fala galera voltando agora para a segunda parte do projeto quero falar de algumas coisas mais especificas pra quem nao lembra muito do projeto recomendo lerem o primeiro post antes de prosseguir agora que ja temos o projeto apresentado a competiçao e tudo mais podemos ir para assuntos mais detalhados o que acham antes de começarmos gostaria de deixar pra voces um video da nossa volta na competiçao de novo so que dessa vez sem musica de fundo so o som do carro aproveitem [youtube id= zanjychlrpk width= 620 height= 350 ] uma pergunta que fazem muito quando apresentamos o carro e falamos do projeto nos mais diversos lugares inclusive nos comentarios aqui no flatout e quanto custa pra fazer um carro desse honestamente falando e bem dificil saber o preço exato sao varias as coisas que conseguimos atraves de patrocinadores ou da propria universidade material metais e compositos maquinario ferramentas manufatura de varias peças componentes eletronicos e por ai vai alem disso conseguimos aproveitar bastante coisa de anos anteriores por exemplo mantivemos os mesmos amortecedores e diferencial usados do projeto anterior entao isso faz com que o projeto va ficando mais barato considerando que voce queira começar um projeto do zero comprar praticamente tudo mandar fazer todas as peças pagar viagens e tudo mais voce precisaria reservar um valor de mais ou menos r$ 230 000 por ano e voce dividiria mais ou menos assim e realmente e um valor bem alto mas graças ao incansavel pessoal do marketing e mais um esforço pra reutilizar alguns componentes nosso custo pode cair pra ate 20% disso — que e o que gastamos mais ou menos para fazer o e60 falando em fazer nessa parte do texto eu queria mostrar para voces um pouco mais de algumas areas do carro começar a entrar em alguns detalhes e tudo mais como dividimos o projeto em oito areas infelizmente nao vou conseguir falar de todas em um post so por isso vou começar falando da aerodinamica da eletronica e do motor aerodinamica no e60 foi o ano que decidimos implementar aerodinanica pra valer e com tudo que tem direito asas dianteira e traseira assoalho difusor e carenagem especial tudo isso surgiu da ideia de um membro de engenharia aeronautica que tinha entrado na equipe no ano anterior e ja era o responsavel por essa area no e60 logo na primeira reuniao que fizemos ele bateu no peito e falou que iria fazer claro apoiamos a ideia e entao começamos um periodo de simulaçoes e desenhos em softwares que tinhamos utilizado muito pouco como o star ccm+ que temos a foto logo acima foi um desafio enorme traçar a meta para nossas asas tivemos que unir muito o trabalho do pessoal do chassi da suspensao do motor e agora da aerodinamica depois de muita conversa definimos o que queriamos analisamos a potencia e torque que nosso motor poderia chegar numa curva realista apos modificaçoes e calibraçao para o nosso modulo de controle e disso definimos o drag maximo que gostariamos que o carro tivesse em determinadas velocidades depois disso foi so mirar no maximo de downforce possivel usamos como base do projeto a velocidade de 50 km/h que foi o que determinamos que era a velocidade media em um circuito normal como aquele do video que deixei para voces la em cima e disso podemos tirar alguns valores legais asa traseira 35 kg de downforce e 12 kg de drag; asa dianteira 24 kg de downforce e 8 kg de drag; difusor 15 kg de downforce e 2 kg de drag; tivemos um resultado bem legal e foi dentro do esperado para o primeiro ano de asas atingimos nossa meta de drag somando ao que a carenagem gera e tambem atingimos quase 70 kg de downforce o que e um valor bem bacana para o nosso carro claro tivemos que fazer algum estudo tambem para ver se nossas asas iriam aguentar a força que elas geravam porque senao esse tipo de coisa acontece isso foi bom porque aprendemos que uma coisa e o carro andando no circuito outra e ele indo no caminhao ate o local de testes a partir dai a asa começou a ir em um local mais seguro preferencialmente sem muito vento contra alem do planejado claro depois de projetar tudo tivemos que faze las e nessa hora foi necessaria muita calma pois fizemos tudo com fibra de vidro e carbono com uma ajudinha de isopor e nessas horas usar a quantidade certa de resina e fibra e critico nossa meta era que a aerodinamica inteira representasse por volta de 6% do peso do carro ou seja 12kg no maximo e no final das contas passamos um pouco nosso pacote asas + difusor fechou com 14kg sem contar nossa carenagem bom o resultado final desse projeto inteiro foi muito bom aprendemos um monte sobre aerodinamica como projetar simular saber dar limites nos parametros e ate bastante do processo de manufatura alem disso o carro ficou animalmente bom de pilotar a sensaçao das asas e difusor colando o carro no chao e indescritivel eletronica e motor agora entram duas grandes areas que fica bem dificil falar em separado no nosso carro isso porque todo nosso controle do motor e feito eletronicamente com um modulo de injeçao da protune electronics parceira da equipe desde 2011 e tambem porque toda nossa eletronica e interligada com modulos que desenvolvemos e conseguimos ver todo sensoriamento do carro atraves da telemetria que desenvolvemos tambem entao vamos por partes vou começar explicando um pouco da nossa eletronica que dividimos em duas partes eletronica de aquisiçao de dados daq onde concentramos toda a parte de sensoriamento e telemetria do carro e eletronica do motor que fica responsavel pela instalaçao do chicote eletrico do carro e tambem pela instalaçao dos sensores e componentes eletronicos do motor alem claro do modulo de injeçao na eletronica daq existe um objetivo simples fornecer um sistema de aquisiçao de dados confiavel utilizando sensores por todo o carro de forma que a equipe consiga ter informaçoes para determinar se o comportamento do prototipo esta dentro do esperado ou nao e isso e feito tanto com a telemetria em tempo real quanto com a analise de dados depois dos testes e para isso primeiro de tudo precisamos saber quais sao as necessidades de sensores que a equipe tem para que o projeto possa começar para o e60 usamos os seguintes sensores do motor temperatura de agua do radiador temperatura do oleo temperatura do combustivel temperatura do ar da admissao pressao da linha de combustivel pressao do ar da admissao sensor de neutro sensor de rotaçao sensor de posiçao da borboleta sensor lambda e sensor de fase sensores do carro acelerometro esterço do volante pressao da linha de freio temperatura dos discos de freio temperatura dos pneus sensor de velocidade das quatro rodas gps depois disso partimos para o projeto dos modulos de leitura aqui na equipe sempre tivemos um grande time na eletronica o que nos permite que possamos fazer todos modulos eletronicos de aquisiçao de dados que usamos isso quer dizer que partimos da escolha do microcontrolador design do circuito manufatura das placas essas com apoio da nossa universidade solda dos componentes e testes atualmente temos diversos modulos no carro cada um com uma funçao especifica dependendo da regiao que o modulo se encontra ele vai ler determinados sensores fizemos isso para que tivessemos o minimo de chicote possivel no carro menos fios menos peso e menos possiveis problemas todos os modulos do sistema de sensoriamento estao interligados atraves da rede can que e um protocolo de comunicaçao muito utilizado no automobilismo hoje em dia todos esses modulos se comunicam com um transmissor central que com a ajuda de uma antena consegue enviar todos esses dados para um notebook com um outro pequeno modulo ligado numa porta usb e no computador temos a informaçao que quisermos na tela todo o programa da nossa telemetria foi desenvolvido por nos tambem nos labview que permite com que qualquer computador nosso facilmente possa servir como uma estaçao para receber os dados e ligado junto no sistema de sensoriamento temos nosso modulo de injeçao a protune pr440 a ecu nos permite calibrar os mapas de injeçao do motor com base em diversos parametros o que nos da uma maior precisao na hora de determinar as curvas de torque potencia e tambem o consumo do nosso motor alem disso temos uma quantidade imensa de informaçoes em tempo real do nosso motor entao conseguimos ter bastante noçao do funcionamento dele e falando do motor motor como eu disse no primeiro texto no e60 decidimos trocar um motor de 600cm³ por um de 450cm³ sendo que a principal vantagem pra gente seria poder modelar melhor a curva de torque do motor para o carro ficar mais ‘na mao’ do piloto alem claro de o motor ser bem mais leve dentre as opçoes que nos tinhamos decidimos por um yfz450r de 2009 que ja vinha pronto para injeçao e entao tivemos que começar um trabalho pesado no motor o yfz450r vem de fabrica com mais ou menos 40hp de potencia e depois de fazermos a instalaçao do restritor da entrada de ar e instalar o sistema de admissao e exaustao chegamos a 32 hp entao decidimos fazer a troca de alguns componentes do motor e trabalhar um pouco com a taxa de compressao que inicialmente era 11 5 1 e subimos para algo proximo de 13 5 1 e dai começou o trabalho junto com o pessoal da protune fizemos um estudo de target para o nosso motor estimar a curva de torque e de potencia para deixa las do jeito que queriamos e disso partimos para o dinamometro e dois dias depois tinhamos um motor funcionando [youtube id= tbiyymua1rq width= 620 height= 350 ] infelizmente o video nao e no dyna e sim a gente rodando o motor na nossa oficina pra coletar alguns dados que precisavamos no final de tudo conseguimos uns valores bem legais para o motor potencia maxima de 55hp e torque maximo de 48nn e tudo isso com o motor rodando bem suave deixando o carro bem na mao do piloto que era a nossa intençao inicial claro que tambem houve uma preocupaçao com o consumo do carro afinal 10% da nossa pontuaçao na competiçao envolve quanta gasolina podium por sinal vamos consumir depois de rodar 22km nosso tanque foi projetado para ter 6l entao tinhamos um limite heheh bom galera vou parar por aqui por enquanto nessa parte de hoje tentei ilustrar algumas partes do nosso projeto e na proxima quero trazer algumas outras que deixei de fora por enquanto tal como a suspensao e os freios valeu pela atençao e pela leitura deixem sugestoes e comentarios pro proximo post e assim a gente vai melhorando os textos abraço por danilo porto project cars #100
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