ontem precisamente as 10h da manha horario de brasilia a toyota e seu ts050 hybrid venceram as 24 horas de le mans pela segunda vez ainda hoje publicaremos um post com o resumo e nossos comentarios da corrida mas antes vamos falar sobre o primeiro carro hibrido a vencer uma corrida sancionada pela fia que coincidentemente tambem foi um toyota um toyota supra seu nome era toyota supra hv r de hybrid vehicle racing e ele competiu em 2007 olhando por fora nao havia qualquer elemento que denunciasse o conjunto hibrido mas apesar da discriçao o supra hv r foi um passo importante para a adoçao da tecnologia pelo automobilismo e para a toyota um otimo laboratorio para aperfeiçoar a uniao entre combustao interna e eletricidade tanto para uso em pista quanto para a aplicaçao em modelos de rua ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nao nos surpreende que a toyota tenha sido a pioneira neste aspecto dez anos antes em 1997 eles colocaram no mercado a primeira geraçao do prius que ainda era um seda com cerca de 70 000 unidades vendidas ele nao foi um sucesso absoluto mas mostrou que o mercado estava receptivo a carros hibridos tanto que a segunda geraçao lançada em 2003 vendeu ainda mais embalada pela boa receptividade do mercado ao prius a toyota decidiu levar a tecnologia hibrida para as pistas e nao havia ponto de partida melhor que o toyota supra tetracampeao da super gt com titulos em 1997 2001 2002 e 2005 ainda que a versao de rua do supra de quarta geraçao o a80 tenha se tornado um icone por causa do motor seis em linha 2jz gte a versao de corrida obteve seus melhores resultados inicialmente com um quatro cilindros turbo de 2 1 litros depois foi adotado o v8 3uz fe de 4 5 litros ou seja a toyota nunca teve pudor em experimentar diferentes arranjos mecanicos no carro e com o supra hv r nao foi diferente o supra hv r foi desenvolvido pela toyota em parceria com a sard que foi a primeira equipe japonesa a disputar as 24 horas de le mans como contamos neste post e em 1993 começou a se relacionar com a toyota a base foi o supra v8 da super gt dotado originalmente de 480 cv e 52 kgfm de torque que eram levados as rodas traseiras por uma transmissao sequencial de seis marchas o que a sard fez foi acrescentar nao um nao dois mas tres motores eletricos ao carro o arranjo era bastante criativo em cada uma das rodas da frente ia um hub motor de 10 kw o equivalente a 13 6 cv ao eixo traseiro era acoplado o terceiro motor bem mais potente com 150 kw 204 cv na pratica entao o supra hv r tinha traçao nas quatro rodas o que era perfeitamente legal pelo regulamento das provas de turismo no japao alem de gerar buzz para a tecnologia hibrida a toyota esperava utilizar o supra hv r para aprender mais sobre motores eletricos e encontrar formas de torna los mais leves e eficientes para manter o peso do carro o mais baixo possivel a sard optou por equipar o supra hv r com um supercapacitor em vez de baterias ele era responsavel por armazenar a energia eletrica gerada em frenagens e convertida em energia eletrica a transmissao hewland era usada apenas nas rodas traseiras o eixo dianteiro atuava de forma independente sem o uso de baterias o supra hv r era surpreendentemente leve para um hibrido tinha apenas 1 080 kg e graças a seus quatro motores entregava respeitabilissimos 720 cv o carro foi inscrito na super taikyu categoria de turismo do japao que tinha um regulamento bastante permissivo nao era uma competiçao muito conhecida internacionalmente mas em compensaçao havia uma enorme variedade de participantes divididos em oito classes para se ter ideia carros com motor de ate 1 5 litro dividiam o asfalto com bolidos da gt3 e era comum que mais de 60 carros comparecessem ao grid de largada de quebra carros da gt500 podiam participar como convidados em 2007 o supra hv r era o unico representante da categoria gt500 por conta disto ele nao pontuava no campeonato mas aquele nem era o objetivo da toyota eles apenas esperavam que o carro chegasse ao final de sua primeira corrida as 24 horas de tokachi no circuito de mesmo nome que fica na provincia japonesa de hokkaido a corrida aconteceu entre os dias 16 e 17 de junho de 2007 exatamente 12 anos atras assim nas primeiras horas de prova a equipe instruiu aos pilotos akira iida takayuki kinoshita tatsuya kataoka e andre couto este um portugues em um time de japoneses que poupassem o carro o sistema ainda era experimental e a prova deveria servir como mero diagnostico eventuais problemas que viessem a ocorrer seriam analisados e o feedback permitiria que a toyota pudesse entender melhor os bugs e resolve los da forma mais apropriada acontece que nao havia rivais a altura e mesmo andando com tranquilidade o supra nao tardou a abrir uma boa vantagem a frente do pelotao composto por carros bem mais simples e tradicionais como o mitsubishi lancer evolution o subaru impreza wrx o nissan 370z o bmw z4 e o porsche 911 todos eles puramente movidos a combustao consequentemente a sard foi capaz de atentar se a conservaçao do conjunto e ainda manter se na liderança mesmo sem forçar a barra ao fim da corrida o supra hv r nao apenas venceu como tambem cruzou a linha de chegada com 19 voltas de vantagem sobre o segundo colocado apesar do sucesso do carro porem o programa do supra hv r foi encerrado apos aquela unica corrida e uma participaçao no grande premio de macau https //www youtube com/watch v=bls8n6pwspe era como se a toyota ja tivesse provado seu ponto carros de corrida hibridos funcionavam foi so cinco anos depois em 2012 que a fabricante voltou a apostar na tecnologia hibrida com seu prototipo ts030 precursor do vencedor das 24 horas de le mans de 2018 e 2019
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