a pergunta qual e o carro mais bonito do mundo e extremamente subjetiva mas ja tentaram responde la muitas vezes talvez voce ja tenha ouvido falar que o lamborghini miura e o carro mais bonito do mundo a belissima ferrari 250 gto e outra que frequentemente recebe este titulo bem como sua quase xara a 288 gto porsche 911 o classico citroen ds e mercedes benz 300sl tambem costumam ser citados mas pergunte a qualquer ingles qual e o carro mais bonito do mundo e a resposta quase com certeza sera sempre a mesma o jaguar e type ate mesmo enzo ferrari que nem era ingles disse que o e type era o carro mais bonito ja feito quando ele foi lançado em 1961 da para ver de onde vem esta ideia as linhas do jaguar e type eram tao cuidadosamente esculpidas tao bem proporcionadas que e facil esquecer que ele tambem e um dos melhores esportivos para se curtir do lado de dentro ao volante ouvindo o ronco do seis em linha xk debaixo do longo capo os conhecedores do e type sabem que a versao com seis cilindros e a versao correta para se ter mas quem foi que desenhou uma carroceria tao bela seu nome era malcolm sayer e diferentemente do que poderia se imaginar ele nao era um designer mas um aerodinamicista ele nasceu em 21 de maio de 1916 trabalhou na jaguar ate os ultimos dias de sua vida e morreu em 1970 aos 53 anos de idade e nao teve tempo de ser reconhecido como merecia malcolm sayer nasceu em norfolk no leste da inglaterra e tinha tudo para ser um grande projetista seu pai era professor de artes e matematica na great yarmouth grammar school onde sayer estudou durante a infancia e adolescencia aos 17 anos ele foi aprovado com louvor para a universidade de loughborough onde estudou no departamento de engenharia automotiva e aeronautica depois de formado sayer foi contratado pela bristol tradicional fabricante de aeronaves britanica foi um timing excelente quando teve inicio a segunda guerra mundial em 1939 a bristol foi convocada pelo governo do reino unido para fornecer equipamentos o que garantia a seus funcionarios isençao do serviço militar afinal tecnicamente eles ja estavam trabalhando para o exercito sayer aproveitou para estudar e aperfeiçoar sua tecnica como projetista durante o conflito estudando as propriedades aerodinamicas dos avioes [caption id= attachment_226360 align= aligncenter width= 1745 ] bristol beaufighter al 61a[/caption] antes de trabalhar na bristol sayer havia tentado um emprego na jaguar sendo entrevistado em 1935 por william heynes engenheiro chefe da companhia britanica na epoca ele nao conseguiu o emprego e talvez a bristol fosse seu plano reserva pois em 1946 logo apos o fim da guerra sayer procurou a jaguar novamente e novamente foi entrevistado por heyenes que aquela altura havia assumido o cargo de diretor tecnico e naquela segunda entrevista as coisas foram diferentes heynes tambem tinha se envolvido na construçao de fuselagens para avioes ele e sayer compartilhavam um interesse em comum e ambos viram naquela coincidencia uma boa oportunidade de aplicar a ciencia do ar na fabricaçao de automoveis antes de começar a trabalhar para a jaguar porem sayer viajou para o iraque onde ficou por dois anos no iraque sayer deu aulas de engenharia na universidade de bagda onde conheceu um professor alemao que tambem lecionava la este e um dos elementos misteriosos da vida de malcolm sayer segundo o historiador britanico philip porter autor do livro jaguar e type the definitive history sem ediçao em portugues foi este professor quem apresentou a sayer um metodo para desenhar formas usando calculos matematicos os mesmos que hoje sao realizados por sistemas de autocad por exemplo sayer retornou ao reino unido em 1950 cheio de ideias e louco para testa las william heynes ficou interessadissimo na abordagem de sayer que começou a trabalhar na jaguar em 1951 sob a direçao de heynes sayer envolveu se logo de cara no projeto mais importante para a jaguar nas decadas seguintes o c type versao aerodinamica do roadster xk120 em mecanica os dois carros eram muito parecidos com o mesmo motor seis em linha de 3 4 litros a construçao do jaguar c type porem era revolucionaria em vez de um pesado chassi do tipo escada como era no xk120 o c type apostava em uma estrutura tubular muito mais leve que era abrigada sob uma carroceria baixa sinuosa e quase toda desprovida de vincos os farois em vez de abrigados em pods destacados eram protegidos por lentes de acrilico rentes aos paineis de metal e a elegancia das linhas era proporcional a sua eficiencia aerodinamica o c type venceu as 24 horas de le mans em 1951 quando era chamado jaguar xk120c e 1953 pelo sucesso do c type o envolvimento de sayer com os projetos da jaguar aumentou o sucessor do c type apropriadamente batizado d type teve praticamente todo o projeto aerodinamico assinado por sayer seu metodo de trabalho impressionava os colegas sayer usava reguas especiais e tabelas matematicas para criar formulas especificas que o ajudavam a definir o formato de cada linha e cada curva depois que a silhueta geral do carro estava definida o designer fazia novos calculos para incorporar elementos esteticos que nao intereferissem na eficiencia aerodinamica da carroceria e ao mesmo tempo agradassem profundamente aos olhos o jaguar d type era inovador na construçao do tipo monocoque trazendo a carroceria como parte da estrutura e esta parte ficou a cargo de heynes mas quem definiu as formas e os elementos aerodinamicos do carro foi sayer que inicialmente buscou a menor area frontal possivel o que resultou na hoje iconica entrada de ar oval na dianteira e atraves de uma barbatana vertical atras do motorista conseguiu aumentar a estabilidade aerodinamica em alta velocidade com o jaguar d type a fabricante conquistou tres vitorias consecutivas em le mans entre 1955 e 1957 e certamente a aerodinamica avançada de malcolm sayer teve sua parcela de culpa nisso ele nao era do tipo que se acomodava e era conhecido por ser extremamente perfeccionista sayer achava que era sempre possivel extrair um pouco mais de eficiencia em qualquer projeto mas tinha a certeza de que somente ele saberia como fazer isto https //www youtube com/watch v=iprfagibcpe e ele tambem acreditava que as formas de um automovel deveriam respeitar a funçao e detestava quando referiam se a ele como um estilista automotivo nao sou um cabeleireiro ele respondia sayer encarava seu trabalho como uma ciencia e nao menos que isto depois das vitorias do d type a jaguar decidiu dar um tempo das corridas em um hiato que durou ate o fim da decada de 1980 mas enquanto fabricante de esportivos de rua a companhia seguiu firme e foi de malcolm sayer que partiram as primeiras propostas para a carroceria do e type o mais famoso dos esportivos de rua da jaguar criado como uma alternativa mais acessivel as ferrari e maserati da epoca o jaguar e type causou uma sensaçao quando foi lançado algumas das maiores celebridades do mundo na epoca como steve mcqueen e frank sinatra tiveram os seus e ele tambem tornou se extremamente popular entre pilotos independentes em eventos de pista o e type transmitia perfeitamente a identidade visual dos jaguar de competiçao que vieram antes e nao precisava de muitas modificaçoes para andar como um deles e o grande responsavel por isto era malcolm sayer o jaguar e type era um carro tao fantastico apesar de todos os problemas eletricos e de confiabilidade que a industria automotiva britanica enfrentava que foi produzido por 14 anos entre 1961 e 1975 mas sayer nao esteve presente para ver seu fim e muito menos seu sucessor o ultimo carro no qual trabalhou em 1965 sayer começou a trabalhar na criaçao do projeto xj13 acima um prototipo de motor central traseiro com o qual a jaguar planejava retornar a le mans paralelamente porem a disputa entre a ford e a ferrari no circuito de la sarthe estava pegando fogo a ford acabava de introduzir o gt40 com motor v8 big block de sete litros e quase 500 cv e os britanicos perceberam que o xj13 ja estava obsoleto antes mesmo de ficar pronto sayer entao voltou se para outro projeto uma proposta de substituto para o e type inicialmente chamado xj27 o carro deveria usar um motor v12 de 5 3 litros na dianteira e ter uma carroceria cupe maior mais espaçosa e mais moderna em 1967 designer foi responsavel pelos primeiros esboços e proporçoes gerais do conceito que daria origem ao grand tourer xjs pelos tres anos seguintes sayer trabalhou no refinamento do projeto so em 1970 chegou se a fase de produçao dos primeiros prototipos e foi naquele ano em 22 de abril de 1970 que malcolm sayer morreu vitima de um ataque cardiaco fulminante um mes antes de completar 54 anos de idade com sua morte o desenvolvimento do jaguar xjs levou ainda mais tempo e o carro so começou a ser fabricado em 1975 sayer ficaria satisfeito em saber que o xjs permaneceu em linha ate 1996 e que na decada de 1980 foi protagonista de uma excelente campanha da jaguar em competiçoes de turismo na europa e na australia em parceria com a tom walkinshaw racing e que foi graças ao xjs que a twr ficou encarregada de levar a jaguar de volta a le mans poucos anos depois conquistando vitorias com seus prototipos em 1988 e 1990 https //www youtube com/watch v=m9i7gwllpfy e uma pena que o nome de sayer nao seja tao lembrado como o de outros projetistas considerando a importancia de seu trabalho para criar a imagem da jaguar aos olhos do mundo literalmente
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