estamos em 2018 o que significa que o playstation 2 foi lançado 18 anos atras para marcar a maioridade do console e tambem porque eu precisava de um pretexto perguntei aos leitores qual era seu game de corrida favorito no ps2 esta e a lista com as respostas de voces [gt40 content search= jdm widget= 1 title= jdm a venda no gt40] minha sugestao foi gran turismo 4 levando em consideraçao o perfeito equilibrio entre arcade e simulaçao os graficos impecaveis a bela trilha sonora a variedade de carros e pistas nurburgring nordschleife e ate mesmo por causa do design dos menus ate perdoo o ronco de aspirador dos carros e o sistema de colisao apenas suficiente as sugestoes de voces foram bem variadas e focaram se tanto nos simularcades quanto nos arcades puros e isto e otimo vamos conferir need for speed underground 2 [youtube id= r_ gj2nakfg width= 620 height= 350 ] sugerido por v12 for life este foi um dos mais lembrados e mais votados e nao me surpreendeu nfsu2 de 2004 mesmo ano de gt4 alias trazia tudo o que fez do primeiro underground um sucesso e mais ou seja tinha corridas a noite na cidade carros que iam de populares a superesportivo centenas de opçoes de customizaçao e uma trilha sonora marcante alem de graficos muito bons para a epoca exatamente como nfsu mas adicionava um mapa de mundo aberto com isto era ainda mais facil dar asas a imaginaçao e fantasiar com uma bem sucedida carreira de piloto de rua em vez de selecionar as corridas em um menu era preciso ir ate determinado local na cidade que era uma versao estilizada de los angeles que era o pano de fundo dos dois primeiros velozes e furiosos coincidencia isto fazia toda a diferença para o pre adolescente que eu era need for speed most wanted [youtube id= rvtci1oisyq width= 620 height= 350 ] sugerido por daniel gmrs need for speed most wanted foi a sequencia de underground e underground 2 porem trouxe uma abordagem mais seria com elementos do classico hot pursuit o jogo agora acontecia de dia em uma cidade ainda maior e havia perseguiçoes policiais bastante empolgantes a customizaçao ainda estava bastante presente porem nao era tao detalhada e nao tinha papel importante na hora de vencer os oponentes nos dois underground voce podia ate modificar o formato dos aparatos aerodinamicos e ganhar pontos pela extravagancia do seu possante os graficos eram sensacionais sim eram e o bmw m3 csl com pintura prata e azul marcou toda uma geraçao ha quem diga que a ea games perdeu a mao da formula com o titulos seguintes embora need for speed carbon o titulo seguinte que manteve a mesma mecanica de jogo porem se passava a noite e tinha corridas de drift nas montanhas tambem tenha sido bem recebido mas foi most wanted que ganhou um remake em 2012 burnout 3 takedown [youtube id= qcobixlrsuy width= 620 height= 350 ] sugerido por kenji555 a premissa de todo game da serie burnout e muito simples corridas no transito frenetico da cidade grande com direito a pontos extras a cada colisao seja com os carros ou objetos do cenario os dois primeiros titulos da franquia foram lançados para playstation 2 pela criterion games que depois disto foi comprada pela electronic arts a desenvolvedora e distrubuidora de need for speed o resultado foi grana extra para burnout 3 takedown que foi lançado em 2004 teria sido aquele o melhor ano para os donos de ps2 o game tinha graficos muito melhores uma trilha sonora impecavel 44 cançoes licenciadas de bandas como ramones rise against ash franz ferdinand fall out boy e pennywise e detalhes como uma barra de boost que era preenchida a cada colisao intencional e dai que os carros nao eram licenciados em sensaçao de velocidade variedade de jogo graficos musica e fator replay burnout 3 takedown era quase imbativel mas nao era so isto quando voce sofria um acidente o que nao era exatamente incomum rolava um replay de varios angulos e o carro ficava destruido de forma bastante realista quem gosta de games de corrida sabe a diferença que um bom sistema de colisao com destroços e amassados plausiveis faz na percepçao que se tem de um jogo midnight club 3 dub edition [youtube id= ehw0asguaqm width= 620 height= 350 ] sugerido por jkramar lançado em 2005 midnight club 3 pegou carona na onda dos dub vertente do tuning que apostava em um visual relativamente discreto se comparado a outros estilos com body kits de linhas mais elegantes cores chamativas rodas de 20 ou mais quase sempre cromadas o game foi feito em parceria com a revista dub magazine o que ficava claro quando uma corrida dentro do jogo era patrocinada pela publicaçao e quando um carro ganho por vencer uma corrida tinha aparecido em suas paginas no mundo real apesar de datado hoje em dia na epoca midnight club 3 agradou pelo amplo mundo aberto que recriava as cidades americanas de atlanta detroit e san diego; pela boa seleçao de carros e pela trilha sonora com 98 cançoes licenciadas de artistas de rap rock alternativo e reggae alem disso havia um interessante modo de corrida nao demarcada em vez de percorrer um circuito pre determinado voce deveria escolher entre diversos checkpoints espalhados por certa regiao para vencer a corrida [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] flatout [youtube id= aowtznuyz1m width= 620 height= 350 ] sugerido por ivan douglas flatout alem de ter o melhor nome de todos os jogos da lista foi um dos titulos mais bacanas da decada passada com corridas de demoliçao ao estilo classico o ultimo a ser destruido vence flatout tinha uma engine fisica muito sofisticada os carros se danificavam de forma diferente dependendo do tipo de colisao do angulo no qual o carro atingia os obstaculos na pista ou outros carros e claro a velocidade do impacto em um game de quase 15 anos atras tal recurso era impressionante pois neste quesito outros titulos como o primeiro burnout da criterion games ficavam bem atras especialmente divertida era a presença de ragdoll physics ou fisica de boneca de pano em uma traduçao livre neste metodo de animaçao os modelos na tela simulam o comportamento do corpo humano solto no ar de forma realista as ragdoll physics foram empregadas nas animaçoes dos pilotos quando atirados pelo para brisa nas colisoes mais violentas e em certos modos de jogo voce podia acumular pontos fazendo com que o piloto voasse por uma distancia especifica atingisse certa velocidade ou acertasse determinado obstaculo sim era um negocio bem sangue no zoi toca race driver 3 [youtube id= 9y i54wp6hk width= 620 height= 350 ] sugerido por vinaumd2 desenvolvido pela codemasters famosa pelo realismo de seus simuladores de formula 1 toca race driver 3 estava meio que um nivel acima de gran turismo 4 era mais voltado ao automobilismo d mundo real o jogo da codemasters tinha licenças dtm da v8 supercars formula 1 indy rallycross formula 3 e formula 1 o modo carreira tinha nada menos que 150 campeonatos diferentes que voce disputava com os mais de 70 carros disponiveis no game havia um caprichado sistema de colisao que permitia danos cosmeticos nos carros algo que gran turismo esta devendo ate hoje e a imensa variedade de categorias cada uma delas com sua mecanica e seus macetes especificos e uma das caracteristicas que fazem de toca race driver 3 um titulo obrigatorio ate hoje o negocio nao era colecionar carros e sim avançar na carreira e se tornar um piloto polivalente competente em diversas categorias auto modellista [youtube id= nbfgsjllw20 width= 620 height= 365 ] sugerido por dalmo hernandes lançado logo no inicio da sexta geraçao de consoles auto modellista concorria com os ja classicos gran turismo 3 a spec de 2001 e need for speed underground de 2003 no gameplay em si o jogo nao inovava mas havia um atrativo completamente diferente os graaficos em cel shading eles eram tridimensionais porem sem gradientes de cores e com contornos e sombras bastante marcados dando a impressao de um desenho animado ou historia em quadrinhos a jogabilidade era a de um arcade bastante direto e nao muito mais do que isto apesar da possibilidade de alterar a dinamica do carro com mudanças na suspensao nos freios e na transmissao as modificaçoes causavam apenas alteraçoes arbitrarias na dirigibilidade o que acabava atrapalhando em vez de ajudar no entanto o visual diferente de qualquer outro game de corrida da epoca torna auto modellista uma bela experiencia visual em games de corrida
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