nao falta muito para que entremos na decada de 2020 mas parece que foi ontem que chegamos aos anos 2000 o tempo passa rapido nao nos anos 2000 a fauna automotiva brasileira era bem diferente e um exemplo disto e a existencia do ford fiesta supercharger lançado em 2002 como uma das versoes do entao novo fiesta com motor 1 0 zetec rocam e compressor do tipo roots fornecido pela eaton ele entregava 95 cv a 6 000 rpm e 12 6 mkgf de torque a 4 250 rpm uma boa vantagem em relaçao a versao naturalmente aspirada e seus 66 cv e quase a mesma potencia da versao 1 6 que tinha 98 cv ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] acontece que o fiesta supercharger tinha alguns problemas surgido como uma resposta ao vw gol 1 0 turbo 16v o hatch sobrealimentado da ford custava quase a mesma coisa que o fiesta 1 6 e oferecia desempenho semelhante mas consumia mais combustivel e o nivel de ruido do motor nao era agradavel para o consumidor medio alem disso o receio quanto a manutençao do supercharger do qual a ford recomendava a verificaçao do lubrificante a cada 120 000 km e a existencia da versao 1 6 acabaram tornando o fiesta supercharger um mico no mercado ele saiu de linha em 2006 o supercharger eaton fica meio escondido no canto inferior esquerdo ao e preciso contudo dar o credito ao fiesta supercharger porque assim gol 1 0 16v turbo ele foi um dos primeiros exemplos de downsizing no mercado brasileiro algo que e a norma na industria automotiva atual na epoca havia um bom motivo os carros com motor de ate 999 cm³ tinham 10% de desconto no ipi o imposto sobre produtos industrializados [gt40 content search= ford widget= 1 ] e realmente uma pena que o ford fiesta no brasil nao tenha a mesma veia entusiasta que tem na europa em especial no reino unido onde as duas primeiras geraçoes sao icones entusiastas em boa parte graças a suas versoes esportivas como o xr2 de segunda geraçao originalmente ele era movido por um motor 1 6 cvh com comando no bloco de 1 6 litro e 96 cv nao parece muito mas estamos falando de um carro fabricado entre 1983 e 1989 alem disso o comportamento dinamico e o visual tipico dos esportivos da epoca com farois auxiliares molduras nos para lamas e para choques mais volumosos eram dois excelentes argumentos visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por liam stolton @liamstolton em 25 de ago 2015 as 11 35 pdt e e justamente um ford fiesta xr2 o tema deste post trata se de um projeto feito pelo britanico liam stolton que trocou o motor original por algo bem mais forte o duratec de dois litros utilizado pelo ford focus st170 outro carro que adorariamos ter visto no brasil detalhe stolton instalou nele um supercharger da eaton foi por isto que lembramos do fiesta supercharger brasileiro [youtube id= losfsfseewo width= 620 height= 350 ] liam stolton ja esta tocando o projeto ha mais de tres anos as primeiras imagens do carro em seu perfil no instagram datam de agosto de 2015 no reino unido e relativamente a adoçao do motor duratec nos fiesta antigos e uma forma pratica de adicionar potencia a um veiculo naturalmente leve agradavel aos olhos facil de encontrar e barato de comprar visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por liam stolton @liamstolton em 28 de mai 2018 as 1 44 pdt alem disso o motor duratec cabe no cofre do fiesta mk2 sem maiores modificaçoes nao e preciso fazer nenhum corte no carro e existem suportes feitos sob medida para a conversao a venda embora seja possivel adaptar os suportes originais ate mesmo o cambio original do fiesta xr2 mk2 e plug and play com o motor duratec o que facilita bastante o processo suporte do motor original adaptado para a instalaçao do motor duratec note o buraco no canto inferior direito a placa de metal onde ele se encontra foi soldada ao suporte sendo esta a unica adaptaçao necessaria [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] desenvolvido em parceria com a cosworth originalmente o motor do focus st170 entrega 172 cv a 7 000 rpm mas o supercharger instalado por stolton eleva este numero para 200 cv a 7 500 rpm ao mesmo tempo em que adiciona um zumbido frenetico a massa sonora produzida pelo sistema de escape direto ] visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por liam stolton @liamstolton em 10 de jun 2018 as 5 11 pdt a saida de escapamento foi deslocada para a lateral a frente da roda traseira esquerda como forma de evitar que a tubulaçao raspe contra o piso o motor e ligado a uma transmissao quaife ib5 sequencial que leva a força do motor para as rodas dianteiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por liam stolton @liamstolton em 20 de ago 2018 as 9 34 pdt sendo este um projeto de pista o interior foi aliviado com a remoçao de boa parte dos acabamentos internos e pesa cerca de 850 kg o fiesta recebeu tambem uma gaiola de proteçao integral e o tanque de combustivel selado foi instalado atras dos bancos dianteiros a fim de melhorar a distribuiçao de peso o xr2 teve a geometria da suspensao refeita com a instalaçao de amortecedores ajustaveis do tipo coilover o aspecto do carro faz estilo murdered out com carroceria e rodas pretas e ganhou uma dose extra de agressividade com um body kit feito sob medida em fibra de vidro [youtube id= w2w6mkpu5jw width= 620 height= 350 ] embora faltem mais detalhes sobre o projeto como as medidas das rodas e pneus e a origem dos componentes da suspensao por exemplo e inegavel que este fiesta mk2 st170 supercharger parece um verdadeiro deleite e que tem um belo ronco para um quatro cilindros nao e a toa que o swap com o motor duratec nas geraçoes mk3 mk4 e mk5 tambem vem se popularizando no brasil e o carro de liam stolton pode sim lhe servir de inspiraçao
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