a simples mençao do grupo b de rali e o suficiente para unir entusiastas de todas as tribos quem nao admira a categoria mais insana do automobilismo com seus prototipos de quase 800 cv e disputas epicas entre pilotos que hoje sao lendas [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 title= because racecar ] todo mundo conhece os icones do grupo b ford rs200 lancia delta s4 peugeot 205 t16 e ate o renegado metro 64r sao reverenciados no mundo todo mas e os carros que nao chegaram a ver a luz do dia ou nao ficaram tao famosos quanto e deles que vamos falar neste post os rejeitados do grupo b que jamais chegaram a disputar um campeonato oficial alguns deles sequer foram feitos para os ralis pois o grupo b tambem valia para corridas de turismo a ideia era definir dimensoes potencia e numeros para homologaçao e nao determinava que todo carro deveria ser usado para estagios cronometrados em estradas de chao batido o que todos eles tinham em comum porem era a exclusividade e o fator dane se quando o assunto era visual e configuraçao mecanica por isso muitas experiencias foram feitas ainda que algumas nao tenham dado certo por uma ou outra razao vamos conhecer agora alguns carros do grupo b que jamais competiram ferrari 288 gto evoluzione o grupo b da fia nao estava restrito aos ralis e tambem valia para corridas de turismo e foi por isso que a ferrari achou que era uma boa ideia criar um prototipo para o grupo b com base em seu modelo intermediario a ferrari 308 o resultado foi a 288 gto que utilizava parte da estrutura e da carroceria da 308 mas era um carro fundamentalmente diferente enquanto o motor da 308 era instalado na transversal na 288 gto ele era longitudinal e na 308 era um v8 naturalmente aspirado de 2 9 litros e 255 cv a 288 gto tinha um v8 de 2 8 litros com dois turbos e 400 cv alias a posiçao do motor foi modificada por causa dos turbos e intercoolers a sacada da ferrari porem era o intuito real da 288 gto competir estava em segundo plano pois o que os italianos queriam mesmo era um pretexto para criar um supercarro exclusivo para seus melhores clientes na boa como se fosse necessaria uma desculpa foram feitos 272 exemplares entre 1983 e 1987 e de fato alguns deles acabaram competindo em provas de rali sob o regulamento do grupo 4 https //www youtube com/watch v=rdfgvfhualk acontece que a ferrari nasceu do automobilismo e nao demorou para que aquele negocio de criar um prototipo do grupo b para competir de verdade acabou sendo levado a serio o resultado foi a 288 gto evoluzione apresentada em 1985 a 288 gto evoluzione foi desenvolvida em parceria com a scuderia michelotto equipe italiana que começou como uma concessionaria da ferrari e conseguiu relativo sucesso nos ralis nos anos 70 ela tinha uma carroceria mais arredondada projetada pela pininfarina e trazia formas mais arredondadas e aerodinamicas com uma dianteira ainda mais baixa e para choques e saias laterais bem proximas do chao alem disso toda a face traseira do carro e coberta por saidas de ar para ajudar a resfriar o motor este era o mesmo v8 de 2 8 litros da 288 gto comum porem calibrado para entregar cerca de 650 cv a 7 800 rpm era um ganho de 50% e suficiente para elevar a velocidade maxima ate os 362 km/h nem mesmo a ferrari sabe quantos exemplares foram feitos fala se em cerca de cinco deles apenas e eles nunca participaram de nenhuma prova no entanto sua contribuiçao para a ferrari foi grande a silhueta basica da 288 gto evo foi o ponto de partida para a ferrari f40 considerada a mais lendaria criaçao dos engenheiros de maranello lada samara eva o lada eva foi apresentado em 1985 pela vilnius fabrik tuning sport ou simplesmente vfts oficina russa de preparaçao que ajudava a lada a criar seus carros de competiçao feito com base no hatch samara o lada eva tinha um motor de 1 8 litro 1 860 cm³ na verdade com comando duplo no cabeçote injeçao de combustivel e turbo para entregar 300 cv os para lamas eram bem largos e abrigam dutos de ventilaçao para o motor enquanto a dianteira sem grade pois nao havia motor embaixo do capo trazia quatro farois circulares de longo alcance o resultado era um carro provido da tipica beleza funcional de outros prototipos do grupo b https //www youtube com/watch v=hrily4kz204 segundo consta foram feitos alguns prototipos equipados com o motor naturalmente aspirado de 160 cv usado pelos lada laika de competiçao tambem preparados pela vfts e a fabricante sovietica ja estava juntando fundos para construir as 200 unidades de homologaçao necessarias no entanto com o fim do grupo b em 1986 o projeto foi cancelado sem cerimonia ford escort rs1700t o ford rs200 e um dos carros mais iconicos do grupo b e infelizmente foi um dos que se envolveram nos acidentes que ocasionaram o fim da categoria seu irmao mais velho porem nao e tao conhecido assim o escort rs1700t https //www youtube com/watch v=npgkgvloxag assim que a terceira geraçao do escort foi lançada em 1980 a ford começou a desenvolver sua versao de rali feita sob medida para suceder o famoso escort rs1800 usando o novo carro como base agora como voce ja deve saber o escort mkiii foi o primeiro a romper com o tradicional arranjo de motor dianteiro longitudinal e traçao traseira — agora era tudo la na frente e o motor passou a ser transversal isto nao impediu a ford uk de adaptar toda a estrutura para receber um conjunto mecanico com o layout mecanico classico e desenvolve lo por dois anos ele tinha um motor de 1 8 litro que com cabeçote cosworth e turbocompressor entregava cerca de 350 cv em especificaçao de competiçao enquanto a versao de rua nao teria mais que 200 cv com a introduçao do grupo b em 1982 a ford chegou a desenvolver um sistema de traçao integral para o escort porem logo ficou claro que um bolido de rali baseado em um carro compacto de traçao dianteira jamais seria competitivo entao para o ano seguinte a ford começou a trabalhar em seu prototipo de motor central traseiro o rs200 que aproveitou parte dos elementos do escort [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] alfa romeo alfasud sprint 6c o alfa romeo alfasud sprint era um carro interessantissimo por si so lançado em 1976 e produzido ate 1989 ele tinha motor boxer de quatro cilindros traçao dianteira formas retilineas e traseira fastback em uma interpretaçao a italiana da receita popularizada pelo vw passat em 1973 e nos anos 80 ele foi transformado em um prototipo do grupo b de rali preparado pela autodelta a equipe de fabrica da alfa romeo a partir dos anos 60 o alfasud sprint 6c tinha este nome porque em vez do boxer de quatro cilindros usava um motor v6 emprestado do alfa romeo gtv6 posicionado atras dos bancos dianteiros com 2 5 litro e 225 cv o v6 ja fazia sucesso nas corridas do campeonato europeu de turismo entre o compartimento do motor e a cabine havia uma barreira de vidro a fim de manter o ambiente menos abafado e barulhento o vidro traseiro foi substituido por um arranjo de entradas de ar e a suspensao original com arranjo mcpherson na dianteira e eixo rigido e barra panhard na traseira deu lugar a um sistema independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos e amortecedores duplos foram feitos dois prototipos um deles era um mero mockup estatico que foi apresentado no salao de paris de 1982 o outro era uma mula de testes bastante crua mas totalmente funcional o problema e que por razoes que jamais foram reveladas a alfa romeo decidiu cancelar o projeto antes que pudesse estrear nos ralis mercedes benz 190e cosworth o regulamento do grupo b foi colocado em pratica no fim de 1982 para a temporada seguinte mas ja em 1980 as fabricantes estavam por dentro dele e a mercedes benz foi uma das que começaram cedo a investir em um carro para a nova categoria uma versao do iconico 190e cosworth feita para o wrc eles ate pensaram em colocar o carro para competir em ralis embora sua tradiçao fossem mesmo as corridas em circuitos de asfalto quando a audi estreou o quattro em 1981 com motor cinco cilindros turbo e traçao integral a mercedes benz soube que o 190e nao estava apto a enfrenta lo em 1984 entao o 190e foi apresentado para correr no asfalto foi uma decisao sabia seu seda turbinado se deu muito bem em provas de turismo tanto no dtm o campeonato alemao de carros de turismo quanto no campeonato europeu de turismo e ate participou da primeira vitoria de ayrton senna contra seus rivais na formula 1 em uma corrida especial em nurburgring para promover o carro da versao para o grupo b de rali restaram apenas alguns poucos registros visuais mitsubishi starion 4wd rally quando dizemos que o audi quattro foi um carro extremamente influente nos ralis nao estamos brincando veja o caso da mitsubishi por exemplo no fim dos anos 70 uma versao de competiçao do lancer fazia relativo sucesso nos estagios a chegada do quattro fez com que a mitsubishi perdesse a fe em seu seda que na epoca ainda usava traçao traseira a soluçao estava em casa criar uma versao de traçao integral do cupe starion que ja fazia certo sucesso em ralis com traçao traseira ele era mais aerodinamico e robusto sendo mais apropriado para receber um traçao nas quatro rodas apesar de ainda como um modelo experimental ter vencido o rally mille pistes na frança em 1984 o starion do grupo b jamais ficou 100% pronto o que e uma pena alem do visual matador com carroceria alargada e um belo perfil fastback ele acabou deixando passar tempo demais em seu desenvolvimento e acabou nao ficando pronto a tempo o grupo b foi cancelado e o starion 4wd foi abandonado o que e uma pena pois com motor de 2 1 litros e pelo menos 350 cv em seu acerto mais manso ele poderia ter sido competitivo
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