todos nos gostamos de um bom projeto de pista seja ele feito com base em um esportivo de primeira seja partindo de um carro que normalmente nao se ve correndo mas nem todo project car precisa ser um monstro de track day ou um carro de drift arrancada ou subida de montanha e um habito pra muitos de nos criticar aqueles que investem apenas em upgrades esteticos deixando de lado melhorias mecanicas acontece que quando nos propomos a encarar a modificaçao automotiva como arte nao podemos esquecer que muitas vezes a arte possui apenas a funçao estetica [gt40 content search= porsche widget= 1 title= ficou inspirado ] esta pequena reflexao cabe aqui porque este 911 da geraçao passada a 997 foi transformado em um tributo ao iconico porsche 935 carro de corrida feito com base no nine eleven de acordo com as regras do grupo 5 da fia que competiu oficialmente entre 1976 e 1981 o ponto alto de sua carreira foi sem duvida a vitoria nas 24 horas de le mans de 1979 com o alemao klaus ludwig e os irmaos norte americanos don e bill whittington revezando ao volante o carro vencedor daquela corrida foi preparado pela equipe kremer um dos times independentes mais bem estruturados do automobilismo na epoca eles tinham uma ligaçao muito forte com a porsche e tinham acesso a praticamente todos os recursos da fabricante de stuttgart tanto que antes mesmo de vencer as 24 horas de le mans com o 935 ja haviam criado uma versao de rua do bolido para o bilionario walter wolf para quem nao lembra wolf foi o cara que fez fortuna nos anos 70 fornecendo maquinario para exploraçao de petroleo no mar do norte na europa e entre 1977 e 1979 foi o proprietario da equipe walter wolf racing alem de ter dado uma forcinha no desenvolvimento do lamborghini countach a ideia de um 935 de rua parece absurda porque estamos falando de um porsche 911 todo modificado para melhor eficiencia aerodinamica nas pistas com um kit aerodinamico extremamente ousado que deixava o carro praticamente irreconhecivel como um 911 exceto pelo formato da area envidraçada e era tudo funcional a dianteira mais baixa flatnose ou slant nose projetada por norbert singer depois que o engenheiro descobriu uma brecha no regulamento tinha melhor penetraçao aerodinamica; ja a traseira longa evitava turbulencia ajudando a reduzir o arrasto aerodinamico apesar de mudar totalmente a cara do 911 o slant nose e meio que um fetiche entre os fas de porsche e muito apreciado pelos connoisseurs da marca alema talvez por isso exista um kit oferecido no japao especialmente para dar a dianteira baixa a qualquer 997 a empresa que o fabrica se chama old & new e talvez voce ja tenha visto alguma foto de um carro equipado com o kit por ai os faros tao baixos podem ser arriscados do ponto de vista legal na maioria dos casos eles sao considerados baixos demais para uso nas ruas alem da dianteira baixa com enormes farois expostos no para choque o kit tambem inclui respiros na parte superior dos para lamas dianteiros que nos carros de corrida tinham a funçao de escoar o fluxo aerodinamico das caixas de roda e/ou o ar quente do radiador de oleo na dianteira novas saias laterais alargadores com rebites nos para lamas traseiros e uma asa fixa sobre a tampa do motor os caras fazem questao de mostrar que um 997 modificado com o kit aparece em um video do rapper ty dolla $ign com participaçao de wiz khalifa uma informaçao meio aleatoria que por outro lado nao surpreende ao constar no site de uma empresa japonesa [youtube id= xqcychmnxsa width= 620 height= 350 ] o kit completo custa ¥ 1 550 000 o que da cerca de r$ 52 000 em conversao direta mas o projeto que viemos mostrar hoje impressiona mais por causa da pintura trata se de uma homenagem a parceria entre a porsche e a marca de cigarros rothmans e e fato que alguns esquemas de cores como o azul dourado vermelho branco da rothmans sao maravilhosos foi com um porsche 956 da rothmans por exemplo que stefan bellof estabeleceu o antigo recorde de 6 11 13 em nurburgring nordschleife durante os treinos de classificaçao para os 1000 km de nuburgring de 1983 o jovem piloto tinha apenas 25 anos de idade e infelizmente nos deixou cedo demais dois anos depois em 1985 ao volante do porsche 962 de jacky ickx em spa francorchamps o carro que saiu da pista na segunda perna da eau rouge tambem tinha a pintura da rothmans [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] alem de ser um tributo a bellof podemos considerar que o 997 pintado com as cores da rothmans tambem e uma referencia ao porsche 959 que competiu e venceu no rali dakar de 1986 o supercarro usava o 911 como base mas tinha tantas modificaçoes que podia ser considerado um modelo separado novas faces frontal e traseira elementos de kevlar na carroceria e um motor boxer de 2 8 litros com dois turbos e sistema de arrefecimento misto a ar para o bloco liquido para os cabeçotes [youtube id= uflsxkxsu1y width= 620 height= 350 ] em vez de envelopar o carro o proprietario deste 997 preto decidiu fazer uma pintura de verdade o carro originalmente preto foi todo desmontado para receber o kit remontado lixado e pintado e o projeto foi documentado em fotos que a propria companhia responsavel pelo trabalho a britanica reflex auto design publicou em sua pagina no facebook e uma boa oportunidade de ver como se faz uma conversao como esta agora nao estamos falando de um carro de pista embora a inspiraçao sejam os classicos da porsche no automobilismo por isso fizemos o pequeno discurso no começo deste post o carro obviamente foi feito com apelo estetico ele tem suspensao a ar rodas alargadas e pneus stretched que podem ser estilosos para alguns mas pneus nao foram feitos para rodar assim e suspensao a ar quando esta parado o 911 fica colado no chao alem disso o interior recebeu apenas uma meia gaiola de proteçao que pode muito bem ser decorativa e nao foi aliviado revestimentos de porta painel de instrumentos bancos e equipamentos estao todos em seus lugares abrindo um pouco a mente e entendendo que nem todo project car precisa ser feito como a gente acha que deveria conseguimos apreciar o conceito e a execuçao deste belo tributo sugestao de thiago rodrigues e walther nucci
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.