acho que ja comecei outros posts desse jeito mas enfim nunca fiz questao de esconder meu gosto pelos carros da fiat algo que começou no fim da decada de 1990 quando o carro da casa deixou de ser um fusca 1600 e passou a ser um fiat uno cs 1988 admiro o talento que a fiat tem ou um dia teve para fazer carros compactos espaçosos divertidos de guiar e cheios de personalidade no meu tempo livre as vezes leio e pesquiso sobre eles em especial a respeito dos modelos que nao tivemos aqui e tambem os carros mais exoticos desenvolvidos pela fabricante de turim isto posto fiquei ate meio surpreso quando me dei conta de que nunca havia abordado o fiat multipla aqui no flatout sim me refiro daquele que ja foi inumeras vezes colocado entre os automoveis mais feios ja fabricados ao lado do pontiac aztek e ai qual e o pior falando serio o fiat multipla lançado em janeiro de 1999 nao sera jamais conhecido por sua beleza sob a maioria dos pontos de vista ele nao tinha nenhuma no entanto pode se dizer que ele era um carro a frente de seu tempo e havia sim certa beleza em sua funcionalidade que era sem precedentes no mercado ate sua chegada o fiat multipla era um mpv categoria usada sobretudo na europa a sigla significa multi purpose vehicle ou seja veiculo multiuso em traduçao livre e o que os americanos e nos mesmos chamamos de minivan seu nome foi inspirado por outro fiat curioso e cheio de personalidade porem feito na decada de 1960 o 600 multipla ele usava como base o pequeno seda dois volumes com motor traseiro e a relaçao entre ambos era parecida com o que havia entre a kombi e o fusca exceto que o fusca apenas cedeu seu conjunto mecanico e parte da plataforma a kombi o 600 por sua vez emprestou ate mesmo a porçao traseira da carroceria o resultado era um carro de visual desconcertante a traseira parece a dianteira e vice versa olha so o fiat multipla original tinha certo carisma apesar do exotismo no design algo que por outro lado pode ter a ver com sua epoca ele foi produzido entre 1959 e 1969 e nos tendemos a olhar com mais simpatia para os veiculos mais antigos o multipla do fim dos anos 1990 porem ainda nao tem o charme nostalgico a seu favor feito sobre a plataforma do brava com o qual dividia tambem o motor 1 6 16v ou 1 9 a diesel o fiat multipla tinha uma proposta simples porem ambiciosa oferecer mais conforto e espaço para seis pessoas e ainda levar sua bagagem sem aperto uma coisa podemos dizer sobre a fiat de aproveitamento de espaço eles entendem ou ao menos entendiam porque o multipla era mais curto que o brava com apenas 3 994 mm e conseguia sim cumprir sua missao como colocando os ocupantes em duas fileiras de tres bancos em um entre eixos de 2 666 mm o brava com seus 4 190 mm de comprimento tinha 2 540 mm de entre eixos e espaço razoavel para cinco o multipla porem tinha outros truques os bancos dianteiros eram deslizantes e o banco do meio podia ser dobrado para se transformar em um console com porta copos e ate mesmo uma mesinha o banco de tras podia ter qualquer um dos tres assentos individuais removidos e tambem tinha diversas configuraçoes o porta malas com os bancos traseiros em posiçao normal tinha 450 litros ate a altura dos vidros e chegava tranquilamente a 1 900 litros cheio ate o teto e com os bancos traseiros rebatidos e ainda levava tres pessoas na frente ele tambem era muito largo com 1 871 mm sem contar os retrovisores e as formas retilineas contribuiam para aumentar a sensaçao de amplidao assim como a generosissima area envidraçada ate aqui so elogios e de fato se fosse um carro objetivamente ruim o fiat multipla nao teria sido fabricado por 12 anos e isto so contando a produçao italiana ele tambem foi fabricado sob licença na china entre 2008 e 2013 la ele era vendido como fiat multiplan ou zotye m300 langyu o problema e que a primeira vista o multipla era um carro simplesmente feio por dentro e por fora as proporçoes da carroceria eram curiosas com um capo baixo linha de cintura tambem muito baixa e os infames farois redondos e pequenos divididos em dois pares um abaixo do para brisa e outro no local tradicional acima do para choque era quase como se uma segunda cabine estivesse nascendo saindo na vertical pela linha de cintura de um outro carro dava certo desconforto nao saber onde ficavam os olhos do carro nao e a toa que na ficçao cientifica as criaturas mais perturbadoras tem os olhos em lugares estranhos por dentro a coisa nao era muito melhor o painel era uma enorme massa disforme com as entradas de ar cluster de instrumentos console central e alavanca de cambio dispostos de forma aparentemente aleatoria nao havia um padrao quanto menos simetria e o acabamento em plastico cinza com revestimentos em tecido azul embora fosse comum na epoca envelheceu muito mal o interior nasceu datado ao longo de toda a sua vida o fiat multipla dividiu opinioes justamente por esta dicotomia era um carro muito bom no que se propunha a fazer e cheio de soluçoes inteligentes mas o design pendia para o lado errado da inovaçao havia quem defendesse sua forte identidade o que e perfeitamente compreensivel ainda mais hoje com o design cada vez mais convergente em modelos de grande volume mas no geral quem comprava um multipla nao estava muito interessado no visual e nao foram tao poucos embora nunca tenha sido brilhante nos tres primeiros anos de mercado o multipla vendeu mais de 40 000 exemplares por ano em direçao aos anos 2000 foram emplacados consistentemente entre 20 000 e 30 000 fiat multipla ao ano e claro que o facelift de 2004 que deu ao multipla um desenho mais comum largamente inspirado na fiat idea na verdade ele usava os mesmos farois o redesign trouxe um aumento consideravel nas vendas cerca de 31 000 unidades contra pouco mais de 21 000 no ano anterior mas removeu do multipla sua personalidade forte inconfundivel e ousada que mostrava que um carro bem projetado nao precisa ser bonito para fazer sucesso embora se ele for bonito seja melhor ainda talvez por isso eu seja meio frustrado com a decisao da fiat de substituir o multipla por um carro bem mais convencional o 500l living crossover com visual inspirado no 500 classico que e bem mais palatavel de se olhar mas nem de longe oferece a mesma personalidade ou praticidade de seu inusitado antecessor ele pode ate levar sete pessoas mas nem de longe possui as mesmas soluçoes criativas o mercado por outro lado respondeu bem em 2013 o 500l vendeu 74 mil unidades saltando para 94 mil unidades em 2014 e estabilizando na casa das 80 mil unidades ate recentemente quando começou a declinar pelo envelhecimento da plataforma
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