e bem conhecido o fato de que enzo ferrari so começou a fabricar carros de rua em 1947 por necessidade sem eles seria impossivel seguir construindo seus carros de corrida embora a ferrari seja responsavel por alguns dos esportivos mais potentes velozes e tecnologicamente avançados do mundo e desnecessario dizer que suas raizes no automobilismo so cresceram e ficaram mais fortes com o passar das decadas confirma tal afirmaçao a existencia do ferrari challenge que desde 1993 proporciona aos proprietarios verdadeiramente entusiastas dos supercarros de maranello a oportunidade de disputar corridas nos principais circuitos do planeta com todo o suporte necessario ha quem forme equipes bem estruturadas e acabe dedicando todo o seu tempo livre as corridas tambem ha os clientes ultra especiais que adquiriram carros de competiçao utilizados pela scuderia na formula 1 inclusive em track days organizados pela propria ferrari tem uma ferrari entao pode apostar que os italianos sabem como garantir que ela sera bem usada se voce estiver disposto claro contudo mesmo antes da inauguraçao do ferrari challenge a companhia ja sabia que clientes gostam de ser ouvidos eles sabem trata los bem e foi por isto que mesmo enquanto estava concentrando todos os seus esforços na formula 1 a ferrari atendeu aos pedidos de seu publico e criou uma versao de corrida da ferrari 512bb que recebeu o sobrenome competizione o ja citado ferrari challenge disponibiliza aos participantes versoes de corrida de seus modelos com motor v8 eles custam menos e tambem sao mais acessiveis em termos de manejo e manutençao guardadas as devidas proporçoes claro a ferrari 512 competizione porem era uma versao para gentlemen racers do modelo de topo de 1978 que tinha um motor flat 12 de cinco litros muito mais proximo do que se via nas ferrari de corrida da decada de 1950 em 1977 a ferrari havia conquistado seu segundo titulo com niki lauda o primeiro havia sido o de 1975 sendo assim na segunda metade dos anos 70 os italianos nao estavam muito preocupados com as categorias de turismo dedicando se totalmente aos monopostos a ferrari 512 foi lançada em 1976 e trazia uma versao de cinco litros do motor flat 12 usado em sua antecessora a 365 gt4 bb que tinha um motor de 4 4 litros embora tenha ficado 20 cv menos potente com 360 cv a 365 tinha 380 cv a 512 tinha mais torque 46 mkgf contra 41 7 mkgf — e ficou mais esperta em baixas rotaçoes alem de receber uma embreagem com dois discos que tornava o pedal mais leve e melhorava a experiencia de trocar as marchas a 512 bb tambem era um carro mais pesado e confortavel do que a 365 bb podemos dizer que a ferrari decidiu enfatizar a vocaçao de grand tourer de seu modelo topo de linha o que so torna mais interessante a ideia de uma 512 bb de corrida era esta a proposta do chamado le mans kit o que era ironico visto que o ano em que ela foi lançada 1976 como ja dissemos foi o primeiro sem qualquer ferrari no grid das 24 horas de le mans a ferrari criou o kit em resposta aos pedidos de proprietarios que queriam participar de corridas com a ferrari 512 e so olhar para ela chamar as modificaçoes de kit soa ate injusto e talvez seja por isto que a ferrari decidiu se pelo sobrenome competizione muito mais sonoro o carro tinha a carroceira consideravelmente modificada perdendo os farois escamoteaveis e adotando peças fixas; eram instalados alargadores de para lamas para instalar rodas mais taludas 9 na dianteira e 12 na traseira respectivamente e os para choques eram trocados por peças de fibra com desenho mais aerodinamico tambem era colocada uma asa traseira fixa de bom tamanho embora tivesse um acerto mais confortavel a construçao da 512 bb nao negava as raizes de sua fabricante a estrutura era mista de monocoque para o habitaculo e tubular para o conjunto mecanico; e a suspensao utilizava braços triangulares sobrepostos amortecedores hidraulicos barras estabilizadoras e freios a disco nas quatro rodas portanto com um bom retrabalho de geometria freios maiores e pneus mais bifudos seu comportamento se transformava a ferrari tambem removeu a maioria dos itens de acabamento interno incluindo o revestimento das portas o carpete o isolamento acustico o tabelier do painel e quaisquer itens de conveniencia tambem era instalada uma gaiola de proteçao integral e um par de bancos concha de competiçao o motor tambem recebia alguns ajustes incluindo a instalaçao de corpos de borboleta individuais sobre os quatro carburadores de corpo triplo para entregar 460 cv 100 cv a mais que a versao de rua com 170 kg a menos 1 230 kg contra 1 400 kg a 512 bb de corrida tambem deveria ser bem mais rapida do que a versao de rua esta capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 272 km/h o carro que aparece nestas fotos e um dos poucos exemplares sobreviventes da 512 bb competizione ela pertenceu ao alemao markus kiesgen membro fundador do ferrari club deutscheland que comprou o carro em 1980 e imediatamente mandou instalar o le mans kit kiesgen teve o carro entre 1980 e 1985 periodo durante o qual participou de diversas provas de turismo pela italia depois de decadas guardada em um galpao a 512 competizione foi comprada pela equipe bratke motorsport tambem alema que refez todo o conjunto mecanico e ainda realizou algumas modificaçoes como a instalaçao de uma celula de combustivel homologada pela fia e tambem uma rollcage feita de acordo com os padroes atuais da organizaçao para provas historicas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 214921 214919 ] depois de participar de duas ediçoes da le mans classic em 2016 e 2018 a ferrari 512 competizione sera leiloada ela rm sotheby s no proximo dia 6 de fevereiro durante um evento em paris na frança espera se que o valor de arremate fique entre € 395 000 e € 455 000 entre r$ 1 48 milhao e r$ 1 70 milhao aproximadamente
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