a medida em que os carros se hibridizam se eletrificam e se tornam autonomos ganham espaço modelos criados pura e especificamente para garantir diversao na pista e nada alem disto o conceito de track day toy ja vem de muito antes de existirem os track days como os conhecemos hoje pense no lotus seven criado por colin chapman na decada de 1950 e voce entendera um carro leve e bem acertado equipado apenas com o necessario para garantir uma experiencia organica e intensa ao volante e uma formula atemporal e nao espanta que carros assim estejam tao em alta hoje ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas os tempos mudaram e o fato de um carro ser frugal nao o impede de ser tambem avançadissimo em tecnologia e engenharia e claro que os que preferem algo old school sempre podem optar pelo caterham seven sucessor espiritual do lotus que apos todos estes anos permanece fiel a filosofia de colin chapman mas os que curtem a ideia de ter algo mais atual estao prestes a ganhar uma nova opçao o vandal one um esportivo com jeito de formula 1 e um quatro cilindros turbo de ate 568 cv em posiçao central traseira a norte americana vandal cars foi fundada ha cerca de dois anos pelo engenheiro jeremy sutton mas so nesta semana a marca foi apresentada publicamente tudo para nao afetar o desenvolvimento do vandal one e tambem para aumentar o impacto do lançamento a ideia era desde o inicio focar se na criaçao de carros para aqueles que se consideram puristas mas nao abrem mao da engenharia automotiva moderna em seus brinquedos de pista e que tambem querem algo que seja simples de manter preparar e melhorar foi desta forma que um time de mecanicos e engenheiros vindos de diversas companhias renomadas no meio entusiasta como mclaren lola e ford racing deu forma e tempero ao vandal one chamado assim por ser o primeiro modelo da companhia mas tambem por ter apenas um lugar o proprio jeremy alias ja trabalhou na tvr onde colaborou com o desenvolvimento do cerbera e do speed 12 e na ford svt special vehicle team que foi responsavel pela f 150 svt lightning e pelo ford gt so para citar alguns ele certamente entende uma ou duas coisinhas sobre esportivos graças ao historico de seu pessoal a vandal cars conseguiu um bom conjunto de fornecedores e colaboradores como honda brembo pirelli e sadev algo que definitivamente ajuda na credibilidade da empreitada mas vamos ao carro o vandal one e um monoposto com construçao em fibra de carbono e motor central traseiro que atua como componente estrutural configuraçao semelhante a de um carro da formula 1 da indycar ou da formula e olhando apenas a estrutura montada sem a carroceria ele realmente lembra um formula 1 em formas e proporçoes ele tem bico pods nas laterais uma tomada de ar acima do cockpit e suspensao com amortecedores inboard na traseira os elementos da suspensao sao fixados a carcaça do cambio novamente lembrando um f1 ou um prototipo de le mans o bico do carro fica a menos de quatro centimetros do chao mas a suspensao se levanta atraves de um sistema hidropneumatico para que se possa por exemplo subir uma rampa para guardar o vandal one em um trailer as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras tambem sao ajustaveis um detalhe interessante e a forma como a carroceria e fixada ao monocoque que permite que se troque todos os paineis da carroceria que tambem sao de fibra de carbono sem afetar a estrutura ou o sistema de suspensao do carro o que alem de facilitar reparos apos um eventual acidente tambem possibilita que os donos possam incorporar futuras atualizaçoes em seus carros apenas comprando novos paineis o motor como ja comentamos e fornecido pela honda atraves de sua divisao hpd honda performance developments que e responsavel por alguns dos componentes usados nos carros de competiçao da fabricante a base e o k20c1 usado no civic type r quatro cilindros turbo de dois litros que desenvolve no hot hatch 310 cv a 6 500 rpm e 40 8 mkgf de torque entre 2 500 e 4 500 rpm contudo atraves de uma preparaçao leve o k20 do vandal one entrega 340 cv no minimo se quiser algo mais potente voce pode optar pelo pacote r engine nesse caso quatro cilindros e todo refeito com componentes internos forjados injeçao direta de combustivel um novo turbocompressor borgwarner efr e uma reprogramaçao eletronica para entregar algo entre 560 e 570 cv em um carro que pesa com fluidos 555 kg estamos diante de uma relaçao peso potencia de menos de 1 kg/cv hell yeah o motor e ligado a um cambio sequencial de seis marchas com acionamento eletro hidraulico da sadev a vandal nao se pronunciou a respeito dos tempos de aceleraçao e da velocidade maxima ainda mas e rplausivel esperar por um 0 100 km/h na casa dos dois segundos isto posto por padrao o motor mais forte tera sua potencia limitada a 480 cv a cavalaria toda so estara disponivel atraves de um botao do tipo push to pass e ainda assim o vandal one devera analisar a situaçao do carro atraves de sensores espalhados pela estrutura e tambem sua posiçao de acordo com o navegador gps e verificar que e seguro liberar toda a furia do k20c1 e este e apenas um dos toques tecnologicos do vandal one o carro tambem tera um sistema de telemetria conectado a internet atraves de um modem 4g atraves dele sera possivel nao apenas usufruir das funçoes de data logger com tempos de volta e detalhes sobre o funionamento do carro mas tambem conferir a situaçao do mesmo atraves de um app desenvolvido em parceria com o google o aplicativo tambem dara acesso a uma comunidade fechada de proprietarios do vandal one que poderao subir seus tempos de volta na nuvem e compara los entre si e claro que tudo isto tera um preço e nao sera baixo a vandal projeta que o one custara cerca de us$ 120 000 o mesmo que um porsche 911 zero quilometro o lançamento ainda deve levar alguns meses a estrutura e o conjunto mecanico ja estao finalizados mas as imagens do carro pronto ainda sao projeçoes
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