meu carro nao tem conta giros para o uso cotidiano de alguem que trabalha em home office e so usa o carro aos fins de semana o painel simples do mille economy com um econometro da conta de segurar o pe direito se eu quero esticar ja conheço o ronco do carro o bastante para saber a hora certa de subir uma marcha ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] se eu queria que ele tivesse um conta giros pode apostar se a manifestaçao auditiva das rotaçoes subindo e o ronco do motor cada vez mais alto e agudo o feedback visual e dado pelo conta giros ele pode nao ser absolutamente essencial para dirigir um carro no cotidiano mas ele te ajuda a visualizar a comunicaçao entre o seu pe direito e o motor e se souber o que fazer com a informaçao que o conta giros te da voce pode dirigir melhor seja na rua na estrada ou principalmente na pista da ate para saber a velocidade do carro usando apenas o conta giros e alguns calculos conforme ensinamos aqui na pista o conta giros te ajuda a colocar se na faixa de rotaçoes ideal para trecho do circuito sendo este um dado mais importante no momento do que a velocidade do carro seja em um carro de competiçao seja com seu daily em um track day tudo isto faz com que o conta giros seja tratado de forma especial por muitas fabricantes algumas fazem dele um elemento central no quadro de instrumentos a ponto de tornar se uma marca registrada do interior e deixando claras as intençoes do carro outras aproveitam para colocar uma dose de personalidade no instrumento criando uma caracteristica distinta uma assinatura ou uma identidade visual marcante o conta giros torna se um elemento de design e ha claro a beleza da funçao um projeto tao bem executado e correto que vira icone de forma natural sem esforço qual e o seu conta giros favorito e o que queremos que voces nos contem nos comentarios nos tambem temos tres sugestoes cada uma delas com as caracteristicas descritas no paragrafo acima o primeiro deles e este aqui adorado pelos fas de muscle cars quem entende dos iconicos esportivos americanos dos anos 60 e 70 sabe exatamente qual foi o carro que introduziu o conta giros no capo o pontiac gto de 1967 ele tinha um conta giros no painel como de costume mas tambem oferecia como opcional um conta giros redundante no capo a frente do motorista segundo a fabricante era uma forma de ajudar o motorista a saber a quantas girava o motor sem tirar os olhos da estrada a sua frente https //www youtube com/watch v=yqbiqouvmzm de alguma forma o conta giros no capo ate podia mesmo ajudar o condutor a concentrar se no caminho a frente sem desviar o olhar o que tambem acabava sendo util para saber a hora de trocar as marchas em arrancadas ou pegas de semaforo afinal estamos falando de um muscle car com um v8 de 400 pol³ 6 6 litros com carburador rochester quadrajet e 365 cv a 5 100 rpm alem de 60 1 kgfm de torque a 3 600 rpm e claro que rolaram pegas de semaforo o conta giros no capo era retro iluminado e protegido por uma cobertura na cor do carro montado diretamente no capo embora o senso comum questionasse a real necessidade de um relogio extra exposto aos elementos e a maos alheias o opcional mostrou se bem popular e foi oferecido para o gto ate 1970 sendo praticamente obrigatorio no emblematico gto the judge o sucesso do hood tach fez com que outras marcas do grupo como a oldsmobile adotassem o equipamento opcional rivais tambem o fizeram como a amc fabricante que desafiou as gigantes de detroit com seus carros baratos e de visual inventivo o conta giros abaixo fica no capo do amc rebel 1970 and now for something completely different se e gostamos do charme old school do conta giros de capo tambem apreciamos algo mais tecnologico e racer como o conta giros do mclaren 720s o supercarro com motor v8 4 0 biturbo de 720 cv nao possui um painel digital simples ele e uma peça dupla giratoria na maioria dos modos de conduçao o painel do mclaren 720s traz um conta giros em barra no topo e as demais informaçoes abaixo dele velocidade temperatura hodometro marcador de combustivel consumo instantaneo cronometro e outros dados configuraveis no entanto ao colocar o carro no modo track o quadro de instrumentos gira e passa a usar uma tela muito menor apenas com as informaçoes essenciais velocimetro digital e um conta giros horizontal em destaque alem de uma shift light https //www youtube com/watch v=l5q0ftgiwbi agora ha conta giros que sao bacanas por serem tradicionais e funcionais e o caso do conta giros do porsche 911 em todas as suas geraçoes e versoes desde 1963 o conta giros do porsche 911 e a peça central de um conjunto de cinco mostradores ele e maior e fica em destaque no centro com numeros grandes e muito claros faceis de enxergar o velocimetro fica do lado direito e os demais instrumentos variam de acordo com o ano de fabricaçao e a versao o atual 911 geraçao 992 adotou pela primeira vez um cluster de instrumentos digital mas nao totalmente ha quatro mostradores circulares digitais dois de cada lado e um orgulhoso conta giros analogico no centro embora tambem tenha sua tela digital no miolo o conta giros em si ainda usa numeros em uma fonte simples sem decoraçao exagerada e um ponteiro fisico isto nao deve e nem pode mudar tao cedo estes foram apenas tres exemplos de conta giros estilosos e iconicos que reunimos para ilustrar a questao ha muitos outros mais assim queremos saber qual e o seu favorito ou quais e por que manifeste se nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.