preciso confessar que nao estava botando muita fe na volta da tvr uma das minhas fabricantes de esportivos favoritas graças em parte a gran turismo 2 criou alguns dos automoveis mais incriveis e empolgantes da historia tanto os classicos dos anos 1960 com carroceria compacta e dirigibilidade incrivel; quanto os exagerados e selvagens modelos da decada de 1990 mas tambem teve uma historia tortuosa com diversos donos diferentes permeada por dificuldades financeiras acontece que quando anunciou que traria a marca de volta com o melhor carro de sua existencia o empresario les edgar que atuava antes no ramo da computaçao e dos jogos eletronicos falava serio ele investiu pesado na tvr e ate chamou gordon murray o pai do mclaren f1 para ajudar com sua revolucionaria tecnica de construçao chamada istream para dar vida ao novo modelo que foi lançado hoje no goodwood revival um dos eventos que sao realizados anualmente no templo britanico do automobilismo local mais que apropriado seu nome griffith tvr griffith [youtube id= lk_ vnoormy width= 620 height= 350 ] lançado em 1964 o griffith foi o primeiro tvr a empregar um motor v8 no caso o small block windsor de 289 pol³ 4 7 litros do ford mustang era um verdadeiro foguete para a epoca sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 4 7 segundos com maxima de 240 km/h nao foi a toa que o ultimo teaser do novo griffith foi uma imagem sua ao lado do classico e veja so novamente o griffith usa motor de mustang desta vez o v8 coyote da atual geraçao do muscle car com de cinco litros e comando duplo no cabeçote preparado pela cosworth e entregando 500 cv ainda que os detalhes nao tenham sido revelados a usina tem força suficiente para garantir que o carro de 1 250 kg tenha os 400 cv por toneladas prometidos por edgar desde o inicio e acoplado a uma caixa manual de seis marchas da tremec que leva a força para as rodas traseiras nada de turbos motores eletricos traçao integral aletas atras do volante nada disso e exatamente o que eu esperava nao restam duvidas quanto a eficacia do conjunto mecanico embora a tvr nao tenha divulgado dados de desempenho exatos disse que o griffith e capaz de chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos e de atingir os 320 km/h honestamente mais do que qualquer ser humano precisa para se divertir ao volante de um carro no entanto nem so de motor e cambio o tvr griffith e feito na verdade talvez sua grande sacada seja o envolvimento de gordon murray e seu metodo de produçao istream no desenvolvimento do esportivo o sistema consiste basicamente em empregar materiais leves e tecnicas de construçao que priorizam economia de materiais e energia alem de conter custos e acelerar o processo de fabricaçao outros beneficios incluem alta rigidez estrutural e proteçao aos ocupantes em caso de impacto na pratica por mais que seja um carro old school o griffith nao sera uma maquina de matar tudo bem que parte do apelo de um tvr era justamente seu temperamento assassino sem qualquer tipo de assistencia eletronica mas os tempos mudaram e se quisesse voltar a vender carros a companhia britanica teria de se adequar aos atuais padroes de segurança a gente entende e apoia no caso do griffith a estrutura istream consiste em paineis internos de fibra de carbono colados a um chassi do tipo colmeia feito de aço tudo envolto por uma carroceria tambem feita de fibra de carbono as linhas gerais do carro sao agressivas com grandes farois triangulares sobre entradas de ar no para choque dianteiro uma traseira que traz as lanternas horizontais ladeadas por extratores de ar e posicionadas sob o spoiler traseiro embutido as proporçoes contudo sao classicas com capo longo o motor fica todo atras do eixo dianteiro ajudando a distribuir o peso em exatos 50 50 teto fastback e cauda curta as dimensoes do dois lugares tambem sao contidas 4 314 mm de comprimento 1 850 mm de largura e 1 239 mm de altura para se ter uma ideia e quase 20 cm mais curto que um 911 a tvr so nao divulgou ainda o entre eixos do griffith o que ate me causou certo estranhamento mas tudo bem mais informaçoes deverao pintar em breve por outro lado a tvr nao foi economica ao deixar claro que a aerodinamica do novo griffith e tao importante quanto a mecanica o assoalho do carro e quase totalmente plano fazendo com que o ar que passar por baixo do carro em movimento ganhe velocidade e criando uma zona de baixa pressao sob o mesmo com isto o ar que passa sobrea carroceria a pressiona contra o chao e o famoso efeito solo auxiliado por uma asa traseira retratil a tvr acena para o passado com o griffith mas nao parou no tempo por dentro o carro deixa claro que o cuidado com design ergonomia e qualidade de construçao tem um papel bem mais importante nesta nova fase da tvr quer dizer o charme de um esportivo britanico artesanal ainda esta la manifestando se no couro que reveste praticamente tudo no volante pequeno nos comandos bem destacados como o botao para o sport mode nos instrumentos digitais na alavanca de cambio curta e elevada e nas saidas de ar com aspecto barato e meio que um kit car chique o que nao nos incomoda nem um pouco o carro fotografado para divulgaçao e um dos 500 exempalres da leva inicial e vem com uma central multimidia com tela vertical no console central o tvr griffith ainda conta com rodas assimetricas de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira calçando pneus 235 na frente e 275 atras os discos de freio sao enormes com 370 mm na dianteira e 350 mm na traseira todos ventilados e mordidos por pinças de seis e quatro pistoes respectivamente a suspensao tem braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas os amortecedores sao ajustaveis do tipo coilover e a direçao tem assistencia eletrica a chegada do tvr griffith veio em um momento oportuno quase simbolico poucas semanas depois de o dodge viper deixar definitivamente de ser produzido e dias depois de o esportivo americano percorrer nurburgring nordschleife em sete minutos o viper foi um dos ultimos herois da resistencia a sobrealimentaçao aos motores eletricos e a dupla embreagem com seu v10 de oito litros na dianteira e tambem tinha controles de traçao e estabilidade por questoes legais por mais que o tvr griffith seja britanico ele e mais do que digno de carregar a tocha alem disso seu motor vem dos estados unidos estamos loucos para saber mais sobre o novo tvr griffith e espero que ele venda bem e faça um bom trabalho mantendo viva a chama dos carros esportivos a moda antiga capacidade para tal ele tem com certeza mas diga ai o que voce achou do novo tvr griffith
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