nos primordios do flatout em meados de 2014 fizemos um post sobre um dos subaru impreza mais incriveis ja feitos o gobstopper monstro de time attack da roger clark motorsports na epoca a chamada que fizemos dizia que a rcm transformou o impreza em um supercarro ao dar a ele um motor ej20 preparado para render quase 900 cv ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no mesmo ano meses depois a roger clark motorsports deu forma ao gobstopper ii outro impreza porem um hatchback da terceira geraçao o gobstopper ii que era menos potente com seus apenas 780 cv porem um conjunto mais equilibrado e mais rapido alem disso desde que ficou pronto em 2013 o gobstopper iii foi melhorado e hoje entrega mais de 900 cv acontece que de la para ca muita coisa mudou numeros de potencia perto dos quatro digitos ja nao impressionam tanto e equipes grandes e pequenas ja criaram toda sorte de projetos insanos que parecem se superar a cada dia e foi neste cenario que a roger clark motorports revelou ha alguns dias o terceiro membro da linhagem o gobstopper iii que nao e um impreza olhando para ele voce pode ate achar que se trata de um subaru brz mas tambem nao e o caso trata se de um carro feito sob medida com estrutura tubular e a bolha de um brz chega uma hora em que o monobloco original nao da mais conta nao e por conta disto quando começou a trabalhar no gobstopper iii no fim de 2017 roger clark definiu de cara uma coisa o projeto seria totalmente diferente dos dois primeiros gobstopper para começar o carro foi construido sobre uma estrutura tubular em aço t45 com espessura de 1 a 1 5 mm usando tubos usinados em cnc e soldas tig a fim de criar um chassi de apenas 130 kg nada menos que 220 kg mais leve que a estrutura do gobstopper ii e muito mais rigido o desenvolvimento do chassi foi todo computadorizado incluindo crash tests simulados para garantir a segurança do piloto e o certificado da fia para provas de time attack oficiais o chassi recebeu suspensao do tipo duplo wishbone nos quatro cantos em um arranjo relativamente simples e direto com amortecedores nitron na dianteira e na traseira um toque interessante esta no amortecedor extra instalado horizontalmente na traseira peça que de acordo com a rcm serve apenas para lidar com a pressao aerodinamica em alta velocidade e evitar que o gsiii de batente sem precisar de molas com carga extremamente alta ja os freios usam discos de carbono ceramica da alcon com 380 mm de diametro na dianteira e pinças de seis pistoes feitas em billet de aluminio [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 247588 247600 ] a aerodinamica alias e um ponto que recebeu mais atençao no gsiii em comparaçao aos dois carros anteriores usando uma bolha inspirada no formato do subaru brz feita sob medida em fibra de carbono a roger clark motorsports fez o possivel para manter a silhueta proxima da original do cupe ao mesmo tempo em que buscava maxima eficiencia aerodinamica isto implicou ate mesmo em limitar dimensoes estipulando um limite de dois metros para a largura do carro a fim de nao quebrar a harmonia do design e de nao limitar o carro em circuitos mais estreitos na pratica porem a silhueta mudou bastante um bico mais longo foi moldado em fibra os para lamas ficaram mais volumosos e receberam saidas de escoamento para acomodar os pneus maiores e no geral as proporçoes do carro ficaram mais espalhadas e horizontais e da so uma olhada neste chin spoiler obscenamente grande acima atras um difusor ainda mais absurdo foi posicionado no lugar do para choque casado a uma asa traseira inacreditavelmente grande presa a estrutura agora o motor trata se mantendo a tradiçao de um ej20 mas apenas o projeto basico e subaru o boxer foi feito sob medida recuado e rebaixado no cofre todo atras do eixo dianteiro o bloco do tipo closed deck recebeu camisas de cilindro em nikasil componentes internos em billet de aço virabrequim bielas pistoes e mancais e um turbocompressor precision 6466 equipado com modulo de injeçao motec e injetores asnu de alta vazao 1 400cc o motor entrega ao menos 900 cv numeros nao importam tanto lembra estes sao canalizados para um sistema de traçao nas quatro rodas com diferencial central e autoblocante outro modulo eletronico motec acessivel ao piloto por um painel de controle permite que se altere diferentes aspectos do carro instantaneamente incluindo o nivel do controle de traçao o anti lag do turbo a abertura do diferencial central e a pressao do turbo a fim de ajustar o carro facilmente para diferentes circuitos e condiçoes climaticas quando dizemos que o gobstopper iii e um carro totalmente diferente dos impreza anteriores portanto nao estamos exagerando agora so falta ve lo em açao ele literalmente acabou de ficar pronto e ainda precisa passar por seu primeiro shakedown a fim de que a equipe da rcm encontre quaisquer arestas que precisem ser aparadas e depois claro receber a classica livery branco e vermelho da equipe como visto nos gs anteriores
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