quem tem ferrugem nas veias e enxerga a beleza e o valor da patina sabe que um dos maiores desafios de preservaçao historica no mundo do antigomobilismo tradicional esta nos pneus o carro depende totalmente dos pneus de epoca para apresentar a aparencia correta em todos os sentidos dimensoes desenho da banda de rodagem e dos flancos o abaulamento apropriado destes ultimos mas tambem para apresentar uma dinamica e dirigibilidade compativeis com a geometria e os elementos elasticos do projeto original da suspensao contudo ao contrario dos componentes mecanicos ou da carroceria os pneus sao produtos pereciveis nao importa o que voce faça independentemente da quilometragem rodada ao longo dos anos seus oleos ceras e outros componentes quimicos perdem estabilidade migram evaporam ou ressecam e a propria carcaça do pneu se danifica no caso de ficar assentada sobre o mesmo ponto por muito tempo assumindo uma deformaçao plastica permanente para carros de coleçao especialmente das decadas de 60 para tras isso era um problema critico os colecionadores mais rigorosos acabam usando pneus de estoque de epoca muito ressecados e danificados e com isso seus carros acabam virando peças estaticas os famosos trailer queens que so se deslocam em caminhoes de transporte de um evento para o outro isso cria dificuldades para preservar o conjunto mecanico visto que o powertrain e a suspensao precisam trabalhar de vez em quando ja os colecionadores que nao abrem mao de degustar seus classicos acabam sendo forçados a instalar pneus inapropriados mas de dimensoes mais ou menos semelhantes como pneus de caminhonetes vans de carga e outros veiculos do tipo ou se arriscam com pneus fabricados na epoca nas ruas e estradas e historias desagradaveis ou traumaticas de colapso desses pneus cansados nao faltam nas rodas de colecionadores em maio de 2016 a pirelli iniciou a sua missao de preservaçao dos carros de coleçao ao lançar a linha collezione a principio atendendo os modelos homologados para os porsche classicos de todas as decadas com direito a participaçao de ninguem menos que walter rohrl no desenvolvimento imaginamos que devem ter sido os dias de testes e homologaçoes mais divertidos dos ultimos anos foi literalmente o renascimento de linhas de pneus extintas ha muitas decadas o mesmo desenho de epoca e linhas mestre dos projetos antigos mas com componentes e compostos muito mais modernos em setembro de 2017 a pirelli collezione cresceu como nunca se expandindo para uma serie de outros projetos de epoca e medidas atendendo a um universo muito maior de modelos e marcas automotivas e a grande noticia e que agora a pirelli esta trazendo estes pneus ao brasil pirelli collezione visual historico mas com confiabilidade na linha pirelli collezione a preocupaçao da marca foi em atingir a delicada linha fina entre tres pilares o desenho 100% period correct essencial para classicos de coleçao preservar a comunicabilidade e o balanço dinamico dos projetos originais mas ao mesmo tempo oferecer mais grip no seco e no molhado maior durabilidade e confiabilidade que os projetos originais e atender as exigencias ambientais dos processos de fabricaçao contemporaneos ou seja nao foi exatamente abrir os blueprints originais e botar a fabrica para roda los pelo contrario para atender a este desafio a pirelli usou a sua fabrica mais avançada a planta de izmit turquia que produz todos os pneus de motorsport incluindo os da formula 1 e a linha de extrema performance trofeo r para confeccionar a linha collezione em março deste ano a pirelli chegou ao ponto extremo de renascer um pneu exclusivo da ferrari 250 gto de competiçao o stelvio corsa apenas 36 veiculos no mundo poderao calça los considerando o volume baixissimo de produçao de toda a linha collezione somada e o custo de desenvolvimento e de se interromper a produçao de modelos modernos com volumes de venda muito maiores e quase certo que o lucro efetivo da linha collezione se existe esta longe de ser o objetivo da iniciativa trata se de um projeto passional em parceria com a federation internationale des vehicules anciens fiva e so podemos aplaudir os nossos parceiros pela iniciativa de preservaçao historica precisando preservar o desenho 100% fiel aos originais e o mesmo conceito basico de projeto de carcaça para nao modernizar a experiencia ao volante e arruinar a relaçao com as suspensoes originais a pirelli precisou trabalhar com exaustao nos compostos e nos componentes que estruturam a carcaça para atingir estes objetivos a carcaça com construçao dupla e o emprego de nylon zero grau em espiral aplicado com um unico cabo usam a mesma tecnologia dos pneus ultra high performance da pirelli o mesmo vale para os compostos objetivando reduzir as perdas energeticas via histerese mas ao mesmo tempo oferecendo o melhor encaixe e interaçao molecular com a superficie do asfalto se os carros do wrc evoluiram um absurdo com a evoluçao dos compostos dos pneus que ocorreu entre os anos 90 e 2000 imagine o abismo tecnologico que existe entre os compostos da decada de 50 e hoje com estes avanços na carcaça e no composto a linha collezione consegue o delicado balanço de se apresentar ao volante as mesmas caracteristicas que um pneu historico precisa ter mas com robustez e niveis de aderencia no seco e no molhado muito mais inspiradores a linha que esta chegando ao brasil a partir deste mes setembro 2018 voce consegue encomendar qualquer um destes pneus abaixo atraves da bts batistinha garage parceira oficial pirelli que esta a frente dos pedidos da linha collezione pelo contato 11 3392 2235 os pneus sao importados somente sob encomenda com prazo de entrega de 30 dias as medidas apresentadas em negrito sao as que estao disponiveis para encomenda para o brasil importante os carros listados apos as medidas referem se aos modelos homologados na epoca ha diversos classicos brasileiros e veiculos de competiçao da mesma epoca que usavam pneus de mesmas dimensoes e que obviamente poderao fazer uso da linha pirelli collezione por exemplo os automoveis da dkw produzidos no brasil que usavam as mesmas medidas de pneu do fusca vide cinturato ca67 decada de 1950 cinturato ca67 o cinturato ca67 foi primeiro pneu radial com cinta textil que tinha uma funçao estabilizadora na carcaça com o rolamento do pneu com codigo de velocidade sr ate 180 km/h o desenho do pirelli cinturato foi patenteado em 1951 e batizado posteriormente com as siglas ca67 e cf67 fazendo referencia as 67 homologaçoes conquistadas em 25 paises pela pirelli com este modelo seu desenho classico com quatro seçoes separadas por quatro ranhuras longitudinais e ombros cortados marcou a industria bem como o seu nivel de resistencia e desempenho pense que este pneu foi homologado para atender o fusca e ao mesmo tempo atendia a maior parte das ferrari da decada de 50 e ao epico mercedes benz 300sl asa de gaivota 165r400tl 87h ca67 ac ace alfa romeo 1900 2000 2600 aston martin db2/4 citroen traction avante ferrari 250 gt lancia aurelia e flaminia 165r14tl 84h ca67ci alfa romeo alfetta giulia spider audi 100 austin a55 e 60 bmw 1800 2000 citroen gs lancia fulvia mazda 1800 porsche 924 rover 2000 2200 155r15tt 82h ca67ci alfa romeo giulietta duetto giulia pre 1969 lancia flavia appia lotus elite peugeot 403 e 404 porsche 914 vw beetle/fusca 165r15tl 86h ca67ci alfa romeo giulietta giardinetta daimler sp250 ferrari 195 inter 212 inter 166 sport 166 inter lancia flavia porsche 356 185r15tl 91v ca67ci aston martin db4 pos 62 db5 db6 series 1 ferrari 330 l 250 gto 250 gt lusso 400 superamerica 410 superamerica series ii 410 superamerica series i e ii 250 gt 2+2 375 america 250 europa jaguar mark ii e type series 1 e 2 s type mercedes 220d 300sl 185r16tl 93v ca67ci aston martin db2 db2/4 db2/4 mk3 db4 db4 gt zagato bmw 375 jaguar xk120 xk140 xk150 mark ix maserati 3500 gt mistrale decada de 1960 cinturato cn72 em meados da decada de 60 os automoveis evoluiram em seu nivel de performance e o cn72 lançado em 1966 foi o produto criado para atender a este novo patamar de desempenho com maior capacidade de velocidade primeiramente hr ate 210 km/h e depois vr ate 240 km/h medidas mais generosas e a introduçao do perfil baixo para a epoca claro 225/70 vr 15 o cn72 foi usado em quase todos os modelos da ferrari da epoca bem como diversos modelos da lamborghini e maserati 205r15tl 97v cn72 aston martin db6 mkii 1970 71 dbs 1969 71 bentley t1 1966 1973 ferrari 365 gt 2+2 365 california 500 superfast 330 america 330 gt 2+2 lamborghini 350 gt 400 gt 2+2 400 gt 2p espada islero islero s miura p400 maserati 5000 gt 4200 quattroporte mistral 1968 mexico ghibli sebring decada de 60 cinturato cn36 quem viveu os anos dourados do automobilismo nacional nas categorias divisao 1 primeiros anos da stock car e turismo 5000 sabe bem o que significa a sigla cn36 era o pneu a ser batido ainda mais em sua especificaçao de competiçao cinco estrelas o cn36 introduziu uma nova era tecnologica nos pneus com o uso de cinta de aço e trouxe muitas vitorias para a pirelli no mundo motorsport tanto aqui quanto la fora ele nasceu em 1968 homologado para o fiat dino e rapidamente se expandiu para um universo de homologaçoes de extrema performance seu slogan na epoca era suave em baixa velocidade e preciso em alta velocidade 185/70r13tl 86v cn36 alfa romeo giulietta 1800 fiat 124 125 131 lancia monte carlo lotus eclat 185/70r14tl 86v cn36 alfa romeo spider alfetta giulia gt junior gtv lancia gamma 205/70r14tl 89w cn36 ferrari 208 turbo gtb/gts 208 gtb/gts 308 gtbi/gtsi/gtb/gts 308 gt/4 dino 308 gt4 dino 246 gts/gt 365 gtc fiat dino lamborghini urraco p200 p250 p300 mercedes benz 280 300 350 380 450 500 165/80r15tl 87vn4 cn36 alfa romeo giulietta giardinetta daimler sp250 ferrari 365 p 250 lm fiat 2300 coupe lancia flavia porsche 914 911f 356 185/70r15tl 87vn4 cn36 porsche 944 924 911 g 914 911 f 356 215/60r15tl 94wn4 cn36 porsche 944 decada de 70 cinturato cn12 a evoluçao do cn72 trouxe um perfil 60 ainda mais baixo que foi introduzido em carros como o lamborghini miura e o aston martin vantage os modelos de perfil 70 foram usados em diversos modelos de alta performance como os aston martin db4 db5 e db6 e toda a familia jaguar e type 205/70r15tl 90w cn12 aston martin db4 db5 db6 jaguar mark x 3 8 e 4 2 e type series 1 2 e 3 420 xj6 series 1 e 2 xj12 series 1 e 2 215/70r15tl 98w cn12 ferrari 400i 512 bb 400 gt 365 gt4/bb 365 gt4 2+2 365 gt4 2+2 365 gts/4 365 gtb/4 spyder 365 gtc/4 lamborghini 350 gt 400 gt espada jarama 400 gt islero islero s miura p400s miura sv 255/60r15tl 102w cn12 aston martin vantage 1979 84 lamborghini miura sv decada de 70 cinturato p5 um curioso caso de como uma parceria entre uma marca de automoveis e uma fabrica de pneus pode trazer frutos a jaguar trouxe uma demanda de um projeto de pneu extremamente confortavel tanto em capacidade para absorçao de impactos quanto em nivel de ruido mas que tivesse um indice de velocidade generoso e apresentasse alta precisao nasceu assim o cinturato p5 225/65r15 99w p5 jaguar xj40
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