de forma geral e dificil encontrar um entusiasta que nao tenha algum tipo de sentimento em relaçao as maquinas da uniao sovietica e nao falamos apenas dos carros mas tambem dos tanques avioes embarcaçoes e toda sorte de maquinario pesado talvez ate mesmo por conta da escassez de informaçoes precisas a seu respeito ao menos no ocidente acabamos fascinados com seu visual suas especificaçoes tecnicas e suas historias cheias de misterio e hoje temos mais um exemplo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ele tem tudo um nome alfanumerico confuso fotos granuladas que nao revelam o suficiente miniaturas e projeçoes feitas por fas e uma historia que mistura engenhosidade e fracasso em iguais proporçoes alem e claro de uma ficha tecnica tao superlativa que acabamos pensando e nao tinha mesmo como dar certo estamos falando do maz 7904 o super caminhao tanque sovietico que foi criado para transportar misseis porem jamais cumpriu sua funçao foi ha quase 40 anos em 1983 que a bielorrussa maz minski autamabilny zavod recebeu do governo sovietico a encomenda de um veiculo para transportar seu missil balistico intercontinental icbm era um projeto secreto e por conta disso tudo o que dizia a respeito do veiculo foi feito as escondidas publicamente o governo sovietico dizia que era um enorme caminhao feito para transportar foguetes dava para acreditar na epoca a uniao sovietica estava as voltas com o energia foguete que lançaria ao espaço o onibus espacial buran em 1988 o maz 7904 era classificado como um caminhao e olhando apenas os numeros nao parecia tao espetacular assim tinha 32 metros de comprimento 6 7 metros de largura 3 3 metros de altura pesando no total 140 000 kg suas proporçoes e sua configuraçao mecanica contudo nao tinham nada de comuns ele tinha seis eixos e 12 rodas com traçao em todas elas a cabine era bipartida e ambos os lados tinham volante banco e pedais os operadores alternavam na conduçao aquele que tinha melhor visibilidade para manobras assumia o comando enquanto o outro ficava aguardando sua vez a cabine e ficava pequena quando comparada aos pneus fabricados pela michelin ou pela bridgestone dependendo da fonte consultada eles tinham 2 7 metros de diametro cada um calçando rodas de 51 polegadas a uniao sovietica nao tinha a expertise necessaria para fabricar estes pneus entao eles foram importados do japao com o pretexto de serem usados em caminhoes de mineraçao aqueles enormes que transportam detritos e a desculpa colou incrivelmente cada um dos seis eixos tinha um sistema de suspensao independente hidropneumatica autonivelante garantindo altura minima do solo de 50 cm em qualquer situaçao era um arranjo parecido com o dos citroen com suspensao magica porem em escala muito maior para se ter ideia a bomba empregada pelo sistema era um motor v8 a diesel yamz 238 de 14 9 litros e 335 cv o motor do veiculo em si era muito muito maior um monstruoso v12 turbodiesel de 42 4 litros capaz de entregar pelo menos 1 500 cv ele ficava montado entre as duas cabines ambas com volante e pedais de modo que o condutor a transmissao era composta por duas caixas de quatro marchas sincronizadas que levavam a força para as 12 rodas de acordo com a maioria das informaçoes publicadas em alguns documentos porem fala se que a traçao na verdade ficava em apenas oito das 12 rodas a transmissao era feita por engrenagens planetarias o maz 7904 tinha carga util de ate 220 toneladas mais que o dobro do necessario para carregar o foguete energia os testes iniciais foram feitos por 550 km antes que o veiculo fosse transportado para o cazaquistao la mais 4 000 km de testes foram realizados a ideia era mostrar que apesar do tamanho gigantesco e da logistica complicadissima para fabricaçao e montagem o maz 7904 era um veiculo viavel os testes eram realizados apenas de madrugada pelas estradas mais inospitas da uniao sovietica acontece que bem ele definitivamente nao era viavel alem da logistica complicadissima para a produçao o veiculo em si nao era exatamente eficaz sua velocidade maxima era de risiveis 27 km/h e o raio de giro era maior que 50 metros na pratica ele nao poderia circular na maior parte das vias sovieticas da epoca alem disso havia outro problema tecnico por mais que fosse feito para percorrer terrenos acidentados os componentes do maz 7904 nao estavam a altura da funçao os rolamentos das rodas quebravam com frequencia caso o veiculo nao estivesse sobre o asfalto e simplesmente nao havia rolamentos de melhor qualidade a disposiçao da equipe de engenharia da maz [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 272086 272080 ] assim o maz 7904 foi colocado em um deposito no cosmodromo de baikonur no cazaquistao presumivelmente a espera de novos componentes mas eles nunca vieram e uma vez que a uniao sovietica foi dissolvida quaisquer chances que existiam de retomar seu desenvolvimento cairam por terra [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 272083 272084 ] o gigante ficou abandonado por anos cada vez mais deteriorado a corrosao tomou conta da estrutura e das rodas; os pneus murcharam ressecaram e acabaram se partindo; e em 2007 o governo do cazaquistao decidiu livrar se de uma vez por todas do maz 7904 desmanchando o para aproveitar o que podia ser aproveitado o restante pelo que se sabe foi direto para o triturador apesar desta breve e triste historia porem o maz 7904 e admirado pelos entusiastas de maquinario belico antigo recriaçoes em miniatura e virtuais como na foto que abre esta materia sao a melhor forma de ver como ele deveria ser quando novo bem como modelos em 3d feitos para simuladores como este que pode ser instalado no game spintires https //www youtube com/watch v=9ycywvgivu4 contudo a verdade e que jamais se sabera exatamente como era dirigir um veiculo como este que se tornou mais uma lembrança das estranhas e perigosas ambiçoes da guerra fria
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.