula 1 nao senhor tornando se ao longo dos anos uma das principais fabricantes de componentes como cabeçotes pistoes bielas virabrequins sistemas de injeçao intercoolers e freios alem de fornecer seus serviços de engenharia e peças para fabricantes de automoveis como esquecer dos ford rs cosworth a cosworth os vende ao publico motores completos inclusive o ford duratec fabricado montado e acertado pela cossie pode ser adquirido pronto para funcionar se eu tivesse um escort zetec e uma conta bancaria gorda voces provavelmente imaginam o que iria acontecer spoon sports sugerido por andre pauluk a spoon sports e o santo graal de todo hondeir pois alem da qualidade inquestionavel de seus produtos e uma companhia que prefere se focar nos carros mais baratos da marca como o civic e o integra mas que tambem sabe o que fazer quando cai um esportivo em suas maos como o roadster s2000 e o lendario nsx de primeira geraçao e tem mais ela foi fundada por um ex piloto de testes da honda tatsuru ichishima em 1988 tudo começou quando ele foi construir seu primeiro carro de corrida um civic hatchback de terceira geraçao para participar do campeonato japones de carros de turismo o jtcc foi o primeiro civic a participar da competiçao e graças a proximidade com a honda conseguiu apoio integral da fabrica [youtube id= wmyboknvwje width= 620 height= 350 ] a filosofia da spoon que tem este nome por causa da famosa curva spoon no circuito de suzuka de fato parecida com uma colher quando vista de cima sempre foi fazer mais com menos no começo era comum ate mesmo que ichishima pegasse componentes originais e os modificasse para extrair ao maximo seu potencial iskenderian sugerido por thepulcides ed iskenderian e o nome do fundador da iskenderian ou isky cams e sua especialidade sao comandos de valvulas se voce e opaleiro ou simpatiza com a causa certamente sabe que um comando iskenderian um carburador weber 40 e um coletor de admissao 6x2 dimensionado formam uma receita simples e eficaz para a preparaçao do seis cilindros do chevrolet opala [youtube id= l3bvrplo3wq width= 620 height= 350 ] mas esta e uma fama regional da iskenderian que nos eua e uma reconhecida fabricante de comandos para motores v8 chevrolet mas que fornece diversos outros componentes do trem de valvulas como tuchos varetas e as proprias valvulas sendo o motor do opala um parente muito proximo dos seis em linha usados nos eua no fim dos anos 60 e inicio dos anos 70 os comandos de 268 272 278 e 290 graus vendidos pela isky nos states tambem sao bastante populares aqui no brasil fueltech [youtube id= bxb2icd_ele width= 620 height= 350 ] sugerido por jimmy empresa bem mais jovem que as outras desta lista a fueltech foi fundada em 2003 na cidade de porto alegre capital do rs sua especialidade sao modulos eletronicos de injeçao sendo a primeira opçao de muita gente na hora de converter um motor carburado para injeçao eletronica tanto para uso nas ruas quanto para competiçoes e bem provavel que voce conheça um dono de um vw de arrancada equipado com injeçao programavel fueltech ou entao que tenha trocado o carburador de seu antigo/velhinho pelo sistema desde o inicio da decada a fueltech tambem tem aparecido cada vez mais la fora em projetos de preparaçao para uso diario ou para acelerar na pista tanto que ha uma unidade nos estados unidos que nao fabrica componentes mas os distriui instala e fornece suporte tecnico hks sugerido por daniel leite turbocompressores sistemas de escape radiadores intercoolers bielas pistoes comandos a hks e uma das mais tradicionais fabricantes de componentes de preparaçao do japao um ex engenheiro da yamaha chamado hiroyuki hasegawa e começou preparando motores a gasolina seu parceiro na empreitada foi goichi kitagawa e o capital inicial foi fornecido por uma empresa chamada sigma automotive a mesma que em 1989 tornou se sigma advanced racing development ou sard e passou a ser a equipe de fabrica da toyota no campeonato japones de turismo por isto o nome hks o principal foco da companhia sao os turbocompressores alias foi a hks que desenvolveu um dos primeiros controladores de pressao do mercado mas nao foi so isto em decadas de atividade a hks especializou se em todo tipo de componente de alto desempenho pistoes bielas comandos de valvula virabrequins intercoolers sistemas de escape e centrais eletronicas alem disso a companhia tambem possui um departamento dedicado a fabricar componentes de fibra de carbono atualmente a hks tabem fabrica o 700e um motor aeronautico de dois cilindros opostos 680 cm³ que e muito usado em ultraleves e o nissan gt r de mais de 1 000 cv que daigo saito utilizou na formula d tempos atras era um hks empi sugerido por marcus vinicius se a edelbrock e sinonimo de peças para motores v8 americanos a empi e o mesmo para os motores vw boxer a companhia fundada em 1954 na california tem suas origens em outra empresa a economotors seu fundador joe vittone era um californiano que importava o vw kafer para os estados unidos como alternativa para quem queria algo completamente diferente dos bonitos potentes e opulentos sedas e cupes rabo de peixe que dominavam o mercado americano pessoas que procuravam um carro barato economico basico e simpatico so havia um problema alguns dos vw importados para os eua pela economotors apresentavam problemas nas guias de valvula do motor a volks para resolver o problema da forma mais rapida possivel substituia todo o cabeçote e jogava o antigo fora vittone via isto tudo como perda de tempo e dinheiro entao como alternativa ele crioiu uma ferramenta que permitia que se removesse as guias de valvula e substitui las um processo rapido que salvava o cabeçote todo de virar sucata a ferramenta começou a ficar popular em oficinas mecanicas e preparadoras e vittone viu ali uma oportunidade assim em 1954 fundou a european motor products inc ou simplesmente empi nao demorou para que vittone decidisse ampliar a atuaçao da empi aproveitando para explorar um nicho que ainda nao havia sido visitado a fabricaçao de componentes de preparaçao que na epoca eram inexistentes nos eua ainda que ja fossem bastante populares na europa o sucesso foi imediato o fato de ter componentes disponiveis ali mesmo na california ajudou a empi a se tornar uma das favoritas dos entusiastas do fusca na california que como sabemos sao uma das comunidades de entusiastas mais dedicadas e difundidas do planeta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.