olhando para este ford a 1929 provavelmente voce deve ter pensado que se trata de uma belissima restauraçao — daquelas que refazem parafuso por parafuso e deixam o carro como ele era quando saiu da fabrica — ou ate melhor pois bem este carro esta muito melhor do que era quando saiu da planta da ford em dearborn michigan trata se de um restomod totalmente inesperado que resultou no carro que para nos e a mais perfeita definiçao de sleeper em todos os aspectos trata se de um projeto antigo e relativamente famoso que por algum misterio do universo ainda nao apareceu nas paginas do flatout — mas chegou a hora de mudar isso tudo começou quando em 1993 um famoso piloto de rali que jamais quis ser identificado comprou dois ford do inicio do seculo 20 um modelo t 1924 e um modelo a 1929 durante uma competiçao de rali na argentina o modelo t foi restaurado nos padroes originais e este seria o destino do modelo a se nao fosse uma conversa casual com o dono da oficina de restauraçao contratada para fazer o serviço a maekelae auto tuning mat fica na finlandia o que ja nos entrega a nacionalidade do sujeito e especializou se em recuperar a antiga forma de esportivos e carros de corrida classicos — ha alguns jaguar e type lancia delta integrale ferrari 308 e outros modelos historicos restaurados ou em processo de restauraçao em seu portifolio que ja e interessante por si so contudo foi o ford modelo a que os deixou mundialmente conhecidos durante a conversa o piloto misterioso deixou escapar que seu motor favorito de todos os tempos era o cosworth bda projetado para o ford escort de rali do grupo 4 na decada de 1980 — um monstrinho de dois litros capaz de entregar 250 cv a 8 400 rpm e 27 6 mkgf de torque a 7 200 rpm — girador nao foi ai que surgiu a ideia em vez de restaurar o carro todo e seu rudimentar motor de 3 3 litros e 40 cv por que nao conseguir o motor cosworth de um escort de rali e criar um sleeper totalmente inacreditavel soa como uma boa ideia e pelo jeito eles tambem acharam isso obviamente nao foi so uma questao de restaurar o carro e trocar o motor — nunca e ainda mais quando falamos de um carro de noventa anos de idade ele tinha 70 naquela epoca mas voce entendeu sendo assim o fordinho precisou ser restaurado e modificado restomod afinal com reforços estruturais e outros componentes para se tornar capaz de suportar um motor de competiçao muito mais moderno e quase sete vezes mais potente [gallery columns= 4 link= file ids= 25405 25406 25407 25408 ] carroceria detalhes de acabamento externos e internos e o aspecto geral do carro foram trazidos de volta a originalidade — processo usual de restauraçao com recuperaçao dos componentes de metal novos revestimentos e recuperaçao do que fosse recuperavel so que o foco aqui e o que mudou radicalmente a começar pelo que nao se ve a estrutura um primitivo chassi do tipo escada recebeu reforços por toda a sua extensao mas incorporados de forma a parecerem instalados na fabrica ha nove decadas este foi o foco de todo o carro — manter o visual e a estrutura o mais proximos possivel de um modelo a original com desempenho comparavel ao de um esportivo moderno [gallery columns= 4 link= file ids= 25409 25413 25414 25415 25416 25417 25418 25419 ] a suspensao por exemplo manteve o feixe de molas semielipticas na dianteira mas ganhou uma barra panhard para melhorar a estabilidade atras a opçao foi trocar o eixo rigido com diferencial original que nao suportaria a nova cavalaria pelo eixo de uma van da toyota completo com uma nova suspensao do tipo four link o conjunto todo foi rebaixado em cerca de 5 cm — o bastante para melhorar consideravelmente a estabilidade sem comprometer demais o visual de fato e dificil para quem nao costuma ver carros como este com frequencia notar a diferença o motor cosworth foi acoplado a uma transmissao manual de cinco velocidades da zf que tambem veio de um escort de rali do grupo 4 o conjunto e capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em cerca de cinco segundos e ronca como um verdadeiro bolido de rali na verdade ve lo acelerando meio que confunde os sentidos [youtube id= ifsgsl3nrmc width= 620 height= 350 ] o nivel de comprometimento com o visual original chega ao cofre do motor que teve o coletor modificado para ficar com uma cara mais vintage nao se parece muito com um motor flathead dos anos 20 mas casa perfeitamente com o aspecto do carro — ainda mais com esta pintura verde os pneus sao dunlop racing especiais de 19 polegadas que calçam as rodas de aluminio feitas pela propria mat e pintadas a mao para imitar madeira e convencem enquanto os freios sao a tambor de origem toyota nas quatro rodas — nao a soluçao mais moderna mas certamente muito mais eficientes do que os originais com direito a um freio de mao hidraulico que imagine jamais e usado para fazer powerslides [gallery columns= 4 link= file ids= 25433 25432 25431 25429 25428 25427 25426 25425 ] talvez a unica coisa que entregue que ha algo muito estranho neste ford modelo a sejam os cintos de competiçao — afinal caso alguem faça alguma besteira nao da para contar com zonas de deformaçao programada ou airbags mas isto e so um detalhe que contrasta perfeitamente com as almofadas no banco traseiro e a gente certamente esqueceria de tudo isto caso passassemos alguns minutos ao volante deste sleeper improvavel — e simplesmente espetacular [ fotos maekelae auto tuning / sugestao de matheus utzig ]
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