por alexandre garcia o ogro do cerrado bom e assim ne eu venho aqui escrevo textos voces leem curtem as ideias permanecem e voltam para me encontrar ou assombrar desde muito muito tempo acho mesmo que antes de eu comprar minha d100 la em 1991 eu sempre quis ter um caminhao dodge eu queria um caminhao dodge de preferencia com rodas raiadas e freio a ar v8 e com direçao hidraulica caminhoes velhos normalmente tem freio a ar e oleo um sistema ruim de usar e de manter mas eram assim bem como a terrivel direçao mecanica horrivel imprecisa e pesada mas quando voce procura algo velho e usado sabe de antemao que nem sempre voce acha exatamente o que voce procura como disse o mao you can’t always get what you want — eu sei outros disseram isso antes dele entao um dia um amigo que por acaso e leitor do flatout me mandou um link de um anuncio da olx de um cavalo mecanico dodge d950 em uma cidade chamada cesarina em goias eu no ato respondi ainda bem que estou tao duro que nem dinheiro pra por gasolina e ir la ver eu tenho ufa escapei mas nao se escapa do que se deseja assim tao facilmente entao eu quase escapei meu vizinho e amigo giovanni entusiasta convicto que tambem e leitor do flatout me disse domingo vou a goiania na casa da minha sogra enquanto minha esposa fica la com ela vamos ver o caminhao ai eu pensei o cerco esta se fechando perigo perigo mas ogros nao temem o perigo e como era impossivel de resistir fui la ver a imundicie encontramos com o dono e ele prontamente pos o caminhao a funcionar e eu estupido sai pra dar uma voltinha com ele obviamente era uma cilada mas eu fiz de conta que nao entendi era branco tinha rodas raiadas tinha freios a ar tinha direçao hidraulica e era diesel motor mwm 226 6 cambio eaton fuller de cinco marchas e eixo traseiro de duas velocidades nada que nao fosse familiar; ja tinha dirigido algumas vezes alguns caminhoes exatamente assim incrivel e que o eixo estava com a reduzida a ar funcionando e entao eu sai acelerando ele desde a primeira curta ate a quinta longa sem nenhuma dificuldade fazendo o caminhao andar de verdade a direçao ajudava o freio mais ainda na boa quem visse a cena ia jurar que o animal dirigindo era um caminhoneiro profissional e muito habilidoso nunca um mecanico comum que as vezes quando sobra um tempo acha que e drag racer na volta ja bem rapido entrei de volta no patio onde o caminhao estava agradeci e vim embora na segunda feira ja fiz alguns contatos financeiros e fui buscar a jabiraca logo depois claro nenhuma chance de vir de guapo/cesarina dirigindo a jabiraca ate brasilia especialmente por que nao tinha estepe e pelo menos dois pneus traseiros estavam podres ou seja nao ia rolar chamei meu fiel escudeiro opa digo guincheiro e fomos buscar pra caber de cara ja tiramos os pneus podres e ele veio com apenas uma roda de cada lado na traseira aqui chegando fiz revisao de freios troca de filtros de oleo limpeza no tanque etc a direçao tinha alguma folga e eu acabei trocando em casa mesmo a barra fixa e repartindo novamente o sistema de direçao porque tinha tres voltas pra um lado e uma pro outro nessa hora vi que caminhao uma ova o troço nao passa de uma d100 bombada com os mesmos rolos pepinos e defeitos que qualquer um com experiencia em dodge tira de letra ou quase na verdade o caminhao nao e essas coisas todas nem poderia ser custou a bagatela de r$ 14 000 nada neste valor pode ser perfeito tem ainda um bocado de coisas a fazer e a cabine merece e pede muito por uma reforma geral mas eixos chassi feixes e todo o resto da mecanica estao corretos e perfeitos sem rolo de manha cedo por mais frio que esteja pega sempre de primeira com uma ou no maximo duas voltas do motor incrivel como um motor antigo bem usado bem lenhado ainda e tao bom tem seus cerca de 130 cavalos e com a relaçao que tem no eixo traseiro ve no maximo 80 km/h que apesar de parecer uma velocidade pifia ridicula e algo meio intimidador no velho caminhao ele tem bons freios e direçao leve e rapida mas voces sabem nao e um carro de passeio comum e a suspensao pornograficamente rigida impede que se tenha um minimo de conforto e traz o risco real de uma decolagem ou perda de controle causados por se passar rapido demais por imperfeiçoes ou calombos do asfalto comprou quatro pneus novos e coloquei no eixo traseiro os dois dianteiros estavam otimos e um dos pneus traseiros que estava rodando e estava bom foi pro estepe pra quem nao sabe pneu e uma das coisas mais caras de caminhao velho voce facilmente gasta bem mais de r$ 10 000 para calçar direito sem inventar muito pneus diagonais mesmo com camaras de ar e fitoes novos nao e para os fracos de coraçao mas ate ai tudo bem tudo bonito eu era o propriotario de uma d100 e de um d950 o menor e o maior veiculos de carga fabricados pela chyrsler do brasil ambos os dois conjuntamente juntos parados aqui nos dominios da ogrolandia junto de mais um monte de outros dodge e plymouth a vida e bela e mother mopar gosta de mim mas e claro fiz a idiotice de por fotos em grupos de zap de dodge e de d100 adivinhem o que aconteceu outro carinha um muito ocupado e serio produtor rural do mato grosso entra em contato comigo novamente porque na verdade ja nos conheciamos e eu ja tinha ido a um encontro de veiculos antigos em sinop/mt convidado por ele e este amigo demonstrou vontade de adquirir minhas preciosidades dodge claro que eu recusei como assim eu vou vender essas duas pilhas de lixo para alguem mas nao teve jeito o cara era muito insistente eu muito teimoso disse num vendo num vendo e num vendo e tenho dito mas sempre tem um fatidico mas se ele quisesse e assim o desejasse eu poderia ajudar a ele a ter um outro dodge truck de seu agrado pronto estava solta a cachorra desgraça feita ha alguns anos eu tinha conhecido um cara que tinha uma loja de serviços de chaveiro e um guincho em taguatinga o cara tinha dois caminhoes um dodge d700 guincho de arrasto bem antigo e um outro volks moderno esse dodge um d700 1971 segundo diziam tinha sido do gdf policia civil e tal quando eu tinha visto ele pela primeira vez quem estava com o caminhao era o motorista e nao o dono ele deixou eu guiar o caminhao e eu achei otimo fiquei com isso na memoria mas nao tinha grana ou justificativa para comprar um guincho funcionando e menos ainda iria trabalhar guinchando caminhoes e onibus por ai esse d700 na verdade tinha um mecanismo operacional biseli ano 1972 o que me levou a concluir acertadamente que ele havia sido montado como mecanismo operacional desde novo era todo vintage tudo original de epoca sem gambiarras sem enjambres e de quebra ainda era funcional eu fui ao encontro do alessandro ja na epoca da compra para o evandro tirei fotos me certifiquei que o d700 estava disponivel e a venda e passei tudo pro evandro na vistoria pre compra vi a plaqueta e descobri que o tal d700 foi fabricado a gasolina e que era um legitimo v8 318 quem habitava o cofre antes de ser substituido por outro mwm 226 6 igual ao do meu d950 neste momento o evandro decidiu que o caminhao seria dele pronto problema resolvido ou um novo problema surgiu ao saber que era original v8 a gasolina o evandro nao se conteve ele queria o d700 de verdade mais ainda ele queria o d700 com motor v8 a gasolina e ele sabia que tinha um elemento que ele conhecia que tinha o 318 que sabia fazer o 318 e que poderia por o 318 no d700 e documentar ele direito desta maneira pronto temos outro bode na sala quem le minhas besteiras sabe bem que eu tenho assim digamos uma diferença seria com motor dois tempos especialmente a diesel e mais especificamente ainda com caminhoes chevrolet d60 feitos no brasil com motor detroit diesel 4 53 aqui uma pausa uma devida explicaçao dessa coisa com detroit diesel quando eu era bem jovem eu ia passar ferias de fim de ano na fazenda de uma tia e tio meus — essa tia irma do meu pai nesta fazenda sempre tinha obras acontecendo maquinas agricolas e de terraplanagem e grande parte do tempo eu passava misturado as maquinas curtindo tudo aquilo que eu nunca ia ver em minha rotina urbana normal nesse mundo novo tinha um troço muito bacana um d60 77 azul escuro basculante que era da fazenda e que rodava o dia todo eu me lembro que era novo zero quilometro e que quem dirigia ele era um primo do meu pai e eu curtia muito o ronco muito diferente e a suavidade desse caminhao em especial era um 4 53 eu vi o esquema das marchas e como era a sequencia de troca de marchas usando o botao de acionamento da reduzida na alavanca os cabos de parada do motor e parada de emergencia tudo muito legal e diferente mas esta epoca passou eu nao fui mais a fazenda a vida mudou bastante mas a lembrança sempre permanecia o ronco maravilhoso do detroit aquela musica inebriante inesquecivel nao saia da memoria two stroke blues muitos anos depois ainda voltei la uma ultima vez e o d60 azul existia perfeito intacto mas com um motor mercedes no lugar do detroit diesel no fim eu sabia muito bem que um dia algum dia de alguma maneira eu ia acabar tendo um d60 desses mesmo que nao servisse para absolutamente nada igual ao d950 so pela simples funçao de existir eu nunca dirigi caminhao por dinheiro nao vai ser agora que vou começar nao por desmerito ou qualquer outro motivo mas o gosto e pelo veiculo em si e nao pela pecunia quando tive a oportunidade muitos anos depois de andar e finalmente dirigir um bom d60 novamente oportunidades essas que me levaram a escrever ride of a lifetime e cantando na estrada eu tive a certeza que ia acontecer de que eu teria um d60 ainda que infelizmente nao poderia ser aquele otimo d60 azul do eliseu porque o momento nao ajudou muito na compra mais a frente ia acontecer e tal e qual o outro d60 da fazenda acabou tambem ganhando um motor mercedes no lugar do 4 53 que um dia por acaso comeu uma das 16 valvulas de escape quando eu estive em sinop/mt o evandro tinha me mostrado um d60 1977 verde de um tom muito proximo ao do verde dos pelos de um ogro velho e sabia que eu tinha digamos curtido um pouco a jabiraca ainda mais porque era tambem da mesma cor da minha caravana v8 aquela que apareceu num project cars a muito muito tempo aqui no flatout mas ai voltamos ao rolo do d700 neste ponto o cara perdeu a linha esqueceu os bons modos e a conversa civilizada e me tacou uma proposta nos peitos assim sem nem rolar uma preliminar nem um chopinho com fritas foi direto ao assunto ogro eu compro e te mando o d60 verde eu pago esse d700 e voce transfere o d700 para seu nome faz a troca do mwm por um 318 documenta tudo e me envia o caminhao e no fim das contas a gente ve quem deve quanto pra quem e eu te entrego o d60 que alias ja vou transferir direto para seu nome e caso queira pode vir buscar viram como e facil derrubar um ogro igual ao rolo do estou sem grana para por gasolina para ir a cesarina ver o d950 mas num tem problema eu vou e te dou uma carona foi assim voce arruma meu caminhao e eu te passo o seu amado d60 dureza isso viu muito complicado mesmo mas negocio fechado vamos arregaçar as mangas e fazer de contas que eu sirvo e sei fazer alguma coisa primeiro fiz questao de por o d700 em boa ordem de marchas reduzir a licença premio da direçao a meras ferias ou idealmente folgas simples abonadas revisar freios e preparar o veiculo para a troca de motor um paragrafo so dedicado ao detran descobrimos que o veiculo fabricado a gasolina virou diesel digamos assim num passe de magica foi vendido novo como diesel apesar de ter saido de fabrica a gasolina lembrando ano 1971 outra legislaçao outros tempos tudo muito diferente de hoje em dia como havia a plaqueta original legitima comprovando montei um processo de alteraçao de caracteristica para retorno a condiçao original motor a gasolina que foi cadastrado no documento troca de combustivel e alteraçao de potencia tudo dentro das normas com direito a csv e tudo o que embaralhou o processo todo foi a pandemia a solicitaçao vencia em fevereiro de 2020 e todos os prazos foram simplesmente abolidos o que deveria ter sido concluido em fevereiro de 2020 acabou sendo concluido em novembro/dezembro de 2020 hoje o d700 esta em sinop/mt sob a guarda do meu amigo evandro seu diligente e cuidadoso proprietario de resto no que cabe a participaçao do detran df nada demais a comentar um cidadao solicita algo licito com previsao legal e um orgao publico atende a solicitaçao fim sem pedidos absurdos sem excesso de burocracia sem chicanas sem nada cumpre o processo e no fim sai um documento novo sem usar serviços de nenhum despachante ainda que eu faça questao de deixar bem claro que nao tenho absolutamente nada contra solicitar auxilio a um despachante mas eu mesmo fazer tudo so servia bem ao proposito de demonstrar com clareza que tudo foi feito dentro da normalidade eu sozinho consegui fazer tudo de forma geral muitos comentarios sobre este d700 a grosso modo ele tem o mesmo entre eixos do d950 o eixo traseiro tem a mesma relaçao ainda que fisicamente menor no d700 um tinkinho e no d950 um tinkao ambos com duas velocidades o mesmo motor e o mesmo cambio na troca de motor tudo foi mantido apenas mudei a capa seca e cheguei a travessa com os calços traseiros do motor e cambio uns 20 centimetros para a frente o d700 veio com um para choques dianteiro de impulsao com um lastro bem pesado retirei coloquei um para choques original de d700 nele e como resultado final da troca do motor tive a impressao de retirar bem mais de meia tonelada da frente do caminhao isso junto do serviço de revisao na caixa de direçao deixou o volante bem mais leve de ser esterçado a caixa de direçao tem o eixo setor apoiado em uma bucha de liga de bronze desmontei tudo levei para uma retifica/torneiro alargamos o alojamento da bucha e a substituimos por rolamentos de rolos cilindricos bem finos ai onde havia atrito na bucha passamos a ter o eixo deslizando sobre rolamentos ok a folga diminuiu mas ainda ficou grande nao existe caminhao velho com direçao zerada e sem folga mas o esforço diminuiu bastante e ficou bem melhor de guiar o freio e um misto de vacuo e oleo um cilindro mestre simples empurra o fluido para um sistema semelhante a um compressor de oleo — auxiliado pelo vacuo gerado pelo motor se for otto ou por uma bomba de vacuo se for diesel o sistema tem um retardo a açao do pedal nao e progressiva e quando aciona o freio e de forma sempre brusca depois de ajustes nas lonas melhorou um pouco ou digamos que tenha ficado menos ruim este d700 estava com pneus traseiros 10 00r20 ficando entao exatamente igual em desempenho ao meu d950 mesmo cambio eixos com mesma relaçao e mesmo motor 80km/h e final corta o oleo bate no corte como o d700 tem o muito pesado mecanismo operacional em cima pelo menos era muito menos duro e desagradavel de se guiar mas a falta do freio a ar e da direçao hidraulica dava vontade de voltar pro d950 sempre na frente vieram dois pneus 9 00 20 os 10 00 20 na frente ficam muito grandes e pioram ainda mais a direçao a conversao para gasolina foi simples como deveria ser para o processo legal primeiro fui ao detran mostrei todos os detalhes que comprovavam que o veiculo tinha sido feito a gasolina originalmente ai me deram uma autorizaçao para retorno a condiçao original com a autorizaçao em maos retirei a mecanica diesel toda a desmontagem foi feita numa oficina de caminhoes em sao sebastiao/df e ao lado do torneiro que fez os demais serviços da adaptaçao achei em sao paulo um cara vendendo um motor completo de caminhao dodge a alcool mas em estado ignorado completo carter capa seca volante tudo de caminhao a alcool original eu tenho uma sucata bem legal de dodge aqui muitas peças etc e tinha inclusive um motor completo desmontado mas de carro de passeio peguei um bloco pelado de 318 com a capa seca de caminhao dodge do motor que veio de sao paulo fiz de conta que estava no lugar certo ao colocar o calço de motor de caminhao a gasolina no bloco 318 e fixar na travessa dianteira avançamos a travessa traseira os tais 20 centimetros reaparafusamos e soldamos o que tinha de ser refeito reposicionado ou ressoldado e boa claro o seis em linha diesel e muito mais comprido que o v8 a gasolina alem de ter o rolo com a travessa tinha uma casa de cachorro dentro da cabine tive que remover ela refiz o assoalho e a parede corta fogo e voltamos a ter uma cabine normal de caminhao a gasolina ai depois desses serviços levei o motor v8 refeito de verdade pra oficina de torneiro e neste motor ja tinha instalado carter de caminhao pescador correto para a bomba de oleo calço dianteiro capa seca e volante e embreagem de caminhao e o sistema de escape original do caminhao que e diferente do carro de passeio remontamos tudo refizemos os cardans todos acionamentos escapes ligamos mangueiras de combustivel etc etc etc e chamei um guincho de caminhoes e levamos a coisa de volta pra minha casa onde eu terminaria todos os serviços e assim aconteceu depois de muito trabalho e com o veiculo em ordem de marcha retornei ao detran peguei a autorizaçao para fazer o csv certificado de segurança veicular retornei depois para fazer a conclusao do serviço burocratico e receber o novo documento pronto eu o ogro ataquei novamente salvei o d700 da tristeza de ter sido convertido a diesel e recoloquei o v8 em seu devido lugar e ainda regularizei tudo lagrimas de emoçao mascula rolaram dos farois do caminhao na conclusao do processo eu que curti esse caminhao quando o vi pela primeira vez a mais de dez anos acabei como dono temporario dele atuei como o cara que fez as coisas voltarem a ser como deveria e todos ficamos bem felizes [gallery type= grid link= file size= medium ids= 287962 287963 287969 ] e o que todos querem saber como ficou dinamicamente bom infinitamente melhor que era e que eu seria capaz de supor tipo eu sabia que ia ser melhor com o v8 que com o diesel mas quanto melhor como seria o comportamento dinamico o motor que eu refiz para por nele era um 318 normal comum de algum dart desmontado em algum momento recebeu um sistema de igniçao eletronico tipo hei desses china mesmo que vendem no mercado livre cabos de silicone foi completamente retificado com pistoes np 285 cabeça plana bons para algo como 9/1 de taxa comando original escapes de ferro fundido originais basicamente um motor original 318 com um pouco mais de taxa e olhe la ate o desgracento mocorongo nojento insuportavel dfv 446 babao ficou la ah nada de bomba de gasolina mecanica comprei uma nova que funcionou dez minutos e quebrou coloquei uma bomba de gasolina eletrica generica regulador de pressao deixei com 4 psi de pressao para o carburador e usei a linha de retorno do diesel ao tanque para por o retorno do dosador no papel no melhor estilo super trunfo as diferenças nao sao assim muito grandes na pratica muda tudo muito mais força muito mais prazer de dirigir chega a 100 km/h com muita facilidade e apenas a prudencia e um minimo de senso de responsabilidade faz o pe direito sair do pedal do prazer que nessas horas pode ser tornar o pedal da morte nao e prudente desejavel recomendavel sensato andar a mais de 80 90 ou mesmo 100 km/h num caminhao bem antigo direçao mecanica e freio a oleo subidas sao vencidas com muito mais facilidade nao tem barulho de motor nao tem a vibraçao mecanica do diesel nao tem cheiro nao tem fumaça e nao tem aquele liquido vermelho gosmento fedido insuportavel chamado diesel no tanque ou seja vida bom e o d60 sera que eu ia ter que ir buscar essa imundiça em sinop ir dirigindo o d700 ate la nunquinha da silva vejam eu sou ogro burro nao combinamos e o evandro arrumou uma carreta de puxar implementos agricolas que presta serviço a ele e fez com que ela trouxesse o d60 e levasse o d700 de volta nada como lidar com pessoas poderosas e bem relacionadas nada de miserinha pega esse d60 aqui carrega leva la entrega pro ogro e carrega e traz o meu d700 ai a carreta de implementos agricolas teve uma troca de finalidade ao inves de implementos agricolas implementos ogricolas mas e assim eu recebi o caminhao e o d700 foi pro evandro eu devia estar muito doido em sinop talvez pelo calor saariano que la impera eu nem tinha ligado muito pro d60 la tinha achado ele meio meia boca etc quando chegou aqui no delicioso clima de brasilia tudo mudou era muito melhor que eu me lembrava como era uma exposiçao de antigos eu sequer abri a porta ou entrei no caminhao la; o maximo que fiz foi abrir o capo e ver o motor pintado de cinza quando o correto seria verde claro e o maldito eixo dianteiro de ford trocado nele que era algo comum de fazerem para diminuir o raio minimo de curva — como o eixo original e muito estreito esterça menos ainda que fique visualmente tetrico ridiculo acho que isso tudo embotou minha visao e eu nao reparei muito em mais nada a pintura e a cabine muito legais carroceria de madeira nova pneus novos funcionava tudo detalhes menores como velocimetro sem funcionar faltavam os cabos originais de parada de motor e parada de emergencia o para choques dianteiro estava errado era de um modelo c60 a gasolina e tinha uma saia dianteira e as pontas dos paralamas tambem erradas mas na verdade detalhes menores e relativamente faceis de acertar liga facil pega muito bem tinha um erro na montagem do pedal da embreagem que eu rapidamente resolvi e esta aqui vivo e forte ainda vou refazer a caixa de direçao do mesmo modo que fiz no d700 revisao de freio e tenho que localizar o par de coroa e pinhao originais do d60 11x28 que ao longo do tempo foi trocado pelo 9x28 mais curto no fim logo depois da chegada eu acabei comprando outro d60 desmontado sem cabine para ter certeza de ter 100% das peças para manter o meu otimo investimento pena que veio com eixo curto 9x28 tambem mas veio com o eixo dianteiro original estreito correto e vieram mais duas rodas originais e muitas coisas legais de mecanica motor completo cambio cardan eixo traseiro completo e um chassis em muito bom estado e documentado ou seja se quiser mesmo posso ainda montar outro d60 mas por enquanto nao por enquanto outro carinha me ofereceu um d400 mas isso e historia para outro dia o que e essa coisa estranha no d400 um motor de gama goat 3 53 n com bloco de aluminio dois tempos como pode isso so falta ter um 6v53n guardado de algum m113 e a garagem virar algo parecido com um war surplus junkyard por hoje pra encerrar fotos legais o d700 em sinop devidamente limpo e tratado e um encontro que nao se ve mais com tanta facilidade mas que eu fiz questao de registrar enquanto estavam aqui juntos cliquei no primeiro fim de semana com os tres aqui juntos infelizmente o d400 nao chegou a tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.