na manha do ultimo domingo o mundo acordou com a triste noticia da morte do ator james garner ele tinha 86 anos e morreu de causas naturais em sua casa na california garner ficou mais conhecido por seu papel na serie e depois no filme maverick na qual interpretava um jogador de poquer do velho oeste mas para universo gearhead ele sempre sera o piloto pete aron de grand prix o classico filme de 1966 ambientado no circo da formula 1 foi em grand prix que garner pegou gosto pelos carros a ponto de dispensar dubles para as cenas de açao e mais tarde decidiu disputar corridas pelos eua e america do norte ele chegou a disputar o baja rally com um oldsmobile 442 e as 24 horas de daytona entre 1969 e 1971 e se tornou um icone gearhead especialmente com o passar dos anos e o apelo cult que o filme ganhou nas ultimas decadas [youtube id= chbqa u8c4c width= 620 height= 350 ] curiosamente a participaçao de garner em grand prix aconteceu por acaso quem estava escalado para o papel de pete aron era na verdade steve mcqueen gearhead de primeira e que tambem dispensava dubles para cenas de pilotagem como fez em fugindo do inferno the great escape 1962 onde contracenou com garner durante as negociaçoes para integrar o elenco mcqueen e eddie lewis socio do diretor john frankenheimer se odiaram logo de cara e mcqueen mandou john e esse tal de grand prix as favas frankenheimer nao parecia fazer muita questao de ter garner como ator mas sua contrataçao foi uma imposiçao do estudio depois do desentendimento com mcqueen no fim john frankenheimer aceitou e ele e james acabaram se dando muito bem dizem que mcqueen so foi assistir ao filme dois anos mais tarde e por insistencia de seu filho chad talvez por ter substituido mcqueen garner decidiu fazer aulas de pilotagem para dar vida a pete aron na trama ele se inscreveu na escola de pilotagem de carroll shelby e teve aulas com o piloto de f1 bob bondurant a bordo dos gt350 de shelby garner aprendendo o tangenciamento de curvas com bondurant assim como as 24 horas de le mans le mans 1971 a trama de grand prix nao tem muitos segredos da setima arte a historia se passa na temporada de f1 de 1966 e se baseia na relaçao de quatro estrelas ficcionais da categoria jean pierre sarti da ferrari um frances bicampeao do mundo no fim de sua carreira; pete aron um americano decadente que quer dar a volta por cima; scott stoddard um britanico que se recupera de um grave acidente em monaco; e nino barlini um novato italiano que ja fora campeao de motociclismo — claramente inspirado em john surtees garner entre graham hill e jo bonnier o filme tambem tem a participaçao de grandes nomes da f1 da epoca como phil hill e graham hill que tambem ajudaram a gravar cenas onboard no caso do personagem scott stoddard quem gravou algumas das cenas onboard foi ninguem menos que jackie stewart — e e por isso que o piloto sempre aparece com uma especie de mascara nas cenas primeira foto abaixo na epoca ela era usada para nao acabar com a cara preta de fumaça e sujeira mas no filme ela foi conveniente para ocultar o rosto dos pilotos de verdade mas como dito antes james garner foi a escola de pilotagem para atuar no filme e e por isso que ele e o unico piloto que aparece de cara limpa acelerando para valer nas cenas de açao alem disso ele tambem protagoniza uma das rarissimas cenas do cinema onde o ator esta dirigindo ou pilotando com a postura correta como nesta sequencia a bordo de um shelby gt350 hertz usado para um passeio com a esposa de seu companheiro de equipe pela costa da frança nessa sequencia voce ve o carro pendurado nas curvas e se ouve os pneus cantando sem colagens nem projeçoes em fundo verde garner mostrou que seu curso valeu cada minuto investido confiante garner dispensou dubles e decidiu guiar os carros que eram modelos de formula 3 caracterizados como formula 1 mesmo nas cenas mais perigosas como no acidente do gp de brands hatch quando seu carro pega fogo mais adiante no filme e possivel ver uma cicatriz no pescoço de garner ela foi causada na gravaçao do acidente e por conta isso a seguradora cancelou a apolice do ator que fez os ultimos 45 dias de filmagem sem cobertura como resultado grand prix e considerado ate hoje ou ao menos ate o lançamento de rush a melhor representaçao da formula 1 nos cinemas a sequencia de abertura do filme e algo realista como jamais visto ate hoje [youtube id= 5rildsjel_4 width= 620 height= 350 ] parte disso se deve a direçao de john frankenheimer que presenteou o publico com cenas do funcionamento dos carros e da movimentaçao da categoria durante os grandes premios mas sem duvida nada disso faria muita diferença sem um ator que soubesse o que estava fazendo como foi garner o proprio bob bondurant foi um dos que elogiaram a atuaçao de garner no filme acho que garner fez um belo trabalho ao volante ele era suave e veloz se tivesse competido de verdade teria deixado muita gente para tras outro que se entregou ao trabalho de garner foi o diretor do filme john frankenheimer acredito honestamente que se garner tivesse decidido ser piloto quando jovem teria feito uma grande carreira
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.